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Link building: atente-se ao usar essa estratégia em seu site

Link building: atente-se ao usar essa estratégia em seu site

Publicado por Lucas Ferraz no dia 20/11/2021 as 10:47

Como proprietário de um site de tenis cano alto masculino, você provavelmente já ouviu falar do termo ‘link building’. Mas o que significa isso exatamente? E o que deve e não deve ser feito no link building para obter posições mais altas para o seu site?

Link building: atente-se ao usar essa estratégia em seu site

Neste artigo nós explicamos isso para você.

O significado do link building

O link building significa coletar links que apontam para o seu site a partir de outros sites. Isso pode levar a mais visitantes ao seu site e mais autoridade aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

O estudo 2020 Search Engine Ranking Factors, da empresa de software de SEO Moz, mostra que o link building desempenha um papel significativo na classificação do seu site. Há uma diferença entre link building externo e interno.

Com links externos, outros sites se referem ao seu site. Links internos referem-se a partir de seu próprio site para outras páginas de seu site. Neste artigo, nos concentramos principalmente em links externos ou backlinks.

O que fazer no link building

Listamos algumas dicas para você ter em mente quando começar a usar backlinks.  

Publique artigos em outros sites

Uma boa maneira de coletar backlinks é postar artigos ou notícias em outros sites. Você pode fazer isso, por exemplo, escrevendo blogs de visitantes ou comunicados à imprensa. É muito importante que você tenha um conteúdo relevante.

Pesquise como você pode tornar seu conteúdo valioso para outros sites e como você pode oferecê-lo. Porque quanto mais autoridade for o site no qual seu blog convidado com backlink aparecer, mais feliz o Google ficará. Desta forma, os internautas encontrarão o seu site ainda mais rápido nos buscadores.

Certifique-se de que seus links estão atualizados

Os mecanismos de pesquisa também levam em consideração a atualidade do conteúdo e, portanto, a atualidade dos links. Conforme o número de links apontando para sua página aumenta, o Google achará seu site atual e relevante.

Ótimo, então garantirei que haja pelo menos 50 links apontando para minha página da web, você pode pensar. Mas, infelizmente, não funciona assim.

O Google percebe rapidamente quando você se concentra muito no marketing e não na contribuição substantiva. Isso pode afetar a classificação do seu site, então fique atento. O recomendado é postar de 3 a 4 links de conteúdo substantivo por semana.

Coloque o link no meio do conteúdo relevante

E não, por exemplo, no cabeçalho ou rodapé. O Google indicou em 2016 que links ‘ocultos’ não têm muito efeito em suas classificações. Lembre-se disso e verifique onde o link está colocado.

O que não se deve fazer no link building

Em seguida, algumas coisas que você não deve aplicar à sua estratégia de link building.

(Vender) não comprar links

O Google não gosta quando você não constrói seus links da maneira certa. Portanto, não compre links e não colabore com sites duvidosos. Isso vai contra as diretrizes do Google e o mecanismo de busca irá puni-lo por isso quando descobrir. E, à medida que o Google fica mais inteligente, as chances de ser descoberto são maiores.

Trocando links em abundância

O Google desaprova veementemente: ‘Trocas excessivas de links (Crie um link para mim e eu colocarei um link para você) ou páginas de parceiros exclusivamente para fins de links cruzados’. Não é um bom plano, pois afeta negativamente a classificação do seu site.

Excesso de palavras-chave nos textos

Ao usar uma palavra-chave com muita frequência em um blog de convidado ou texto âncora, o Google vê o texto como não natural. Ter um guest blog escrito no qual a palavra-chave desejada ocorre com frequência pode, portanto, ter um efeito negativo em suas classificações.

Esperançosamente, essas dicas ajudaram você e agora você sabe como abordar o link building.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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