Publicado por Veja Notícias no dia 01/07/2021 as 12:05

Blog de nicho é um blog que trata de um assunto específico para um público determinado. Podemos ligar a expressão blog de nicho a nichos de mercado e a Wikipedia conceitua desta forma:

”Nichos de Mercado: são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).

Ocupando pequenos nichos de mercado, pequenas e médias empresas desenvolvem recursos para manter uma posição saudável no mercado através da contínua perseverança e dedicação em atender seus consumidores melhor que outras empresas, buscando compreender as necessidades do seu público.”  Wikipedia

Entendido o que seja blog de nicho vamos abaixo traçar alguns passos para realizar um e que realmente seja uma fonte de renda estável para o seu produtor.

ETAPAS PARA CRIAR UM BLOG DE NICHO DE SUCESSO

A escolha do nicho do seu blog deve recair basicamente sobre uma ferramenta gratuita fornecida pelo próprio Google. Você deve acessar o próprio buscador do Google e começar a pesquisar por nichos que tenha algum conhecimento ou se interesse como ponto de partida.

Primeiro passo para criar um blog de nicho: Escolher o Nicho do seu blog

Posso dar algumas dicas de palavra-chave que se referem a bons nichos de mercado: parar de fumar, perder barriga e emagrecer após a gravidez são algumas dicas que podem ser pesquisadas e analisadas para verificar a viabilidade.

Perceba que nestes exemplos procurei me ater a termos restritivos e não abrangentes. Caso optasse apenas por emagrecer haveria pesquisas incontáveis, mas também uma concorrência absurda e isto é o que o criador de blog de nicho não deseja neste momento.

Ainda, trabalhando o buscador do Google, deve escolher o nicho que apresente o maior número de pesquisas aliado a menor concorrência possível. Logicamente, que cada caso deve ser analisado friamente, mas de forma sucinta e simplista podemos dizer desta forma: mais pesquisas, menos concorrência = nicho ideal.

Um blog de nicho não é um blog com assunto inovador, totalmente na vanguarda do seu tempo, porém trata de um assunto ainda um pouco explorado com menos concorrência.

Entrando no mundo das comparações, podemos trazer à tona a palavra-chave futebol. É um termo muito abrangente que engloba jogadores, equipes, seleções, campeonatos regionais, campeonatos nacionais, campeonatos mundiais, enfim, uma única palavrinha e abre-se um leque absurdo de possibilidades.

Criar um blog sobre este tema será absurdamente concorrido. É um assunto muito interessante, com muitos interessados, mas também com muitas opções de blogs e sites.

É difícil conseguir uma boa posição no Google com esta palavra-chave. Mas lembre-se: nada impede de tentar mesmo que a concorrência seja alta.

Agora, suponhamos que você faça um blog com a seguinte palavra-chave: futebol na terceira idade. Já imaginou quanta concorrência você estará deixando para trás?

Quantos blogs você conhece que trate deste assunto?

Creio que não sejam todos os da terceira idade que ainda praticam esportes ou que joguem futebol, porém suponhamos que consiga um público fiel ao seu blog, pois finalmente encontraram um blog que trata daquilo que eles praticam e gostam.

Será uma audiência de carteirinha que estará acessando o seu blog todos os dias e talvez comprando uma chuteira, uma camisa de futebol ou uma bola de futebol no seu blog/site, pois ali ele encontrou o que procurava e o seu blog conseguiu fidelizar.

Mudando a palavra chave de Futebol para Futebol na Terceira Idade você restringiu talvez 95% do público possível, mas com estes 5% pode conseguir resultados maiores e melhores.

Segundo passo de como criar um blog de nicho: Monetização

Monetização é uma expressão derivada da palavra Money e relaciona-se como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada. Portanto, caso esteja criando um blog de nicho com intuito de ganhar dinheiro então necessita estudar formas para monetizar com bons produtos.

