Publicado por Veja Notícias no dia 23/04/2021 as 12:33

Um dos maiores consensos da comunidade científica é que praticar esporte com certeza vale a pena.

A razão disso, dita com poucas palavras, é que a prática esportiva traz um pacote completo de benefícios: ajuda na socialização, exercita a cooperação, trabalha os músculos e até equilibra o lado emocional dos praticantes.

Todavia, é recomendado fazer uso de ZMA para recuperar alguns minerais essenciais que são perdidos durante os exercícios. Ele ainda ajuda na hora de dormir e até evita a fadiga muscular.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos esportes em nossas vidas? Leia este conteúdo até o final!

Quais são os benefícios do esporte?

É comprovado pela ciência moderna — e pela da Antiguidade também — que o esporte eleva a qualidade de vida da população. Aliás, fazer atividades físicas ao menos 3 vezes na semana, aliada a uma alimentação nutritiva, é a fórmula para um organismo saudável.

Um fato que poucas pessoas sabem são os benefícios além dos visíveis que o esporte pode trazer. De fato, os exercícios físicos vão muito além de uma simples técnica para ficar com o corpo em forma.

Em suma, podemos apontar 3 grandes benefícios dos esportes:

  • Redução do estresse;
  • Melhora de concentração;
  • Fortalecimento corporal.

Vamos ver esses benefícios em detalhes!

Reduz o estresse

Não se sabe exatamente o motivo, mas as atividades físicas melhoram — e muito — os índices de estresse de uma pessoa. Ou seja, há uma relação clara entre a prática esportiva e a sensação de bem-estar.

Esse fenômeno é tido como um efeito holístico — quando a causa emerge de uma rede complexa de condições. Uma das possíveis respostas, por exemplo, é a liberação de toxinas armadilhadas em certas partes do corpo que, quando expelidas, causam uma sensação de prazer.

Vale notar que reduzir o estresse implica diminuir problemas relacionados à essa condição. Pressão alta, chance de infarto e diversos outros males podem ser evitados.

Melhora a concentração

Um dos efeitos que não fica à amostra é o aumento de concentração nos praticantes. Para entender esse benefício, basta relembrar como a prática de exercícios acontece: temos que ficar atentos a diversos fatores, corrigir postura e assim por diante.

Ou seja, quando executamos atividades complexas — que requerem movimentos precisos —, precisamos prestar muita atenção ao momento presente. A longo prazo, isso causa um incremento impressionante em nossa capacidade de concentração.

Pessoas atentas diminuem as chances de acidentes de trabalho e de trânsito. Além disso, aproveitam ainda mais suas próprias vidas.

Fortalece o corpo

Nossa musculatura, assim como as demais partes de nosso corpo, o que inclui o cérebro, se desenvolve de acordo com o uso. Portanto, pessoas sedentárias têm uma musculatura bastante precária.

Em resumo, isso fica visível na hora de executar tarefas simples, como limpar a casa ou percorrer uma determinada distância à pé. Falta de ar, suor e fadiga são as reclamações mais comuns.

Com a prática de esporte, nosso corpo fica mais forte, permitindo executar tarefas sem aquela sensação de exaustão. Ou seja, traz benefícios para diversas esferas de nossa vida, inclusive a amorosa.

Qual o melhor esporte para se praticar?

O melhor esporte é aquele que te agrada mais, e que você se sente realizado ao praticá-lo. Ou seja, essa resposta fica à seu critério; no fim das contas, o importante é praticar alguma modalidade esportiva.

Se você for iniciante nesse mundo, temos 4 recomendações interessantes para você:

  • Corrida;
  • Natação;
  • Ciclismo;
  • Atividades de recreação.

Corrida

A corrida é o esporte mais “barato” que temos à nossa disposição. Em suma, basta um tênis adequado e uma longa estrada asfaltada para que a prática ocorra.

No entanto, se você estiver saindo de um longo período de sedentarismo, dê tempo para seu corpo se acostumar com o exercício. Não o force além de sua capacidade; para isso, intercale caminhada e corrida no início.

Natação

A corrida é ótima quando queremos deixar o coração e os pulmões tonificados. Da mesma forma, deixa as coxas, panturrilhas e glúteos fortalecidos, mas não exercita outras partes do corpo.

Já a natação, por outro lado, é tida como um exercício mais completo que a corrida, pois trabalha o corpo inteiro durante a atividade física.

Ciclismo

O ciclismo é uma modalidade que tem crescido aqui no Brasil, e seu charme é percorrer longas distâncias sem se esforçar muito. Assim, pode-se realizar trilhas em meio a mata, assim como percorrer as ruas da cidade — sempre a aproveitar a paisagem.

Um dos pontos negativos é o investimento inicial, dado que bicicletas de qualidade são caras.

Atividades de recreação

Por fim, nada melhor do que se exercitar enquanto se diverte, não é verdade? É justamente isso que algumas atividades de recreação fazem. Um ótimo exemplo disso é o airsoft. É um jogo que simula um combate armado, onde os participantes usam armas que atiram bolinhas de plástico. Dá para perder uma boa quantidade de calorias enquanto se diverte.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos