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Quer aumentar seu envolvimento com o Instagram? Este guia vai te dar tudo que você precisa para levar seu jogo do Instagram para outro nível e construir relacionamentos duradouros com seus seguidores.

Houve um momento em que o Instagram era só um lugar onde as pessoas apenas postavam fotos bonitas, mas está no passado, Hoje, as marcas mais famosas se envolvem de verdade com seus clientes.

O engajamento no Instagram tem a ver com se conectar com seu público-alvo – sem engajamento no Instagram, você está essencialmente falando sozinho.

Prestar atenção nas taxas de engajamento do Instagram não só ajuda você a ver se seus esforços de marketing de redes sociais estão dando resultado, mas também te orienta em como construir conexões mais profundas com seus seguidores. E nem preciso dizer que para as pequenas empresas, essa conexão pode fazer toda a diferença.

O que este artigo aborda:

6 dicas simples para aumentar seu engajamento no Instagram
6 dicas simples para aumentar seu engajamento no Instagram
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Mas o que é engajamento no Instagram?

O envolvimento do Instagram vai muito mais além do que simplesmente ver a contagem de seguidores aumentando todos os dias, ele mede como o seu público está interagindo com o seu conteúdo. Basicamente, sempre que um de seus seguidores realiza uma ação em seu perfil ou em resposta a uma de suas postagens, isso é engajamento.

Aqui nós temos algumas as métricas de engajamento mais comuns do Instagram:

Métricas pós-engajamento

  • Like (gostei);
  • Comentários;
  • Economizar;
  • Ações.

Outras métricas de engajamento

  • Cliques de link / deslizamento;
  • Menções;
  • Uso de hashtag;
  • Interações de adesivos de histórias.

Mas por que o engajamento é tão importante?

O envolvimento é importante por alguns motivos principais

Antes de mais nada, mostra como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo. Quanto mais o seu público se interage com o seu conteúdo, maior será o seu envolvimento (engajamento). E este é um claro sinal de que a sua estratégia de rede social está dando certo.

Na sequência, o engajamento é um dos fatores de classificação mais importantes para o algoritmo do Instagram. Quando o Instagram mostra seu feed, o algoritmo tem o objetivo de revelar as postagens com as quais você tem maior probabilidade de interagir, de maneira que as postagens de contas e tópicos com os quais você se envolve regularmente têm mais probabilidade de aparecer no início do seu feed.

Resumindo: quanto mais engajamento seu conteúdo têm, maior é a probabilidade de seus seguidores verem e por consequência, interagir com ele.

Como você pode calcular a taxa de engajamento no Instagram?

O Instagram analisa qualquer ação que as pessoas realizam em suas postagens, IGTV, Instagram Reels e Instagram Stories. As métricas do Instagram que influenciam nas suas taxas de envolvimento incluem curtidas, comentários, compartilhamentos, ‘salvamentos’, cliques em links de sites, visitas aos perfis, seguidores e respostas aos histories do Instagram.

E se você está procurando uma fórmula de taxa de engajamento no Instagram

Isso depende de como você mede o engajamento, seja por alcance, impressões, número total de seguidores, visualizações de vídeo, etc.

Aqui temos está uma análise das duas fórmulas de engajamento no Instagram mais usadas:

Taxa de engajamento baseada em seguidores

Digamos que você queira calcular a taxa de engajamento para uma postagem individual no Instagram baseada nos seguidores. Você vai pegar o número de ações na postagem, dividirá pelo seu número total de seguidores e vai multiplicar por 100.

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram com base nos seguidores

Portanto, se você tiver 1.000 seguidores e sua postagem no Instagram receber 70 curtidas, 15 comentários e 5 compartilhamentos, sua taxa de engajamento seria de 9%.

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram com base nos seguidores

Calcular a taxa de engajamento do Instagram com base em seus seguidores dá a você uma boa ideia de como seus seguidores se sentem sobre o conteúdo. No entanto, não leva em consideração quantos desses seguidores realmente viram a postagem. Para fazer isso, você deseja calcular o engajamento com base nas impressões.

Taxa de engajamento com base em impressões

Para calcular sua taxa de engajamento no Instagram com base em impressões, você usará a mesma fórmula acima, mas substitua seu número de seguidores pelo número total de impressões.

Então, se sua postagem foi vista por 515 pessoas (impressões) e recebeu um total de 25 engajamentos, sua taxa de engajamento seria de 4%.

O que é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Embora “bom” seja um termo relativo, você pode se surpreender ao saber que uma boa taxa de engajamento no Instagram pode ser tão baixa quanto 1%. E esse número aparentemente baixo é bastante normal em todos os setores – um estudo incluindo 1.800 contas do Instagram em 12 setores diferentes mostrou uma taxa média de engajamento de 1,6%.

Uma boa taxa de engajamento no Instagram pode ser tão baixa quanto 1%.

Antes de rotular sua taxa de engajamento como boa ou ruim, pense no que torna o engajamento valioso para você. Postagens de brindes podem gerar altas taxas de engajamento, mas elas geram

mais vendas? Likes são traduzidos para mais clientes? O envolvimento no Instagram é ótimo para o seu ego, mas é muito mais importante considerar como esse envolvimento se traduz nos negócios.

Em vez de hiperfocar nos números, defina “bom” pelo seu progresso ao longo do tempo. Observe qual conteúdo obtém maiores taxas de engajamento, ajuste sua estratégia de marketing de rede social e trabalhe para aumentar o engajamento geral.

6 táticas para ajudar a aumentar o seu engajamento no Instagram

Engajamento tem tudo a ver com conectar-se com seu público específico, portanto, não há um guia passo a passo para aumentar as taxas de engajamento. No entanto, essas táticas o ajudarão a avaliar os interesses de seu público e fornecer conteúdo futuro a eles.

