Revista Portal Útil

Um dos maiores consensos da comunidade científica é que praticar esporte com certeza vale a pena.

A razão disso, dita com poucas palavras, é que a prática esportiva traz um pacote completo de benefícios: ajuda na socialização, exercita a cooperação, trabalha os músculos e até equilibra o lado emocional dos praticantes.

Todavia, é recomendado fazer uso de ZMA para recuperar alguns minerais essenciais que são perdidos durante os exercícios. Ele ainda ajuda na hora de dormir e até evita a fadiga muscular.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos esportes em nossas vidas? Leia este conteúdo até o final!

O que este artigo aborda:

Vale a pena  investir no esporte?
Vale a pena investir no esporte?
Pin It

Quais são os benefícios do esporte?

É comprovado pela ciência moderna — e pela da Antiguidade também — que o esporte eleva a qualidade de vida da população. Aliás, fazer atividades físicas ao menos 3 vezes na semana, aliada a uma alimentação nutritiva, é a fórmula para um organismo saudável.

Um fato que poucas pessoas sabem são os benefícios além dos visíveis que o esporte pode trazer. De fato, os exercícios físicos vão muito além de uma simples técnica para ficar com o corpo em forma.

Em suma, podemos apontar 3 grandes benefícios dos esportes:

  • Redução do estresse;
  • Melhora de concentração;
  • Fortalecimento corporal.

Vamos ver esses benefícios em detalhes!

Reduz o estresse

Não se sabe exatamente o motivo, mas as atividades físicas melhoram — e muito — os índices de estresse de uma pessoa. Ou seja, há uma relação clara entre a prática esportiva e a sensação de bem-estar.

Esse fenômeno é tido como um efeito holístico — quando a causa emerge de uma rede complexa de condições. Uma das possíveis respostas, por exemplo, é a liberação de toxinas armadilhadas em certas partes do corpo que, quando expelidas, causam uma sensação de prazer.

Vale notar que reduzir o estresse implica diminuir problemas relacionados à essa condição. Pressão alta, chance de infarto e diversos outros males podem ser evitados.

Melhora a concentração

Um dos efeitos que não fica à amostra é o aumento de concentração nos praticantes. Para entender esse benefício, basta relembrar como a prática de exercícios acontece: temos que ficar atentos a diversos fatores, corrigir postura e assim por diante.

Ou seja, quando executamos atividades complexas — que requerem movimentos precisos —, precisamos prestar muita atenção ao momento presente. A longo prazo, isso causa um incremento impressionante em nossa capacidade de concentração.

Pessoas atentas diminuem as chances de acidentes de trabalho e de trânsito. Além disso, aproveitam ainda mais suas próprias vidas.

Fortalece o corpo

Nossa musculatura, assim como as demais partes de nosso corpo, o que inclui o cérebro, se desenvolve de acordo com o uso. Portanto, pessoas sedentárias têm uma musculatura bastante precária.

Em resumo, isso fica visível na hora de executar tarefas simples, como limpar a casa ou percorrer uma determinada distância à pé. Falta de ar, suor e fadiga são as reclamações mais comuns.

Com a prática de esporte, nosso corpo fica mais forte, permitindo executar tarefas sem aquela sensação de exaustão. Ou seja, traz benefícios para diversas esferas de nossa vida, inclusive a amorosa.

Qual o melhor esporte para se praticar?

O melhor esporte é aquele que te agrada mais, e que você se sente realizado ao praticá-lo. Ou seja, essa resposta fica à seu critério; no fim das contas, o importante é praticar alguma modalidade esportiva.

Se você for iniciante nesse mundo, temos 4 recomendações interessantes para você:

  • Corrida;
  • Natação;
  • Ciclismo;
  • Atividades de recreação.

Corrida

A corrida é o esporte mais “barato” que temos à nossa disposição. Em suma, basta um tênis adequado e uma longa estrada asfaltada para que a prática ocorra.

No entanto, se você estiver saindo de um longo período de sedentarismo, dê tempo para seu corpo se acostumar com o exercício. Não o force além de sua capacidade; para isso, intercale caminhada e corrida no início.

Natação

A corrida é ótima quando queremos deixar o coração e os pulmões tonificados. Da mesma forma, deixa as coxas, panturrilhas e glúteos fortalecidos, mas não exercita outras partes do corpo.

Já a natação, por outro lado, é tida como um exercício mais completo que a corrida, pois trabalha o corpo inteiro durante a atividade física.

Ciclismo

O ciclismo é uma modalidade que tem crescido aqui no Brasil, e seu charme é percorrer longas distâncias sem se esforçar muito. Assim, pode-se realizar trilhas em meio a mata, assim como percorrer as ruas da cidade — sempre a aproveitar a paisagem.

Um dos pontos negativos é o investimento inicial, dado que bicicletas de qualidade são caras.

Atividades de recreação

Por fim, nada melhor do que se exercitar enquanto se diverte, não é verdade? É justamente isso que algumas atividades de recreação fazem. Um ótimo exemplo disso é o airsoft. É um jogo que simula um combate armado, onde os participantes usam armas que atiram bolinhas de plástico. Dá para perder uma boa quantidade de calorias enquanto se diverte.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse