Revista Portal Útil

O advogado com certeza é um dos profissionais mais importantes do cotidiano, e em algum momento de sua vida você precisará dos seus serviços. Hoje em dia no Brasil há uma grande oferta de profissionais no mercado, o que dificulta um pouco na escolha do profissional certo para atender as suas necessidades.

Porém é preciso entender que certas demandas necessitam de um acompanhamento mais especializado, o que faz com que o processo de escolha do profissional que irá te auxiliar seja mais complexo.

Para que você acerte na escolha do advogado, buscando um serviço de qualidade e que atenda as suas demandas, apresentaremos alguns passos que você deve seguir para escolher um advogado que leve em consideração as necessidades e cuidados que o problema apresentado exige.

O que este artigo aborda:

Principais passos na hora de escolher um advogado
Principais passos na hora de escolher um advogado
Pin It

Verifique a qualificação do advogado

É muito importante você analisar a qualificação do advogado que você pretende contratar para saber se essas atendem as necessidades do caso. Verifique também as experiências que o profissional teve naquela área, além de cursos e especializações voltadas a ela.

Verificar a especialização do advogado na área que você está necessitando dos serviços é essencial para que você consiga o profissional adequado para atendê-lo. Então, busque informações a respeito da atuação do mesmo na área de interesse, verifique a experiência e a familiaridade com o assunto em específico para que o profissional possa atender sua demanda com qualidade.

Confira agora mesmo o melhor Advogado Brasilia – Preços exclusivos para você.

Verifique o registro do advogado

É importante você verificar se o advogado tem o registro da OAB válido, pois se o mesmo não estiver registrado, está exercendo de maneira irregular, a profissão.  Por isso a consulta do registro é essencial para que você tenha certeza que está contratando um profissional responsável e sério.

Uma forma de você consultar o registro do profissional é por meio do CNA (Cadastro Nacional dos Advogados), no portal é possível verificar se o profissional tem o registro, além de saber se a situação do mesmo é regular ou não.

Pesquise sobre mais de um advogado

Antes de realmente escolher um advogado para resolver o seu caso, converse com outros sobre o problema, verifique a experiência deles em relação ao assunto, assim como suas especializações e qualificações.

Consiga referências do advogado com outros clientes

Sim, por mais que fazer uma pesquisa sobre a qualificação e experiencias do advogado sejam importantes, saber quais foram as impressões que outros clientes tiveram também é essencial na hora de tomar a decisão de contratar o profissional.

É uma ótima alternativa para conhecer um pouco mais o profissional que você está pensando em contratar, tanto relacionado a sua competência, como também conhecer aspectos relacionados a sua postura profissional. Antigos clientes são uma boa opção para que você consiga um feedback relacionado ao advogado. Faça algumas perguntas relacionadas aos resultados que foram obtidos, qual serviço requisitado e sobre o nível de satisfação que esses clientes apresentaram relacionado tanto a postura do advogado quanto a sua eficiência.

Procures informações relacionadas a seu trabalho

Existem várias maneiras de você obter informações relacionadas ao trabalho daquele advogado em específico. Mas a melhor delas é conversar pessoalmente, então busque informações direto da fonte. Procure se informar sobre prazos e previsões relacionadas ao andamento do caso e a média de tempo que ele pode levar para resolver o problema.

Busque também saber sobre o número de casos bem sucedidos que o profissional que será contratado coleciona. Sabe-se que eticamente não se pode garantir resultados, mas com a frequência de casos bem sucedido é mais fácil fazer uma previsão de qual será o resultado relacionado ao êxito na resolução do problema em questão.

Procure um advogado que apresente um bom atendimento

É muito importante que você escolha um advogado que te deixe confortável em relação ao problema que você irá apresentar a ele. Se houver desconforto em relação a isso, é sinal que você deve procurar outro profissional para te ajudar na sua questão.

Outra característica que você deve observar quando for contratar um advogado é se ele é proativo e solicito. Não tem nada melhor que contratar um serviço e o profissional está sempre disposto a tirar dúvidas quando necessário, e buscar com o cliente as melhores maneiras para solucionar o problema em questão.

Escolher um advogado que seja dinâmico e procure sempre esclarecer questões que o cliente apresenta, é um ótimo passo para ter um bom profissional a frente do seu problema e empenhado em buscar soluções para o mesmo.

Além dessas características, uma que é essencial para um bom atendimento, é a boa comunicação entre o profissional e o cliente. É muito importante que o advogado consiga manter o cliente atualizado das informações importante sobre o caso, isso faz com que ele se sinta mais confiante em relação ao trabalho que o profissional está executando.

Leia com bastante atenção o contrato

É muito importante que você leia o contrato com atenção antes de assiná-lo, nele contem todas as orientações do serviço, dos deveres e direitos, tanto do cliente como do advogado, então, para que não haja dúvidas em relação os procedimentos do serviço em si, é muito importante que você como cliente esteja ciente de todas as cláusulas.

Nele também estarão as informações sobre honorários, entre outros apontamentos que irão determinar como será essa relação entre advogado e cliente.

Existem muitos casos de problemas entre clientes e advogados, seja por conta de uma péssima comunicação, pela falta de comprometimento e proatividade do profissional, ou por questões relacionadas a compreensão do contrato que foi assinado para firmar o acordo de serviço.

Por isso, saber escolher um bom advogado é essencial para começa a resolver os problemas que você tem diante a justiça. O comprometimento desse profissional vai definir muito como será o trabalho entre vocês dois. Portanto é de muita importância que você esteja ciente de todos os procedimentos a cerca desse serviço para que não haja má interpretação ou equívocos.

Se você seguir esses passos na hora de procurar um bom advogado para resolver o seu problema, com certeza conseguirá encontrar profissionais bem capacitados para te ajudar.

Leia também: Quando não é necessário fazer inventário?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse