Marketing

Dicas para fazer parcerias digitais com outras empresas?

Publicado por Veja Notícias no dia 06/07/2021 as 14:26

As parcerias digitais são vitais para o sucesso de seu negócio. Afinal, ninguém consegue crescer e escalar sozinho – ainda mais começando do zero, ou quando temos poucos recursos para investir.

Ao conseguir um aliado, a sua empresa se expande um pouco mais. Isso acontece pois a parceira se torna um pedaço, mesmo que “emprestado”, da sua companhia. Porém, lembre-se que, em suma, se trata de uma troca de favores.

Não é fácil encontrar boas empresas para unir forças. Embora haja muitos CNPJs no Brasil, a maioria são organizações que visam a subsistência, e não a expansão.

Quer aprender a fechar parcerias digitais com outras empresas? Vamos te explicar 6 estratégias simples e eficientes para isso!

Parcerias são formadas através da autoridade

Um detalhe que quase ninguém comenta, mas que fazemos a gentileza de apresentar aqui, é a questão da autoridade. Só é uma parceria forte quando ambas as empresas têm autoridade em seus respectivos ramos de atuação.

Mas o que significa autoridade, exatamente? Resumindo esse conceito: é o quão destacada a empresa é em seu nicho.

Um exemplo disso são parcerias entre grandes corporações, como o Google e o Facebook. Embora cada uma atue em uma área, o trabalho em união acarreta benefícios a ambas.

No entanto, sua empresa não precisa ser do porte das citadas: basta que tenha autoridade e reconhecimento de marca.

Vale lembrar que, se sua empresa tiver bastante autoridade, com certeza propostas de parcerias não vão faltar!

Tenha produtos e serviços de qualidade

Na seção anterior, mencionamos como a autoridade é um fator fundamental para boas parcerias. No entanto, não relacionamos esse conceito à qualidade dos produtos e serviços prestados por sua empresa.

Não há como ganhar autoridade de marca sem produtos e serviços excelentes. Isso significa, portanto, investir em inovação, testes de mercado, acompanhamento de resultados e assim por diante.

A autoridade cresce naturalmente quando a marca oferta produtos de qualidade. Da mesma forma, ela decresce rapidamente, quando a marca oferta produtos ruins.

Então, vale sempre lembrar da máxima: o melhor marketing é um produto de qualidade.

Quanto melhor forem os produtos, mais pessoas vão falar da marca; maior será seu prestígio e, de maneira natural, maior será sua autoridade.

Procure se tornar uma referência em sua área

Para encerrarmos o escopo da autoridade, precisamos falar sobre se tornar uma referência em seu nicho. Isso significa ser a primeira marca a ser lembrada quando um tema de sua atuação está em pauta.

Em resumo, a melhor estratégia é mostrar que, além de ofertar produtos e serviços de determinado nicho, sua empresa também domina o assunto por completo – a ponto de oferecer dicas, tutoriais e demais materiais dessa natureza.

Esse é um dos pilares da autoridade, que vai tornar o nome da sua marca famosa no mercado.

Se você tem produtos e serviços de qualidade, e ainda é procurado para solucionar questões de seu nicho, com certeza será fácil formar novas parcerias. Afinal, todo mundo quer ficar ao lado de empresas de renome – o que abre muitas portas.

Use estratégias de conteúdo

Uma maneira de conseguir aumentar sua autoridade, tanto no mercado quanto nos mecanismos de busca, é através das estratégias de conteúdo.

Para tanto, basta manter um blog atualizado no site da empresa, atuando, ainda, no YouTube, através de vídeos instrutivos.

Embora seja uma estratégia lenta, com certeza vai aumentar seu prestígio, facilitando na hora de fechar novas parcerias.

Use listas de empresas na hora da pesquisa

Uma maneira de encontrar empresas é usar uma lista de empresas por segmento. Através dela, você consegue informações importantes sobre as organizações, assim como formas de contato.

Na hora da pesquisa, cuide para selecionar empresas que complementam a sua. Se sua organização produz bens para construção civil, parcerias com empresas de logística são muito bem-vindas.

Além disso, você pode trabalhar com outras empresas de seu ramo de atuação, desde que não compitam entre si. 

A ideia por trás das parcerias é complementar a atuação da sua empresa. Portanto, tenha isso em mente na hora de selecionar suas futuras parcerias.

Capriche na hora do contato

O contato, para quem quer conseguir aliados no mercado, é sempre muito delicado. Afinal, se a empresa não te conhece, com certeza vai suspeitar de você – levantando objeções e pré-conceitos contra sua organização.

A verdadeira dificuldade é a comunicação clara e assertiva de suas intenções.

Tenha em mente que a parte mais importante na hora do contato são os benefícios que essa parceria vai fornecer para a empresa alvo. Ou seja, deixe sua marca de lado e foque nas vantagens para a outra parte.

Se possível, aponte dados concretos, resultados de sua empresa, e demais informações que façam a outra parte se interessar pela parceria.

Resumindo este post: a melhor forma de conquistar aliados é se tornando uma empresa de referência, a qual todos querem ficar perto.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

30 de julho de 2021

Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

Visitar a cidade maravilhosa é uma verdadeira aventura. Os pontos turísticos do Rio de Janeiro incluem praias paradisíacas, mirantes com centenas de metros de altur...