Marketing

Buyer Persona: O Que É e Como Criar Para Sua Empresa

Publicado por Veja Notícias no dia 08/10/2021 as 09:53

Ter uma boa estratégia de Marketing Digital é algo essencial nos dias de hoje.

É muito comum, principalmente para quem está iniciando na área, criar e já elaborar diversas estratégias de Marketing sem nem mesmo pensar no seu consumidor ideal.

Em outras palavras, há grandes chances de um projeto não dar certo apenas por não conseguir se comunicar corretamente com seu futuro cliente.

É por isso que neste artigo, vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre Buyer Persona, incluindo definição, como montar e exemplos;

O que é uma Buyer Persona?

Quando falamos de uma estratégia/campanha de marketing digital, é preciso ter um direcionamento correto para que haja sucesso.

Logo, é necessário entender qual público tem uma probabilidade maior de comprar seu produto e, a partir daí, preparar uma estratégia para falar diretamente com ele.

No Marketing, existem 2 formas mais conhecidas de classificá-las:

  • Público 
  • Público Alvo
  • Buyer Persona

Público

É a totalidade de pessoas que estão expostas a uma mensagem através de qualquer canal.

Público alvo (segmento de clientes)

É o grupo de pessoas com maior afinidade com o produto/serviço, e por isso mais propensas a se relacionar com a marca.

Buyer Persona

Pessoas com muita afinidade com os produtos e/ou serviços de sua empresa.

São a representação semi-fictícia do consumidor final (ou potencial) construída a partir de informações demográficas, dos comportamentos, das necessidades e motivações.

Como montar uma Buyer Persona?

Para montar uma Buyer Persona para o seu negócio da forma correta, é necessário considerar não só as variáveis “Hard”, mas também as variáveis “Soft”.

As principais variáveis “Hard” são:

  • Nível socioeconômico
  • Sexo
  • Idade
  • Estado Civil
  • Renda
  • Ocupação
  • Grau de escolaridade
  • Religião
  • Raça
  • Geração

Já as principais variáveis “Soft”, também conhecidas como psicográficas, ou seja,  as mais importantes para montar sua Buyer Persona são:

  • Estilo de vida: Como é a rotina, o que faz e o que consome com regularidade
  • Personalidade: Características mais comportamentais, como por exemplo a questão da timidez, ou ser alguém mais extravagante, mais reservado etc.
  • Valores e crenças: O que acredita em relação a religião, quais valores deixados pela família etc.
  • Interesses: O que gosta de fazer, quais temas costuma ter mais interesse, o que costuma mais deixar esse tipo de pessoa motivado etc.
  • Hábitos: de consumo, compra e exposição à mídia e à publicidade

Exemplo de uma Buyer persona:

Luís Henrique é um curitibano solteiro, há poucos dias comemorou seu aniversário de 29 anos assistindo a Final da Libertadores com seus amigos em sua casa em Fortaleza, cidade onde vive há 3 anos.

Ele é um engenheiro civil muito dedicado e trabalha como gerente de contas em um grande banco, com um salário de R$7.500.

Seus principais gastos são com seu apartamento alugado perto do trabalho, viagens para visitar os amigos e família em Curitiba e os encontros recorrentes com os amigos para assistir futebol, tomar alguns drinks e jogar videogame.

Agora fica mais claro entender o que são as variáveis soft, ou seja, são principalmente baseadas em um comportamento que a persona tem. A partir daí, é muito mais fácil alinhar a comunicação e ter mais sucesso nas suas estratégias de Marketing Digital.

Quais são os tipos de Buyer Persona?

É importante saber que há 4 principais tipos de Buyer Persona e que é isso que vai determinar qual é realmente a Buyer Persona do seu negócio.

Os 4 tipos de Buyer Persona são:

Embaixador

É aquele que recomenda o produto, por exemplo: Médico, Arquiteto, Advogado.

Decisor Indireto

Aquele que pode condicionar positiva ou negativamente a decisão de compra.

Exemplo: Pais e filhos.

Usuário

É quem efetivamente usará seu produto no dia-a-dia.

Decisor direto

Toma a decisão final da compra. É o seu consumidor alvo.

Como enriquecer ainda mais sua Buyer Persona?

Você pode enriquecer sua Buyer Persona ainda mais, trazendo informações como:

  • Rotina
  • Ambições
  • Estilo de Vida
  • Frustrações e preocupações
  • Relacionamento com sua família e amigos
  • O que amigos, família e colegas de trabalho acham dela
  • Hobbies
  • Comportamento nas redes sociais

Por que é importante definir corretamente sua Buyer Persona durante a sua estratégia de Marketing Digital?

É importante que você defina corretamente que é sua Buyer Persona ideal, pois é através dessa definição que sua estratégia de Marketing Digital começará a ganhar tração. Afinal, uma vez definida, maiores serão as suas chances de falar com o seu cliente ideal.

De qualquer maneira, é importante entender quem é sua Buyer Persona para poder realizar algumas coisas, como:

Definição de Canais

Permite a identificação de quais canais são mais eficientes para falar com nossas personas.

Produção de Conteúdo

As personas direcionam as estratégias de todos os canais. Assim, é possível falar de maneira semelhante com um público específico em diversos canais.

Um dos canais mais comuns para produção de conteúdo hoje é o Instagram. Através dele é possível produzir conteúdo de qualidade para o seu cliente ideal. Sem contar que há diversas ferramentas hoje no mercado que podem facilitar esse trabalho, como a Hootsuite, que permite agendar posts para serem publicados automaticamente, sem a necessidade de ficar indo lá e publicando toda hora.

Então, sabendo o que significa uma Buyer Persona e o que é hootsuite, fica mais fácil agora realizar a produção de conteúdo para as redes sociais, como o Instagram por exemplo.

Direcionamento de verba

Também é possível saber quais pessoas trazem mais retorno, e, assim, definir onde, como e em quem investir mais.

Dica Extra: Como funcionam as Buyers Personas no B2B?

Ao trabalharmos com empresas B2B, precisamos definir quais são as diferentes personas que compõem o processo de descoberta e definição de fornecedores e parceiros, para que então possamos desenhar uma estratégia de comunicação e relacionamento direcionado para elas.

Veja abaixo um exemplo de Buyer Persona B2B montada através de um dashboard para facilitar a visualização das principais informações:

Caso sua estratégia de Marketing Digital esteja voltada especificamente para um público B2B, agora fica muito mais fácil entender com quem você estará falando, não é mesmo?

E aí, tinha ideia de quão importante é definir a buyer persona para o seu projeto de Marketing Digital? Compartilhe abaixo sua opinião

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Alcachofra: o que é e quais os benefícios

1 de julho de 2021

Alcachofra: o que é e quais os benefícios

Antes de tudo, a alcachofra (Cynara Scolymus) é uma planta que foi inserida no Brasil na metade do século 20. Trazida por imigrantes da Itália, a planta se parec...