Publicado por Veja Notícias no dia 15/03/2021 as 16:46

A tecnologia toma conta do mercado em todos os setores. E isso nos dá acesso a volume de dados cada vez maiores e é preciso armazenar e organizar tudo isto. O Big Data é a tecnologia base do tratamento de dados e traz com ele meios para isto, como o Data Lake, por exemplo.

Essa tecnologia no RH já está sendo muito utilizada em diversas empresas para ajudar no armazenamento de dados de uma forma segura. Se você ainda não sabe o que é Data Lake e quais são as suas vantagens no mundo empresarial, aqui vamos explicar tudo sobre esse assunto.

Sua empresa está preparada para armazenar dados com segurança e flexibilidade? Com o Date Lake é possível fazer isto de forma prática e bastante segura.

O que é Data Lake?

O Data Lake é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “lago de dados”. Essa ferramenta é um repositório capaz de armazenar todos os dados da empresa com segurança. A sua principal característica é que os dados são centralizados em um único local em sua forma bruta, sem passar por nenhum tratamento ou análise.

Dessa forma, o Data Lake absorve os mais variados tipos de dados em um único espaço. Assim, a empresa pode centralizar o armazenamento de dados e facilitar a consulta. E para isso é possível utilizar diversas tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning.

O objetivo do Data Lake é que a empresa mantenha os dados armazenados de forma segura, já que as informações representam um potencial de retorno.

Quais são as principais vantagens do Data Lake para empresas?

Como vimos no tópico acima, o Data Lake é uma excelente opção de repositório de dados, justamente por conta das suas características de armazenamento e segurança dos arquivos. Confira abaixo as principais vantagens do Data Lake:

Suporte para grande volume de dados

Com a era digital em curso, as empresas geram volume de dados diários cada vez maiores. E quando falamos em volume de dados, estamos falando das mais variadas informações, desde contratos, histórico e até e-mails de clientes.

E o Data Lake é a ferramenta que possibilita o acúmulo de diferentes tipos de dados. Essa ferramenta possui suporte para que profissionais de T.I e R.H possam gerir um volume gigantesco de informações com agilidade.

Hoje em dia, os dados são considerados ativos das empresas, eles podem ser úteis para gerar novas oportunidades de negócio, por isso são tão importantes na era digital. Com o Data Lake, a empresa ganha facilidade para armazenar e obter retorno com estes dados sempre que preciso.

Ferramenta flexível

Outra grande vantagem do Data Lake para as empresas é que como os dados são armazenados em estado bruto, sem nenhum tratamento prévio e isso faz essa ferramenta ser altamente flexível. Em outras palavras, nenhum dos dados armazenados possui uma finalidade futura.

Dessa maneira, a empresa fica livre para utilizar as informações quando lhe convém, assim o sistema é flexível para que a organização use os dados de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Acesso fácil

Diferente de outros tipos de repositório de dados, o Data Lake é uma ferramenta bastante versátil e com facilidade para o acesso. Isso possibilita que as informações possam ser compartilhadas entre diferentes usuários, diminuindo as limitações sobre o acesso aos dados.

Um sistema de dados muito limitado acaba se caracterizando por uma expectativa de segurança maior, mas também limita a possibilidade de retorno que as informações podem trazer. Dessa forma, o Data Lake garante um acesso mais fácil, o que aumenta o valor dos dados armazenados e mesmo assim se mantêm em segurança.

Redução de custos

O Data Lake também pode representar uma redução de custos considerável para as empresas. O processo de análise e tratamento de dados é um investimento pesado para as organizações, além de ser um processo mais lento, sendo menos ágil e bastante custoso.

Com a ferramenta os dados são armazenados em sua forma bruta e com segurança, assim eles são usados apenas quando há necessidade. Além disso, o Data Lake consegue armazenar um grande volume de dados e agiliza a consulta das informações. Dessa maneira, a empresa gasta menos com armazenamento de dados e otimiza o uso dos dados.

Torna a empresa mais competitiva

A competitividade é um bem muito preciso no mercado corporativo. Uma empresa precisa ser competitiva e o Data Lake possibilita isso. Essa ferramenta reúne uma grande base de dados e facilita a consulta, dessa forma é possível encontrar e combinar dados brutos e utilizá-los da melhor forma.

Isso traz a possibilidade de gerar insights valiosos e concretos ajudando a empresa a criar diferenciais de mercado. O Data Lake é uma ferramenta bastante robusta, que pode auxiliar muito na organização digital da empresa e pode ser um fator preponderante para uma guinada para a montagem de uma estrutura robusta e funcional, que facilita os negócios.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Dicas de ração boa e barata

3 de setembro de 2021

Dicas de ração boa e barata

O desenvolvimento da ração para cachorros é feito com ingredientes de alta qualidade e que permite uma longevidade para o pet. O alimento contém vários ingredientes...