Publicado por Veja Notícias no dia 13/08/2021 as 20:20

Para comercializar seu negócio com sucesso no Facebook, você precisa entender as oportunidades únicas do Facebook e como ele difere de outras mídias. Assim como você não veicularia um anúncio de rádio na televisão, você não deve fazer o marketing no Facebook da mesma forma que faria em uma revista ou em seu site.

Não seja aquele vendedor “chato” do Facebook

Primeiramente, os usuários do Facebook consideram o ele um ambiente social divertido, onde interagem com familiares e amigos, conferem vídeos e fotos e relaxam. Você precisa participar de conversas e se tornar parte de uma comunidade, em vez de ser aquele vendedor agressivo.

Um vendedor agressivo usa táticas como usar slogans publicitários, postar repetidamente sobre um determinado produto ou serviço ou fornecer listas de produtos e preços isolados de qualquer conversa relacionada, isso resultará em outros usuários ‘pararem de seguir’ você. Eles podem até postar comentários negativos sobre sua empresa.

Tenha um objetivo e uma estratégia claros

É importante ter um objetivo claro para saber como anunciar no Facebook e uma estratégia para alcançar seus objetivos. 

Por exemplo, uma cafeteria pode decidir que sua meta é aumentar as vendas geradas pelo Facebook em 10% nos próximos 6 meses. Sua estratégia pode incluir:

  • Realizar uma postagem todas as manhãs, e utilizar um cupom de desconto para postagens no Facebook.
  • Sempre realizar postagens com clientes que são bons consumidores.
  • Definir uma meta e uma estratégia que fornece orientação para seu marketing no Facebook é uma forma de medir seu sucesso.

Sempre responda seus clientes

Os usuários do Facebook gostam de falar com outras pessoas, não com uma empresa impessoal. Quem gerencia sua página no Facebook deve ser capaz de escrever com uma voz que soe real e agradável, usando um estilo adequado ao seu negócio. Eles também precisam de permissão para expressar as coisas em suas próprias palavras, não no jargão da empresa ou na “linha oficial”.

Ter esse diálogo com seus clientes faz aumentar cada vez mais a confiança na sua marca, ajudando assim na fidelização de seus clientes.

Publique regularmente

Ao contrário da mídia tradicional (como revistas ou televisão) ou outra mídia online (como páginas da web), a mídia social é construída em torno de atualizações frequentes.

Uma pesquisa mostra que os usuários do Facebook verificam suas páginas mais de 25 vezes por semana e precisam ver se você publica novos materiais regularmente. Alguns guias recomendam postar pelo menos uma vez por dia, mas os princípios básicos são postar quando você tiver um conteúdo interessante e julgar com que frequência seu público deseja ouvir você.

Incentive comentários e responda rapidamente

Incentive outros usuários do Facebook a responder às suas postagens ou a postar seus próprios comentários sobre o seu negócio ou um tópico que seja do seu interesse. Quando eles postarem, responda rapidamente, dentro de 24 horas no máximo. Deixar de responder enfraquece a disposição de seus amigos do Facebook de se envolver com você, e eles vão se afastando gradualmente.

Respondendo seus clientes rapidamente, eles percebem que podem contar com a sua loja se acontecer algum tipo de problema, gerando assim muito mais confiança.

Use fotos e vídeos

Fotos e vídeos são um elemento importante do Facebook. Use-os com frequência para manter seus amigos entretidos e de olho no seu comércio. Por exemplo:

  • Um varejista de roupas pode postar fotos do novo estoque assim que chega
  • Um arquiteto ou construtor pode publicar fotos do dia-a-dia de uma casa em reforma
  • Um personal trainer pode postar um vídeo instrutivo de como fazer um determinado exercício.

Seja interativo com ofertas, concursos, jogos, pesquisas, etc. As pessoas gostam quando o Facebook é divertido e quando oferece algo que elas não conseguem de outra forma.

A pesquisa mostra que descontos e brindes são o motivo mais popular para um cliente seguir a página de um comércio no Facebook. Da mesma forma, concursos e jogos podem ser usados ​​para animar sua página.

O Facebook também pode ser usado para distribuir pesquisas de clientes. Se você fizer isso, certifique-se de manter as pesquisas curtas e forneça um link de pesquisa no qual os usuários possam clicar, ignorar ou compartilhar facilmente com seus amigos.

Cultive seus relacionamentos

Leva tempo para construir um bom relacionamento com outros usuários do Facebook, então seja paciente. Envolva-se sinceramente em conversas, forneça conteúdo útil e desenvolva recompensas para clientes leais para ajudar a promover relacionamentos positivos.

Promova sua página do Facebook

Se você tem uma página no Facebook, promova-a em toda a sua empresa para que suas mídias sociais trabalhem lado a lado com métodos de marketing mais tradicionais. Forneça seu endereço do seu perfil ou página em papel timbrado, cartão de visita e site, na loja, em anúncios e em sua assinatura de e-mail.

Fazendo isso, seu alcance em possíveis clientes aumenta muito e você pode até conseguir fidelizar esses clientes se oferecer um bom produto ou serviço.

Use o Facebook Insights para saber mais sobre seus clientes

O Facebook Insights pode lhe dizer mais sobre as pessoas que optam por curtir sua página. Depois de conhecer as características de seus amigos do Facebook, você pode personalizar suas postagens e ofertas para atender às necessidades e interesses deles.

Por exemplo, se você é uma livraria que atende clientes de todas as idades, mas a maioria de seus amigos do Facebook tem entre 18 e 25 anos, suas ofertas do Facebook podem se concentrar em livros adequados para essa faixa etária (enquanto suas ofertas na loja são mais amplos). 

Ou, se você for um vendedor online que nunca conhece seus clientes, poderá ter uma ideia mais clara do que eles pensam e sentem revisando seus interesses, idades e locais no Facebook.

Conclusão

Como podemos observar existem muitas táticas em como anunciar no Facebook,  com a realização de postagens diárias você pode alcançar um grande número de pessoas e assim levar a sua marca rumo ao sucesso.

A utilização do Facebook para anunciar seu comércio é, nos dias de hoje, uma das estratégias mais promissoras para quem deseja alcançar um grande número de pessoas. Dessa forma, ele pode te ajudar a alavancar suas vendas e aumentar consequentemente seu faturamento, comece agora mesmo a anunciar o seu comércio no Facebook e perceba como essa rede social é um grande aliado para alcançar seus objetivos de maneira mais rápida.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como emagrecer rápido com exercícios

6 de fevereiro de 2021

Como emagrecer rápido com exercícios

Seguir uma dieta equilibrada e a prática diária de exercícios físicos é a estratégia para emagrecer que não falha. A redução da quantidade de alimentos consumido...

Quais os benefícios do magnésio dimalato

23 de abril de 2021

Quais os benefícios do magnésio dimalato

O magnésio dimalato é um dos tipos de magnésio mais consumidos atualmente devido aos seus inúmeros benefícios para o corpo humano. O produto é o resultado da combin...