Revista Portal Útil

Você já ouviu falar sobre a técnica do Inbound Marketing? Caso não tenha conhecimento acerca desse termo, segue uma breve explicação.

É uma estratégia de marketing a qual visa atrair, encantar e conquistar o seu público-alvo de modo ativo, isto é, você cria conteúdos que vão, de fato, gerar interesse e engajamento com leads e clientes, criando uma espécie de relação mais próxima entre a marca e os consumidores.

Isso tudo, fazendo com que as pessoas realmente gostem daquele tipo de conteúdo e sem parecer que o objetivo único é vender um produto ou serviço (não é uma oferta invasiva).

Essa técnica, atualmente, é a mais usada pelos empreendedores e pelas empresas, pois o retorno comercial é extremamente positivo.

Mas, qual a relação do Inbound Marketing com o funil de vendas?

O funil de vendas é um dos princípios essenciais para a aplicação dessa técnica do Inbound Marketing, garantindo a maximização dos resultados comerciais de um negócio, ou seja, sem a adoção de um funil de qualidade, seu e-commerce ou site pode estar perdendo leads.

Continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais acerta desse assunto!

O que este artigo aborda:

O que é funil de vendas
O que é funil de vendas
Pin It

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um termo utilizado para representar a trajetória do seu público-alvo no processo de compra ou aquisão de um serviço.

Essa trajetória tem início no momento em que há o primeiro contato do indivíduo com a sua página (ou marca, produto e serviço) e vai até a finalização da compra, sendo importante, também, incluir nesse funil de vendas, o pós-venda para assegurar a fidelização dos clientes.

Utilizamos o termo funil como metáfora, para fazer a analogia ao topo largo (representando os inúmeros usuários que entram em contato com seu negócio) e ao afunilamento gradativo (o qual faz uma representação da jornada do cliente até a conclusão da compra).

As fases do funil de vendas podem ser divididas, basicamente, em:

Primeira fase – Topo de Funil

No topo do funil é que há a descoberta, a atração e o aprendizado acerca daquele produto ou serviço. Nesse momento, ainda não surgiu o interesse em consumir.

Segunda fase – Meio de Funil

Quando há o reconhecimento daquele produto ou serviço e, desse modo, o interesse inicial em uma possível aquisição.

Terceira fase – Fundo de Funil

Quando há a efetivação da compra e todo o processo de pós-venda (para garantir a fidelização do cliente).

Para que serve o funil de vendas?

O funil de vendas serve para captar, educar, convencer, converter e fidelizar clientes.

Nesse sentido, é uma forma de atrair aquelas pessoas que precisam de determinado produto ou serviço e que, de fato, estarão dispostos a concluir a compra.

Com o funil de vendas, você irá fazer um direcionamento mais efetivo e mais eficaz de todo o processo de venda, servindo como uma métrica de gerenciamento de negociações e de avaliação das evoluções no que diz respeito às oportunidades comerciais.

Benefícios

Os benefícios dessa técnica de funil de vendas são diversos, mas podemos citar os principais:

  • Aprimoramento na operação, como um todo, de vendas;
  • Melhor desenvolvimento de habilidades no quesito de compreender quando abordar o cliente e qual é a melhor forma para isso;
  • Redução das perdas de oportunidades de negócio e de clientes;
  • Elucidação para a equipe acerca do processo de vendas;
  • Maximização da eficiência e da produtividade do negócio;
  • Facilidade no momento de avaliar e identificar qual a etapa do processo comercial é preciso melhorar.

Conclusão

O funil de vendas é uma estratégia de marketing importante para aprimorar o seu negócio.

Ela não é de simples implementação, e o primeiro passo para utilizar essa técnica é entender o perfil do seu público-alvo.

Saber quais são os interesses, as dúvidas, as dificuldades, os problemas, quem toma a decisão de compra, como são influenciados, quando eles compram com maior frequência, o local em que se informam.

Isso vai garantir um processo de vendas que tem escalabilidade e é sustentável.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse