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Ter um site de comércio eletrônico online é uma coisa, mas uma boa classificação orgânica em mecanismos de pesquisa como o Google é um grande projeto por si só .

Embora as estratégias de eCommerce SEO tenham paralelos com o SEO tradicional, para serem o mais eficazes possível, você deve adotar uma abordagem mais focada. A seguir, abordaremos onze estratégias básicas de comércio eletrônico e técnicas de SEO que permanecem relevantes e eficazes.

O que este artigo aborda:

11 estratégias de SEO de comércio eletrônico essenciais para classificações da página
11 estratégias de SEO de comércio eletrônico essenciais para classificações da página
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1. Impulsione o SEO com descrições de produtos exclusivas e envolventes

Uma das estratégias de comércio eletrônico mais básicas, mas frequentemente esquecidas, escrever descrições de produtos exclusivas que fortaleçam sua marca, envolvam seu público e eduquem seus compradores irá diferenciar seu site de comércio eletrônico de seus concorrentes de uma forma significativa para os mecanismos de pesquisa e seus clientes .

Uma excelente cópia da página do produto é ainda mais valiosa se você estiver vendendo produtos que podem ser encontrados em centenas de outros sites de comércio eletrônico, uma vez que muitas dessas lojas irão copiar e colar uma descrição do produto diretamente do fabricante, resultando em conteúdo reduzido e duplicado em dezenas de sites ou mais. Se seus produtos estão disponíveis em outro lugar ou se você é o único fornecedor, escrever descrições de produtos exclusivas e atraentes, otimizadas com suas palavras-chave alvo, aumentará suas classificações orgânicas. Se bem feito, fará isso ao mesmo tempo em que melhora sua taxa de conversão.

A título de exemplo, após sofrer uma exaustiva otimização de descrições, o sexyshop sexyit aumentou em 27% dos resultados orgânicos no Google.

2. Dados estruturados para resultados de pesquisa aprimorados e CTR aprimorada

Você já se perguntou por que alguns resultados no Google parecem ter mais informações do que outros? Por exemplo, você pesquisou um produto e notou que algumas páginas de produtos exibem avaliações com estrelas para avaliações diretamente nos resultados da pesquisa? Esses resultados aprimorados são geralmente o resultado da implementação de dados estruturados do webmaster nessas páginas.

3. A otimização móvel é fundamental para o SEO

Otimizar o seu site para dispositivos móveis tem se tornado cada vez mais importante a cada ano por mais de uma década. Se você administra uma loja de comércio eletrônico, precisa priorizar a experiência móvel em relação à experiência no desktop. Isso significa criar um site responsivo que atenda ao tamanho do dispositivo que o acessa.

Há quase três anos, o Google nos diz que está mudando para o índice mobile-first. Se o Google está priorizando a experiência móvel, cabe à sua loja de comércio eletrônico fazer isso também.

Isso significa que, quando o Google faz as classificações de seus sites, eles prestam mais atenção ao seu site para celular do que para o seu site para computador. Como a maioria dos compradores de comércio eletrônico inicia ou termina sua compra online, você DEVE se concentrar na experiência móvel.

Um bom lugar para começar é conectando seu site à ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google .

4. Aumente a velocidade do site e diminua o tempo de carregamento da página

Uma parte cada vez mais importante do algoritmo do Google, ter um site rápido melhorará drasticamente a sua classificação e a experiência do usuário.

Seu foco deve ser a experiência do usuário, mas você precisa considerar que a rapidez com que seu site carrega faz parte dessa experiência. Tome medidas para se tornar o site mais rápido entre seus concorrentes. Nesse sentido, você não precisa ser um relâmpago se estiver servindo seu conteúdo com mais rapidez do que os concorrentes em seu nicho ou setor.

Certifique-se de que suas imagens estão devidamente compactadas para uso na web, ou arquivos de imagens grandes podem atrapalhar seu site. Também fique atento ao CMS que pode estar forçando versões maiores de imagens de produtos quando versões compactadas seriam suficientes.

5. Incentivar análises e envolvimento do cliente

Dados estruturados para exibir coisas como comentários nas SERPs são ótimos e tudo, mas se você tem 2 comentários em sua página, isso não parece tão bom!

Crie um programa de incentivo para encorajar seus usuários a deixar comentários. Essa estratégia deve ir além das avaliações, já que você deve priorizar o envolvimento de seus clientes anteriores, presentes e futuros, tanto quanto possível. No jogo de comércio eletrônico, os clientes recorrentes são extremamente benéficos e os clientes online respondem ao incentivo.

