Publicado por Veja Notícias no dia 30/09/2021 as 08:12

De acordo com os últimos dados compartilhados atualizados de 2021, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O número de usuários que possui, que corresponde a 1 em cada 7 da população mundial, o torna uma das maiores plataformas de mídia social do mundo. Hoje vamos falar sobre esse grande gigante e dicas de marketing no Instagram.

Especialmente considerando que o Insta é uma plataforma de mídia social amplamente utilizada por meio de dispositivos móveis, temos que admitir que essa é uma conquista muito rara.

Além disso, o Insta também é usado pelas maiores empresas do mundo, como Nike, Adidas, Audi, Warnes Bros, Marvel, Samsung, Apple.

Em suma, do café do seu bairro ao Starbucks, de marcas locais a empresas globais, celebridades, músicos, comediantes, artistas e muito mais, todos são usuários do IG e fazem ações de marketing no Instagram.

Como fazer marketing no Instagram?

De antemão, não existe uma resposta e um método único para o marketing no Instagram. Contudo, existem dezenas de métodos diferentes. Bem como, existem muitas estratégias para você ter sucesso no Instagram, e vamos falar sobre elas no artigo de hoje.

Além disso, com toda fama que o Instagram se tornou vindo de seus recursos e demais meios, os usuários usufrui desse app por diversos motivos. Nesse sentido, muitas pessoas investem na compra de serviços digitais no qual se tornou um método excepcional para alavancar seu Instagram e mostrar mais credibilidade e confiança.

Dessa forma, comprando visualizações no reels você revitaliza seu engajamento e ganha mais exposição para seus vídeos do reels.

Crie um perfil de empresa

Em primeiro lugar, você pode adicionar recursos de contato e endereço à sua conta quando tiver uma conta comercial em vez de uma conta normal do Instagram. Ainda assim, ter uma marca azul ao lado do seu nome de usuário do Instagram também é uma boa maneira de mostrar que você é uma pessoa ou instituição real em quem se pode confiar. 

Então, o que recomendamos é que todas as contas de negócios no Insta recebam sua marca azul. No entanto, o Instagram não garante marcas azuis para todos que se inscreverem.

Porque ter uma conta empresarial no Instagram?

Antes de tudo, qualquer loja de comércio eletrônico no Instagram com uma conta empresarial terá uma reputação maior em comparação com aquelas que não têm.

Além disso, qualquer cliente que queira comprar você pode entrar em contato com você mais facilmente por meio de telefone, e-mail e informações de localização em seu perfil.

Bem como, você pode adquirir mais tráfego orgânico para seu site com mais frequência.

Portanto, qualquer comerciante de comércio eletrônico no Insta deve criar um perfil de negócios para que os clientes possam interagir com sua empresa mais facilmente.

Um nome de usuário cativante

Sobretudo, seu nome de usuário é a primeira coisa que as pessoas vão olhar, e ficarão impressionadas com isso. Por isso que o primeiro passo da estratégia de marketing no Instagram baseia-se em determinar um nome impressionante ou casual.

Do mesmo modo, é sempre bom escolher um nome atraente compatível com suas outras contas de mídia social que reflitam sua marca e o que você vende.

No entanto, se o nome que você deseja já estiver em uso, você deve tentar vários apelidos.

Compartilhe fotos envolventes e de alta qualidade

De modo geral, o Instagram baseia-se na visualidade; portanto, você pode envolver os usuários por meio de conteúdo visual. 

Além disso, todos os usuários preferem um conteúdo de qualidade. Postar imagens de alta qualidade e cativantes com alta resolução irá envolver seus seguidores no Instagram.

Falando em envolvente, mais envolvimento para suas postagens também abrirá o caminho para alcançar mais pessoas e ajudará você a aparecer em posição superior nas páginas. Como resultado, você será conhecido por novos públicos que eventualmente se tornarão seus clientes.

Logo, o conteúdo de alta qualidade promove melhor seus produtos enquanto atrai cada vez mais a atenção dos usuários. Além disso, você pode enriquecer suas imagens com um conceito de cenário para aumentar suas vendas.

Biografia especificada com contas diferentes

Primordialmente, quase 56% dos adultos usam mais de uma plataforma de mídia social, pois uma plataforma de mídia social não é suficiente em 2021 para a maioria das pessoas. Bem como, que a maioria das pessoas realmente cria uma grande oportunidade para o seu marketing por meio de plataformas de mídia social. 

Sendo assim, a oportunidade é que você pode especificar outras mídias sociais relacionadas à sua marca no contexto de sua estratégia de marketing no Instagram. 

Em síntese, você pode girar a roda e adquirir mais tráfego para essas plataformas à medida que localiza seus outros endereços de mídia social na seção de biografia do Instagram.

Crie uma lista de e-mails dos seus seguidores

À princípio, falando na seção de biografia, você pode direcionar o tráfego para o seu site e compartilhar o link de uma página específica nesta seção. 

Então, nossa recomendação é compartilhar o link para se inscrever na lista de e-mail em seu site. Assim, você terá a oportunidade de atingir mais pessoas na área de e-mail marketing.

Enfim, podemos dizer que é uma oportunidade muito atraente para converter seus seguidores do seu perfil em clientes usando essa estratégia de marketing no Instagram.

Alocar orçamento para anúncios do Instagram

Seria uma boa estratégia de marketing investir em anúncios do Instagram enquanto os vende no Instagram. Embora seja pago, graças aos anúncios do Insta, você poderá apresentar sua marca a mais pessoas e divulgar seus produtos entre as pessoas.

Além disso, você pode exibir anúncios diferentes para públicos-alvo diferentes por meio de anúncios. Dessa forma, você pode entregar seus produtos que estão prontos para venda para novos públicos.

Sendo assim, mesmo que você não consiga adquirir um novo público na pior das hipóteses, pode melhorar o vínculo entre você e seu público atual com esses anúncios.

Por fim, os anúncios do Instagram são perfeitos para fazer vendas para públicos-alvo relevantes, como campanhas de Réveillon e descontos no Dia dos Namorados entre outros.

Contas interligadas do Facebook e Instagram

De modo geral, 95% das pessoas que usam o Insta também têm uma conta no Facebook. Além disso, considerando que o Instagram se tornou uma plataforma de mídia social entrelaçada com o Facebook, você pode unir essas plataformas de mídia social para se beneficiar mais, conectando os dois canais diferentes.

Além disso, recomendamos que você inverta a estratégia de marketing e adicione um botão do Instagram à página de sua empresa no Facebook. Assim, quem visita e navega em sua página do Facebook verá suas postagens no Instagram.

Contudo, conectar contas do Facebook e do Instagram é uma maneira muito prática e eficiente de compartilhar seus posts no Instagram em sua página de negócios do Facebook. 

Bem como, você pode compartilhar seu conteúdo e produtos em dois canais diferentes, tudo ao mesmo tempo.

Anuncie sua página do Instagram na vida real e no mundo virtual

Ante de tudo, você pode expandir seu público promovendo sua página do Instagram tanto na vida real quanto nas redes sociais. 

Suponha que você tenha uma loja online. Nesse caso, você pode compartilhar sua página do Instagram copiando o endereço da sua loja para diferentes plataformas, compartilhando histórias em diferentes aplicativos de mídia social e mencionando-o em conversas da vida real.

Por exemplo, digamos que você esteja administrando uma mini lanchonete e oferecendo cardápios para viagem. Para divulgar sua marca e ser mais conhecido por sua vizinhança, você pode imprimir seu endereço do Instagram, anexá-lo em diferentes locais.

Ou você pode imprimir a página do Instagram como um cartão de visita.

No entanto, lembre-se de que não insista que eles o sigam ao mencionar pessoas sobre sua página do Instagram. Deixe que eles o sigam.

Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Muitas contas de negócios no Instagram estão administrando seus negócios no “modo máximo de cegos e surdos” e compartilham conteúdo aleatório. 

No entanto, isso é uma má notícia, pois é uma indicação para seu público de que você não tem uma estratégia de conteúdo desenvolvida. Lembre-se de que você está administrando uma empresa e deve ter uma linguagem de comunicação exclusiva e desenvolvida, com estilo e visual. 

Dessa forma, ao interagir com os usuários, você pode ter um lugar em suas mentes.

Conheça seus concorrentes

Conheça seus concorrentes analisando as páginas do Instagram que atendem ao mesmo negócio que você e as áreas e examine seu sucesso. 

Em seguida, compare ações de marketing no Instagram que você está fazendo de errado e eles estão fazendo certo. Identifique as empresas concorrentes e observe sua comunicação e interação com os clientes.

Conte com a influência dos influenciadores

Com a postagem do Influencer no Insta, o marketing de produto se tornou um dos métodos de marketing mais populares ao longo dos anos. Por esse motivo, muitas marcas pequenas e grandes buscam aumentar suas vendas e o reconhecimento da marca cooperando com influenciadores.

Como muitos tipos de grupos de pessoas seguem influenciadores, esse método é bastante razoável para atingir novos públicos. No entanto, faz-se muito importante escolher a conta do influenciador, ou contas com as quais você trabalhará, que reflitam bem a sua marca durante o processo. Ou as contas compartilham conteúdo semelhante ao que você vende.

Caso contrário, a estratégia de marketing no Instagram pode explodir e você pode não atingir seu público-alvo. Além disso, trabalhar com contas famosas pode ser caro e você pode perder muito.

Por esse motivo, é mais preciso trabalhar com contas que permitirão que você alcance o público desejado de uma forma pequena, mas eficaz, tanto em termos de custo quanto de consistência.

No entanto, em termos gerais, incluir influenciadores em suas estratégias de marketing no Instagram será muito útil para transformar pessoas que não o conhecem em seus clientes fiéis.

Promova padrões de uso dos produtos que você vende

Primeiramente, se você está vendendo no Instagram, deve primeiro mostrar aos clientes para que servem seus produtos propostos e, em seguida, como eles são usados. 

Pelo menos em termos gerais, você precisa mostrar quais problemas ele resolve para os consumidores que comprarão o produto. Para isso, você pode postar conteúdo de cenário e conceito por meio de vídeos ou imagens.

Todavia, queremos acrescentar que, ao usar conteúdo visual, os vídeos são mais preferíveis às imagens. Isso porque, em geral, os vídeos são mais envolventes do que as imagens. Além disso, em termos de funcionalidade, os vídeos são melhores porque é mais fácil promover um produto e fornecer informações com os vídeos. 

Assim, você também deve investir em vídeos que mostrem por que e como seus produtos são usados, a fim de persuadir seus seguidores a comprar e aumentar as vendas.

Hashtags específicas da marca

Sobretudo, as hashtags foram bastante populares na última década. Independentemente da idade, todo usuário de mídia social adiciona pelo menos uma tag aos seus posts. Uma #marca #hashtag #que #obter #você #conhecido por pessoas certamente aumentará seu tráfego.

Do mesmo modo, hashtags podem parecer uma chave sem importância para o sucesso, mas na verdade não são.

Nesse sentido, ter uma tag exclusiva e específica da marca associada à sua empresa pode mudar o jogo para que suas campanhas de marketing no Instagram alcancem mais pessoas. Por exemplo, a Nike costuma usar a tag #justdoit em seus posts no Instagram.

Assim, qualquer usuário Insta aleatório puxado por uma única tag pode navegar facilmente por milhares de conteúdo relacionado aos produtos da Nike.

Além disso, seria uma jogada muito sensata tirar vantagem de hashtags populares enquanto administra uma loja no Instagram. Você pode se inspirar observando as hashtags usadas por outras empresas com as quais você compartilha o mesmo setor e pode produzir tags melhores com o tempo.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, seria uma boa ideia verificar quais hashtags outras lojas de roupas estão usando.

Tags diárias no Instagram

Além disso, como um uso diferente de hashtags, você pode usar tags diárias que são usadas por todos e abrir a porta para milhões com um clique, além de hashtags de marca durante o compartilhamento.

  • #Segunda-feira
  • #Noite de sexta-feira
  • #final de semana

Estes são exemplos das hashtags mais comumente usadas.

Por fim, adicione hashtags à seção de comentários, à seção de descrição ou a ambas. Mas definitivamente não se esqueça de adicioná-lo.

Repostagem de postagens antigas

Antes de mais nada, compartilhar novamente uma foto que você compartilhou há exatamente três anos não é tão ruim quanto parece. Pelo contrário, tem alguns benefícios.

Por exemplo, ao adicionar o que mudou em seu negócio e seu crescimento durante os últimos três anos, você pode fornecer um feedback geral das sessões sobre sua empresa e seus planos.

Além disso, você pode mencionar algumas coisas sobre sua vida pessoal ou histórias de negócios em 2 anos. A republicação é conhecida como #tbt, que significa Throwback Thursday (Quinta-feira retrocedida), usada por quase todos os usuários do IG para relembrar velhas memórias.

Como resultado, suponha que você tenha começado seu negócio apenas como vendedor de bolos em uma rua esquecida por Deus, mas agora você avançou e vendeu seus produtos em todo o país. Se eu fosse você, definitivamente compartilharia uma postagem #tbt.

Faça anúncios no Intsagram

De antemão, o Instagram pode não ser adequado para fazer um anúncio sobre sua empresa ou marca. No entanto, ainda é um bom canal de comunicação para atingir seus clientes através do que você digita em seus posts no Instagram, pois todos eles serão lidos por seus visitantes.

Além disso, conforme você faz desenvolvimentos, melhorias, mudanças relacionadas ao seu negócio, você deve notificar as pessoas por meio de posts baseadas em anúncios.

Por exemplo, você é um vendedor e não deve hesitar em informar seus clientes quando organizar campanhas, como notícias de descontos, mudanças no horário de trabalho, produtos recém-oferecidos.

Dessa forma, as pessoas costumavam fazer isso enquanto gritavam no passado, e você pode fazer isso apenas digitando abaixo uma imagem que você compartilha no IG!

Faça uma pergunta para interagir no Instagram

Desde já, quando uma loja de comércio eletrônico faz uma pergunta no Instagram, as pessoas respondem com comentários muito positivos e mostram suas opiniões sobre você.

Ou seja, esta é uma das melhores maneiras de interagir e atrair clientes para a seção de comentários de um post. Além disso, fazer perguntas é uma ótima maneira de descobrir a atitude do seu público em relação a um tópico e de se conhecerem.

Por exemplo, a página oficial da UEFA questiona seus seguidores sobre as previsões de pontuação antes das partidas do torneio, o que causa uma grande interação na seção de comentários.

Portanto, você deve encorajar as pessoas a comentarem fazendo perguntas.

Compartilhe o conteúdo dos bastidores

Primeiramente, você pode melhorar a inatividade em seu perfil do Insta compartilhando conteúdo de bastidores relacionado aos seus produtos.

Embora o conteúdo dos bastidores não seja popular o suficiente entre os usuários do Instagram, o conteúdo dos bastidores sobre um produto como, “como fazer” ou “como fazer” atrai a maioria dos usuários do Insta.

Além disso, não presuma que o conteúdo dos bastidores deve ser apenas produtos que você vende. Ao compartilhar, você pode ocasionalmente compartilhar fotos de funcionários da sua empresa ou de você mesmo, além de seus produtos. 

Logo, esses tipos de postagens não apenas aumentam a interação, mas também ajudam a estabelecer uma conexão mais forte com seus seguidores.

Compartilhe avaliações de clientes

Primeiramente, um dos fatores importantes que afetam o processo de compra são as opiniões das pessoas que já usaram o produto.

Sendo assim, a maioria das pessoas precisa desse tipo de prova social quando compram coisas. É por isso que, se você está vendendo no IG, deve compartilhar as avaliações dos clientes ou gerais para que possa aumentar as vendas no Instagram.

Ao fazer isso, você permite que os clientes ouçam por que vale a pena comprar seu produto. Ouvir as opiniões de outras pessoas além de sua promoção terá um impacto positivo em seu relacionamento com seus clientes potenciais.

Para isso, as coisas que você precisa fazer são bastante simples: além de posts de vendas diárias, compartilhe um produto que você vendeu e anexe o comentário do seu cliente ao lado dele. Como prova, você pode especificar a pessoa na legenda ou marcá-la na foto.

Portanto, lembre-se de que compartilhar esse tipo de conteúdo cria uma atitude coletiva e positiva em relação à sua empresa e proporciona retornos muito positivos ao seu perfil.

Conclusão

Devido ao seu tamanho e adaptabilidade a qualquer setor, o Insta tem um grande valor para o marketing. O Instagram, que tem uma taxa de utilização muito alta depois do Facebook, tornou-se uma das principais formas de atingir novos públicos e clientes em potencial para todas as empresas que realizam e-commerce ou negócios reais.

Por isso, todas as empresas passaram a usar o Instagram como parte de sua estratégia de marketing e aumentaram seu investimento atual na plataforma.

Sendo assim, atividades de publicidade, marketing de produto / serviço e promoções no Insta tornarão mais fácil para sua empresa atingir seu público-alvo. Além disso, aumentará o tráfego e a taxa de visitantes de seu site, aumentando assim sua receita.

Por último, as dicas de marketing no Instagram são vitais para lojas de comércio eletrônico na plataforma e devem ser conhecidas por todos os profissionais de marketing que administram uma empresa.

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