1. Experimente diferentes tipos de conteúdo

Você pode compartilhar conteúdo no Instagram em muitos formatos: postagens de imagem única, postagens de carrossel, IGTV, Instagram Reels e Histórias do Instagram. A variação dos tipos de postagem dá a você a chance de ver com quais formatos seu público se engaja com mais frequência.

Estudos mostram que as postagens em carrossel têm as taxas de envolvimento mais altas de todos os tipos de postagem, com taxas particularmente altas para postagens que incluem uma combinação de imagens e vídeos. Mas o que funciona para outras empresas pode não funcionar para você. Não trate os estudos de engajamento como lei.

Pense desta forma: se você dirige um estúdio de dança, o que é mais provável de deixar os dançarinos em potencial entusiasmados – imagens estáticas em uma postagem de carrossel ou um IGTV de uma rotina de dança matadora que você coreografou?

2. Olhe além das curtidas

É tentador se concentrar em acumular curtidas, mas não é a única métrica de engajamento do Instagram a ser observada.

Likes são um tanto passivos – nós rolamos, damos dois toques, seguimos em frente com nossas vidas. Outras métricas do Instagram dizem mais sobre as pessoas que interagem com o seu conteúdo.

  • Os comentários dizem: “Preocupo-me com isso o suficiente para digitar minha opinião”;
  • As ações dizem: “Eu gosto disso e acho que outra pessoa também vai gostar”;
  • Os que salvam dizem: “Isso é ótimo. Quero revisitá-lo no futuro.”

Muitas marcas cometem o erro de ignorar compartilhamentos e salvamentos porque não são visíveis ao público. De que adianta o engajamento se você não pode se exibir, certo? Errado. Salvamentos e compartilhamentos não apenas informam quem realmente se importa com seu conteúdo, mas também informa ao Instagram. O algoritmo do Instagram registra quem salva e compartilha suas postagens; em seguida, garante que suas postagens apareçam nos feeds do Instagram desses espectadores com mais frequência.

3. Transforme em uma conversa

Não apenas jogue seu conteúdo no mundo e espere ser inundado de elogios. Dê às pessoas oportunidades de interagirem com você.

Inclua perguntas ou uma frase de chamariz (CTA) em suas postagens para estimular comentários. “Lembre-se de que você está falando com seres humanos, e os seres humanos adoram ser ouvidos”. Fazer perguntas é uma ótima maneira de quebrar o gelo com seu público e fazê-lo falar. Apenas certifique-se de responder – responda aos comentários e mensagens diretas da mesma forma que você responderia a ligações para sua empresa.

Por exemplo, no final de uma legenda sobre um de seus sabores, a Popcorn incluiu uma pergunta: “Quem já experimentou este?” Esta postagem gerou muitos comentários, e a Popcorn fez questão de responder a cada um deles. A pergunta no final da legenda do Popcorn atua como um CTA para as pessoas deixarem comentários.

4. Use os recursos interativos do Instagram

Use também ‘adesivos interativos’ do Instagram em suas histórias. ‘Adesivos’ como enquetes do Instagram, perguntas, questionários e escalas móveis convidam seus fãs a se envolverem com seu conteúdo.

O que é ótimo sobre os ‘adesivos do Instagram’ é que leva apenas um segundo para alguém votar em uma enquete, avaliar uma foto de cachorro fofo com olhos de coração, etc. – e todas essas ações rápidas incentivam a interação entre seus seguidores e seu conteúdo.

Ao criar uma história no Instagram, você pode adicionar ‘adesivos interativos’, como enquetes do Instagram, perguntas, escalas móveis e questionários.

5. Seja consistente

O algoritmo do Instagram favorece usuários ativos, portanto, postar com frequência ajudará a exibir seu conteúdo para mais pessoas. Brinque com sua programação para descobrir o melhor momento para postar no Instagram para sua marca em particular.

A consistência mata a concorrência. Como empresa, você deve postar todos os dias. Se eu decidir seguir você no Instagram, é porque quero ver o seu conteúdo.

Postar consistentemente ajuda a aumentar o seu engajamento no Instagram. Quando os usuários interagem com o seu conteúdo, isso indica ao Instagram para mostrar a essas pessoas o seu conteúdo com mais frequência. Lembre-se de que mais não é necessariamente melhor. Em média, as empresas postam cerca de uma vez por dia no Instagram e não percebem aumentos no envolvimento quando postam com mais frequência.

6. Analise o que está funcionando

Se você deseja aumentar sua taxa de engajamento no Instagram, analisar seu conteúdo para ver o que está ressoando com seu público é um grande passo. Depois de saber quais tipos de conteúdo estão obtendo mais engajamento, você pode começar a planejar e enviar mais conteúdo nesse estilo. Por exemplo, se o conteúdo gerado pelo usuário está obtendo mais engajamento do que outras postagens, você pode procurar compartilhar mais postagens geradas pelo usuário.

Para analisar seu conteúdo, calcule a taxa de engajamento para cada uma de suas postagens ao longo de uma semana ou mês e faça anotações sobre quais postagens têm o maior engajamento.

Concentre-se no seu público e o envolvimento seguirá

Crie sua presença na mídia social em torno do que seus clientes desejam ver em vez de dar às pessoas o que você deseja que elas tenham.

Medir o envolvimento no Instagram começa com o que o seu público quer falar, compartilhar e desfrutar. Impulsionar esse envolvimento tem tudo a ver com criar e compartilhar conteúdo que alimenta esses desejos.

Passamos muito tempo interagindo com os clientes para descobrir o que, exatamente, eles querem, então damos a eles mais do que eles querem e, como resultado, eles aguardam nossas postagens porque nossas postagens não são sobre nós; são sobre eles.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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