6. Segmentar variações de palavras-chave de cauda longa em artigos e conteúdo de blogs

O conteúdo ainda reina supremo. Para lojas de comércio eletrônico, seu blog deve aproveitar as variações de palavras-chave de cauda longa de suas palavras-chave alvo para produtos e categorias. Isso deve incluir análises de produtos, artigos de instruções etc. Por exemplo, se você vende tênis de corrida, deve escrever artigos sobre corrida, corrida, como escolher tênis de corrida, criar um recurso para ajudar as pessoas a saber o tamanho de tênis de que precisam, etc. .

7. Priorizar a navegação

A experiência do usuário ainda é um aspecto extremamente esquecido nas lojas de comércio eletrônico de hoje. Concentre-se na criação de um site fácil de navegar, especialmente no celular. Abra o caminho de menor resistência da página inicial ao checkout.

Isso apenas ajudará em sua taxa de conversão, mas também deve melhorar sua visibilidade orgânica. O Google presta atenção se um usuário volta ou não aos mecanismos de pesquisa após visitar seu site, e a usabilidade e a navegação do site desempenham um papel importante aqui. Se você ganhar classificações de palavras-chave no Google, mas todo esse tráfego voltar ao Google para encontrar um site melhor, o Google presumirá que seu site não é o lugar ideal para enviar tráfego.

8. CRO

Não podemos enfatizar a importância do CRO, ou Otimização da Taxa de Conversão, o suficiente. Considere contratar uma empresa profissional que ofereça serviços de taxa de conversão . Esta é uma área em que realmente pode ser imensamente benéfico ter um profissional fazendo o trabalho.

Utilizando dados analíticos, testes AB, gravações de vídeo de sessões reais do navegador, você pode trabalhar meticulosamente para melhorar sua taxa de conversão. Mudanças simples incluem a mudança do texto do CTA e da cor do botão, mas o verdadeiro CRO é muito mais do que isso e requer um profissional habilidoso com uma mente analítica. CRO é uma das maneiras mais fáceis de aumentar seus números de vendas online !

9. Vinculação interna de produtos, categorias e recursos relevantes

A vinculação interna é considerada uma estratégia desatualizada, mas ainda assim é incrivelmente importante. Concentre-se em colocar links internos relevantes na cópia da página e em artigos para humanos, não para mecanismos de pesquisa, e seu site agradecerá. Contanto que você não esteja enchendo de palavras-chave ou colocando links irrelevantes, os links internos em todo o seu site são uma maneira natural de ajudar o Google a entender seu site e conteúdo muito melhor.

10. Gerenciar adequadamente produtos fora de estoque

Nunca simplesmente exclua um produto (ou categoria, nesse caso) do seu site. Existem várias estratégias a serem consideradas, mas nenhuma delas envolve simplesmente a exclusão da página antiga. Aqui estão algumas opções a serem consideradas, que dependem das circunstâncias em questão.

Deixe a página do produto aberta, basta adicionar uma mensagem informando que o produto foi descontinuado. Adicione links para produtos relevantes nas páginas de descrição dos produtos antigos.

Retire a página antiga e implemente um redirecionamento 301 para a nova página mais relevante, seja um novo produto semelhante, um artigo de blog sobre o produto antigo, etc. Qualquer que seja a página mais relevante que possa substituir o URL antigo deve ser usada.

11. Aproveite o vídeo e o YouTube

Lembre-se de que a dica nº 1 é escrever descrições exclusivas e envolventes do produto, incluindo vídeos na página do produto é uma ótima maneira de ser mais envolvente, especialmente se forem vídeos exclusivos e originais e não emprestados do fabricante.

Lembre-se, a velocidade do site e as táticas de otimização técnica! Certifique-se de que seus vídeos não atrapalhem as páginas de seus produtos. Você pode tentar truques como garantir que todos os elementos importantes da página carreguem antes do vídeo carregar, para que os usuários ainda possam visualizar a página sem ter que esperar o vídeo carregar.

Você pode escolher hospedar seus próprios vídeos ou incorporar vídeos do YouTube. A vantagem de incorporar vídeos do YouTube é que o YouTube pode se tornar uma ferramenta de marketing por si só, se você estiver disposto a investir em recursos para produção de vídeo de alta qualidade.

Dica de bônus! Trabalhe com uma agência de comércio eletrônico estabelecida

As estratégias de SEO para comércio eletrônico podem ser gerenciadas internamente, mas se você leva seu negócio online a sério, convém considerar a contratação de uma agência de SEO para comércio eletrônico.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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