Aconselho tentar escolher produtos ligados diretamente ao segmento que optou por criar o seu blog de nicho.

Escolheu um nicho relacionado ao emagrecimento então colocou em seu blog produtos ligados ao emagrecimento. Tudo necessita ser bem segmentado para produzir bons resultados.

Terceiro passo para criar blog de nicho: Começar a divulgação do seu blog

A DIVULGAÇÃO DO BLOG DE NICHO É UMA FASE DIFÍCIL, MAS IMPRESCINDÍVEL.

Talvez aí, seja o ponto mais difícil e preocupante para se alcançar o sucesso na internet: a divulgação.

Há inúmeras formas para que isto ocorra, seja a divulgação gratuita ou como a realizada de forma paga e o correto seria utilizar de todas as formas possíveis e imagináveis para que o seu blog circule por toda a internet e atinja principalmente o seu público alvo.

PROGRAMA DE AFILIADOS PARA BLOGS DE NICHO

Seguramente, para quem está iniciando na internet criar um blog de nicho é a forma mais prática e rápida de se conseguir resultados razoáveis por meio da internet.

Programa de Afiliados é a relação existente entre um afiliado (blogueiro) e um anunciante que permite ao profissional da internet inserir propagandas da sua empresa no blog afiliado, em suas redes sociais e os indeniza caso consiga alguma conversão pela indicação do afiliado.

Nem sempre a conversão desejada pelo anunciante é a venda de um produto: pode ser apenas um clique em algum link, ou coletar o e-mail de algum interessado ou à venda em outras situações.

FORMAS DE PAGAMENTO EM PROGRAMAS DE AFILIADOS

No entanto, mesmo em se tratando de programa de afiliado existem algumas variações na forma de monetização, pois há programas de afiliados que pagam por:

  1. CPA (Custo Por Ação): é a forma mais usual de programas de afiliado onde o afiliado ganha uma comissão no momento em que consegue vender um produto do anunciante;
  2. CPC (Custo Por Clique): é quando o afiliado é remunerado quando o visitante do blog clica em algum link do anunciante;
  3. CPL (Custo Por Leads): acontece quando o leitor do blog se cadastra em algum anunciante que inseriu anúncios no blog do afiliado.
  4. CPM (Custo Por Mil): onde um banner inserido em seu blog renderá alguns centavos a cada mil visualizações.

À primeira vista, o iniciante na internet marketing pode pensar que o Custo Por Clique ou o Custo por Mil podem ser mais interessantes, pois praticamente não precisa fazer nada a não ser inserir os banners e as propagandas necessárias para começar a receber dos anunciantes.

Em teoria isto está correto sim. No entanto, como todo e qualquer blog novo na internet o tráfego é muito pequeno e então a renda proporcionada por isto será praticamente zero.

CUSTO POR AÇÃO É A FORMA MAIS INDICADA PARA PEQUENOS BLOGS

Estas modalidades de programa de afiliado (Custo por Mil, Custo por Leads e Custo por Clique) são mais direcionadas para grandes blogs e sites que possuem um tráfego muito alto; para pequenos e médios blog o mais indicado é o Custo Por Ação, pois pode ser mais difícil vender, mas ocorrendo uma venda é muito mais compensador do que centenas de cliques ou milhares de visualizações.

Como um blog de nicho deve possuir com o passar do tempo um tráfego menor, porém mais segmentado e fidelizado e conseguir conversões com vendas não é algo tão difícil como possa pensar prematuramente.

Logicamente, que o que estou passando é uma experiência pessoal e que nem sempre reflete o que pode acontecer com outras pessoas ou empreendimentos.

Quando se está começando deve-se experimentar, testar todas as possibilidades para tentar obter os melhores resultados.

Persistência e Paciência são imprescindíveis aos iniciantes no mundo da internet e logicamente, testes e mais testes para conseguir obter a melhor forma de rentabilização para o seu blog de nicho.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos