Publicado por Veja Notícias no dia 24/02/2021 as 14:35

O Employee Lifetime Value (ELTV) permite que uma empresa produza dados sobre o rendimento dos seus colaboradores, no lugar de ter como base somente estimativas. A par das informações dessa métrica, os gestores dos negócios podem tomar decisões fundamentadas.

A estratégia do ELTV funciona para manter uma equipe mais comprometida, o que pode resultar em ganhos financeiros para uma organização. Por outro lado, o uso dessa métrica também proporciona evitar desligamentos de funcionários e, assim, impede o desperdício de dinheiro causado por uma eventual desocupação do cargo.

A seguir, entenda o que é o ELTV, como pode ser calculado e por que é importante para o sucesso de uma empresa. Confira!

Entenda o que é e como calcular o Employee Lifetime Value

A expressão em inglês Employee Lifetime Value (ELTV) pode ser traduzida em português como Valor do Tempo de Vida do Funcionário. O índice é uma maneira de avaliar os resultados entregues pelos trabalhadores desde a contratação até o fim das atividades que eles desempenham na instituição.

O ELTV é medido com base em algum tipo de retorno que o funcionário produz. No caso de um vendedor de uma loja que passar por um contrato de experiência de três meses, por exemplo, é possível escalar o número de produtos que ele comercializou durante esse período.

Nesse caso, para calcular o Employee Lifetime Value, deve-se confeccionar um gráfico em que o eixo vertical é a quantidade de vendas e o eixo horizontal são os três meses de experiência. Se o gráfico apontar que o funcionário comercializou um número de itens próximo ao de um vendedor iniciante, isso pode significar que o contrato será estendido. 

Conheça os benefícios do ELTV para as empresas

Entre as vantagens desse indicador está a identificação dos colaboradores que se destacam frente aos demais e podem ser considerados talentos para uma organização. Isso faz com que os funcionários se sintam motivados para entregar resultados melhores, já que estão em processo de avaliação.

Além disso, os gráficos obtidos podem auxiliar a tomada de decisões estratégicas para evitar desligamentos de funcionários. É possível investir em capacitação dos colaboradores, para aperfeiçoar os rendimentos e impedir que um trabalhador saia da função. Assim, a empresa economiza com os custos de um desligamento e de uma nova contratação.

Veja como superar os desafios dessa métrica

Por conta das diferentes funções dos empregados de uma grande empresa, o gestor pode encontrar obstáculos para medir de maneira objetiva o resultado produzido por um funcionário durante um intervalo de tempo. Por isso, é preciso tentar se distanciar de métodos subjetivos de avaliação.

Já as organizações com um período curto de atuação no mercado podem ter dificuldades em definir essa métrica. Nesse caso, os gestores podem aguardar um recorte de tempo mais prolongado, a fim de definir melhores resultados. Por isso, é necessário fazer adaptações no ELTV conforme as necessidades específicas de cada negócio.

Com base no que foi apresentado, você entendeu como esse indicador gera informações sobre o rendimento dos funcionários de uma empresa. Isso possibilita a adoção de medidas com base em dados e não em suposições sobre o trabalho dos colaboradores. Assim, o time deve ficar mais engajado e a organização terá mais ganhos.

Se você gostou de aprender sobre o Employee Lifetime Value, compartilhe este conteúdo agora mesmo nas redes sociais e divida esse conhecimento com mais pessoas.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos