Marketing

10 passos para você criar seu marketing de atração

Publicado por Veja Notícias no dia 16/08/2021 as 21:30

O marketing de atração é uma das estratégias mais importantes dentro do marketing digital, inclusive, podendo ser o destaque dentro do seu planejamento, capaz de gerar novos potenciais clientes e transformá-los em clientes fidelizados para a sua empresa.

Conseguir convencer as pessoas de que nossos produtos e serviços são algo necessário, pode ser uma tarefa arduamente complicada, contudo tão difícil quanto é conseguir idealizar uma empresa em que a chegada de novos consumidores ocorre de forma natural. 

Um exemplo da usabilidade do Marketing de Atração

Imagine uma sorveteria instalada perto de um parque, praia ou ponto turístico que está com o movimento alto, fazendo os sensores de presença preço bombarem, principalmente por conta de alguns fatores que fazem os clientes ignorarem alguns detalhes.

O primeiro desses poderosos fatores é a localização do comércio que, como já falamos, está devidamente perto de locais onde as pessoas sentem mais vontade de consumir produtos gelados e líquidos com o âmbito de se hidratar. 

O segundo grande fator é a época do ano, já que estamos falando de sorvete, é óbvio que a presença de um calor maior, prevalece a vontade de muitos usuários em consumir o produto. 

Todo o maquinário da sorveteria, junto da centrifuga de acucar que ajuda a produzir o produto artesanal, pode também ajudar na qualidade final do que é oferecido aos clientes fortalecendo a demanda.

E por último, o terceiro grande fator que pode ser o marketing de atração dessa sorveteria. Repare que falamos que a empresa está localizada perto de parques e/ou praias. Graças a essa ideia, os líderes investiram em um blog que conta a curiosidade das praias da região.

Ao longo de todos os vídeos e artigos deste blog, são feitas referências diretas ou indiretas com a sorveteria. Já nas redes sociais é feito todo um trabalho de contato e conversa entre os clientes e a sorveteria, que conta com exclusividade a eles sobre os novos sabores.

Independentemente do que for comprado, até dutos de exaustão para melhorar todo o espaço, são devidamente anunciados pela sorveteria, de modo que os consumidores notem que ali existe um trabalho sério sendo realizado. 

Ademais, todos os textos e páginas do site são compostos por uma estratégia que faz com que o Google e outros mecanismos de pesquisa encontrem a sorveteria de forma rápida e direta. E por fim, o grand finale.

Somente aqueles que se registrarem no site da empresa e preencherem o formulário, estarão aptos a participarem de um curso online e gratuito que os ensinará a produzir o melhor sorvete caseiro. 

Todas essas placas de acessibilidade criadas pelo terceiro passo da empresa farão com que os consumidores possam lembrar dela unicamente por pisarem perto de uma praia ou de um parque, pois ela atua diretamente na vida deles.  

Conheça os 10 passos do Marketing de Atração

Saiba que você com um pouco de estudo e dedicação estará pronto para começar a praticar o marketing de atração na sua empresa. Para isso, separamos os 10 principais passos do marketing de atração. Está curioso? Então vamos lá!

1 – Entender o conceito da estratégia

O primeiro passo dessa estratégia é compreender a metodologia a ser desenrolada dentro do marketing de atração, como um projeto elétrico industrial que depende que os gerenciadores da obra organizem a forma como serão realizadas as instalações.

Pois bem, entre as etapas estão:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Fechamento;
  4. Encantamento.

Essas quatro etapas são as que compõem o marketing de atração e precisam ser realizadas em algum determinado momento. Voltando pro exemplo da sorveteria, é preciso diversos fatores para atrair o cliente.

E serão por meios deles que você conseguirá chegar na segunda etapa, que é a conversão desses clientes. Não necessariamente eles estarão consumindo os seus produtos, mas se estiverem compartilhando e comentando, há uma possibilidade de virarem clientes um dia. 

Quando o cliente está consumindo todos os conteúdos e sabe da existência da empresa, surgem as estratégias que têm como objetivo fazê-lo fechar o negócio. 

Essa é a etapa mais esperada por todo o empreendedor, mas para que seja concretizada, é necessário que os consumidores compreendam a importância das outras. Por fim, todos esses processos devem gerar o que chamamos de encantamento de clientes.

O encantamento não é como uma terceirização de limpeza, onde você contrata alguém para realizar o serviço. Toda a gestão do seu negócio tem como objetivo gerar esse sentimento no maior número possível de consumidores.

Essa etapa serve para que eles voltem a comprar na sua marca, e dependendo do setor é algo importante, pois pode se tratar da prestação de serviços.

2 – Montando o site da empresa

O Site da sua empresa é um dos principais fatores, que fará com que o marketing de atração possa ser construído de maneira sólida. Um site é o portfólio da empresa e mostra a forma como ela trabalha. 

Além de contar com todo o trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que serve como uma empresa de portaria, fazendo com que os consumidores cheguem mais rápido na sua organização, por meio de processos na construção dos textos e arquitetura do seu site. 

3 – Montando o blog

Os blogs são potenciais fontes de contato entre uma empresa e os clientes. Eles são responsáveis por gerar a autoridade da empresa no assunto de fala. As pessoas precisam saber que a marca compreende do que está falando,

E os blogs além de alimentarem o site e fortalecerem a estratégias de SEO, por meio das palavras-chave e outros componentes, também conseguem trazer novas informações, construindo uma boa relação entre você e as pessoas que acessarem os conteúdos. 

4 – Montando as redes sociais 

Toda a empresa precisa investir fortemente nas redes sociais, além disso você precisará fazer diversos testes, que terão como objetivo verificar qual rede social atua melhor dentro do seu segmento. 

Uma sorveteria pode ser muito forte no Instagram, mas fraca no Linkedin. Da mesma forma que uma grande empresa que produz bolsas promocionais pode ser forte no Facebook e fraca no TikTok. 

As redes sociais são responsáveis por gerar um contato mais informal com seus consumidores. Lá é possível estabelecer um diálogo, além de ser um forte catalisador de compartilhamentos promissores para o andamento da estratégia. 

Os conteúdos precisam ser diários e constantes, principalmente para que todos possam construir uma melhor orientação sobre a atuação da sua empresa. 

5 – Montando formulários atrativos

Formulários são ótimos para adquirir dados estratégicos para a sua empresa. É preciso saber quem são as pessoas que consomem seus conteúdos, os motivos que as fazem irem em busca deles, a idade e de onde são.

Desse modo será possível a estruturação de outras estratégias de capitalização de novos clientes. Sem dados não é possível fazer projeções. Além disso, sem ideia de onde você deverá investir, poderá estar colocando seu dinheiro em risco.

6 – E-mail marketing e sua força

Em geral os formulários serão responsáveis também por conseguirem o e-mail dos clientes e colocá-los dentro da “newsletter”. Por meio dessa ação, será possível comunicar o consumidor todos os dias sobre as novidades por trás da sua empresa.

O objetivo é fazê-lo lembrar constantemente da sua marca, para um dia comprar os produtos se achar necessário. Não costumamos ler todos os e-mails que chegam em nossa caixa de entrada, mas minimamente damos uma olhada e até abrimos alguns deles. 

E é exatamente isso que você deseja, estar presente no dia a dia do consumidor para um dia conseguir fazê-lo comprar seus produtos ou contratar os serviços disponíveis.

7 – Promovendo conteúdos exclusivos 

Para que os formulários sejam preenchidos e os clientes tenham interesse na newsletter, é preciso montar uma série de conteúdos capazes de fazê-los se sentirem únicos.  No início do artigo demos o exemplo do caso onde os consumidores aprendem a fazer sorvete. 

Você já deve ter visto em diversos sites a possibilidade de ganhar algo preenchendo um formulário. Isso faz as pessoas perderem uma oportunidade se não fizerem a inscrição.  A força dessas promoções é muito forte e necessária dentro do marketing de atração. 

8 – Redução dos custos da empresa

Todos esses processos terão como objetivo reduzir os custos que a sua empresa gasta com promoções desnecessárias e investimentos mal feitos. Note que existem empresas que nem sabem por onde começar.

A obtenção de dados e a organização das ações da sua empresa farão com que os gastos e desperdícios sejam reduzidos. Você precisa atuar diretamente na qualidade e na entrega ao seu consumidor. 

9 – Melhoria no atendimento ao consumidor

O consumidor atual exige um tratamento de qualidade, pois sabe que existem diversas empresas dispostas a torná-lo protagonista de suas operações. Priorizar o atendimento ao cliente seja de forma física, telefônica ou digital é um processo importante.

Milhares de empresas perdem clientes exclusivamente porque não foram capazes de tratar de forma individual e cuidadosa cada consumidor. Essa é uma tarefa que demanda até treinamento para a sua equipe. Atenha-se aos detalhes. 

10 – A importância da leitura na vida de um empreendedor

Por último, mas não menos importante, toda a tarefa que envolve a construção de uma nova estratégia ou a obtenção de novos conhecimentos, exige a constância da prática literária.  

Ler para adquirir novos conhecimentos dará a todos um conhecimento maior sobre como agir perante diversas situações. Todas as dicas que demos aqui geraram a você um grande potencial como agente na produção do marketing de atração.

Porém, existem mais coisas a serem explícitas e aprofundadas, por isso, não pare de ler e estudar para aplicar tudo da melhor forma possível dentro da sua empresa. 

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