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Como atrair mais visitas para o site da sua empresa

Como atrair mais visitas para o site da sua empresa

Publicado por Lucas Ferraz no dia 21/10/2021 as 09:28

Deseja saber como atrair mais visitas para o site da sua empresa? Se lhe perguntássemos, como empresário, qual era o seu principal objetivo quando decidiu criar o seu site, provavelmente nos responderia: “ter mais visitas que, por sua vez, se tornam clientes novos ou recorrentes”.

Como atrair mais visitas para o site da sua empresa

E você teria um ponto totalmente válido, porque no final todos queremos ter um site para reforçar a nossa imagem e atingir mais pessoas. Por exemplo, se você tem um ateliê de costura e deseja posicionar o termo “costureira perto de mim” para atrair clientes da região, trabalhar sua página web e otimização de site no mecanismo de pesquisa é essencial. 

Mas o que acontece quando você já tem uma página e não conseguiu atrair a quantidade de pessoas que esperava? Felizmente, existem muitas estratégias e truques comprovados para aumentar o tráfego da web, entre os quais compartilhamos cinco dicas infalíveis:

1 – Crie um perfil no Google Meu Negócio para receber mais visitas locais.

Uma ótima maneira de atrair mais pessoas para sua empresa física e seu site, ou loja virtual de produtos é usando a plataforma Google Meu Negócio.

Essa ferramenta gratuita do Google permite que você crie um perfil de empresa para que qualquer pessoa possa vê-lo na internet, sejam clientes que procuram sua página ou pessoas que exploram empresas como a sua, perto de sua localização geográfica.

Com o Google Meu Negócio você poderá inserir dados relevantes sobre sua empresa (como seu endereço, seu número de telefone, seu site e seu horário de funcionamento) para que quando alguém pesquisar por “Petshop Americana”, os dados sobre sua empresa apareçam na primeira página, fazendo com que as pessoas sejam incentivadas a aprender mais sobre sua proposta online ou a visitar sua loja física.

2 – Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

Já reparou que ao pesquisar algo na internet – em motores como Google, Yahoo, Bing, etc.–, quase sempre clica nos primeiros resultados porque “correspondem” ao que procura? Bem, existem várias técnicas por trás dos sites que aparecem na primeira página.

E a disciplina onde essas técnicas são utilizadas é chamada de search engine optimization (SEO), que consiste em aprimorar os aspectos internos e externos do seu site para que os buscadores possam classificá-lo de acordo com seu conteúdo e depois aparecer nos resultados.

Por exemplo, se você quiser que sua página da web apareça nos primeiros resultados do Google quando alguém pesquisar “assistência técnica telefone”, você terá que realizar algumas ações – como editar o código HTML e escrever um texto que inclua essa frase específica – então que o mecanismo de pesquisa identifique que seu site é especializado em realizar assistência técnica de produtos eletrônicos ou eletrodomésticos, por exemplo.

No final das contas, veja o SEO como uma disciplina que pode ajudá-lo a colocar seu site em primeiro lugar quando alguém pesquisa uma frase relacionada ao seu produto / serviço / empresa. Essa frase que as pessoas procuram (e onde você aparece) pode direcionar o tráfego para sua página, o que por sua vez pode se refletir em mais oportunidades de negócios.

3 – Vá em frente e publique conteúdo!

Talvez você tenha ouvido falar sobre a eficácia do conteúdo, talvez não. O importante é que você saiba que o conteúdo do seu próprio site, blog ou mesmo das suas redes sociais pode te ajudar a atrair pessoas.

Pense que vivemos em um mundo conectado, onde podemos acessar com conforto as informações e valorizamos quem facilita nossa busca. Se pretende dedicar parte do seu esforço à criação de conteúdos para tirar dúvidas e dar soluções aos problemas que os seus clientes vivenciam, temos a certeza que muitos irão valorizar o seu trabalho e beneficiar o seu negócio.

Mas por onde você começa? Você pode começar anotando ideias sobre todos os tópicos que sua empresa cobre. Por exemplo, se você vende cadeiras, com certeza as pessoas se perguntarão: onde posso comprar cadeiras? Quanto custa uma cadeira e de que depende seu preço? Quais são os melhores materiais para casas / escritórios / espaços abertos? Você tem as cadeiras mais confortáveis?

Posteriormente, você poderá decidir qual o melhor formato para exibir essa informação, ou seja, se para um determinado assunto é melhor fazer um artigo de blog, uma imagem com texto, um vídeo, um podcast ou outro formato. Por exemplo, para os tópicos mencionados anteriormente, o título “Quanto custa uma cadeira e de que depende seu preço?” Pode ser um post de blog com uma tabela de comparação de preços, mas talvez o tópico “Características das cadeiras mais confortáveis” seja um infográfico.

Cuidado: não existe uma fórmula mágica, tudo depende do seu negócio, da comunicação que você deve fazer para o seu público e da forma como as informações na internet ficam melhores.

Assim que estiver mais claro sobre os tópicos que pode desenvolver e como abordá-los, você só precisará criar um calendário onde decide o que vai publicar em seu site, blog ou redes sociais nas semanas, meses ou anos.

4 – Torne-se mais ativo nas redes sociais

No mundo digital, você não deve criar conteúdo esperando que todos o encontrem por conta própria. Seja proativo: aumente o tráfego do seu site promovendo seu conteúdo nas redes sociais; para que mais pessoas saibam o que você pode lhes oferecer.

Além de compartilhar seu conteúdo para que mais pessoas o descubram, graças às redes sociais você também pode se conectar com seus clientes e público-alvo em potencial, construir sua marca, estabelecer sua liderança de pensamento e até fazer vendas. Não há dúvida de seu potencial.

Para começar, sugerimos:

Investigue os perfis de seus concorrentes

Como eles são, quais informações incluem, que palavras usam, quais formatos de conteúdo compartilham.

Analise os prós, contras e características das redes sociais mais populares

Por exemplo: talvez você deva ter uma conta no Instagram para compartilhar imagens com dicas de beleza, por exemplo; Mas se o seu objetivo é vender software empresarial, talvez prefira estar no LinkedIn.

Defina metas para seus canais sociais

Quem é seu mercado-alvo (jovens, adultos, profissionais, freelancers? Etc.), qual é o conteúdo de maior sucesso entre seu público, que tipo de conteúdo você pode criar, como você pode agregar valor aos seus seguidores e como funciona a publicidade paga.

5 – Verifique se sua página parece boa em qualquer dispositivo

Sugerimos que você verifique se o seu site funciona bem em computadores, smartphones e tablets. Ou seja, certifique-se de que o design esteja completo, que as imagens e o texto tenham uma boa aparência sem precisar aplicar zoom e que o tempo de carregamento seja rápido.

Você deve considerar que cada vez mais pessoas usam seus telefones celulares para buscar serviços internacionais e locais como: conserto de calçados, restaurantes, academias, hotéis, médicos, advogados, etc. E se o seu site não funciona em seus smartphones, é muito provável que eles visitem outro site que sim.

Além disso, a otimização para dispositivos móveis (como os especialistas do mundo digital a chamam) não é importante apenas para oferecer uma boa experiência aos seus visitantes, mas também pela pontuação que o Google atribui ao seu site. 

Você pode não saber, mas o design e a experiência que oferece em sua página têm um valor para o Google e se você negligenciar a aparência de sua página em dispositivos móveis, será mais difícil aparecer nos primeiros resultados de pesquisa – porque outros “ melhores sites” terão uma prioridade mais alta – e, portanto, sua página receberá menos visitantes.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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