Geral

Tire suas dúvidas sobre o Salário Sob Demanda

Publicado por Veja Notícias no dia 15/03/2021 as 16:50

As relações sociais de trabalho estão mudando nos últimos anos. E a pandemia do coronavírus acelerou todo esse processo. Uma das mudanças no mercado foi a implementação do salário sob demanda, um benefício que tem sido utilizado por muitos empregados e empregadores.

Se você não sabe o que são benefícios flexíveis, é importante ficar ligado! Com as mudanças nas leis trabalhistas, a expectativa é que as empresas ofereçam flexibilidade, deixando a decisão sobre diversos assuntos na mão dos funcionários.

O salário sob demanda, por exemplo, é um dos recursos em que a decisão de uso fica por conta do trabalhador. Muitas pessoas ainda desconhecem esse termo no mercado corporativo, então preparamos este artigo para te ajudar a entender tudo sobre o salário sob demanda e como usá-lo a seu favor.

O que é o salário sob demanda?

Basicamente, o salário sob demanda é um modelo de remuneração no qual o trabalhador tem direito ao salário proporcional aos dias já trabalhados no mês. Dessa maneira, o profissional não precisa esperar até o dia oficial de pagamento, que geralmente ocorre no início de todo o mês, ele pode sacar parte do salário em qualquer data.

Muitas pessoas têm bastante dificuldade em conciliar o dia de recebimento do salário com as datas de vencimentos das contas de casa. Isso acaba gerando atrasos nos pagamentos dos boletos, pode gerar dívidas e causa um estresse financeiro no funcionário que se vê apertado para o pagamento das contas.

Então, o salário sob demanda está sendo implementado em empresas com a ideia de ajudar os colaboradores a terem mais controle sobre suas finanças. Dessa maneira, é possível ajustar as retiradas do salário no decorrer do mês para o pagamento de contas em diferentes datas de vencimento.

Num exemplo simples, digamos que você receba no 5° dia útil de todo o mês e que você possui boletos para pagar já no dia 1°. Neste caso, você poderia sacar o salário sob demanda, referente ao valor proporcional dos dias trabalhados. Assim, você pode evitar o atraso de contas.

Dessa maneira, uma pessoa pode controlar melhor os seus gastos e fazer as retiradas do salário sob demanda conforme as suas necessidades. Isso também pode diminuir a necessidade de usar um cartão de crédito ou entrar no cheque especial e acumular dívidas com juros altíssimos, por exemplo.

Como funciona o salário sob demanda?

Para que funcione de maneira eficiente, o salário sob demanda precisa ser regulado de maneira digital. Para isto é preciso automatizar a folha de pagamento, assim será possível controlar as horas trabalhadas por cada colaborador com assertividade.

Com o controle das horas trabalhadas é possível fazer um cálculo em tempo real do montante do salário que está disponível para saque a cada dia. Em muitos países, as empresas utilizam um sistema em que o setor de RH preenche a folha de ponto de cada funcionário e a partir disso é feito o cálculo do valor disponível para saque.

Dessa maneira, o colaborador tem acesso a este valor e pode retirar quando precisar. O valor é depositado em sua conta no mesmo dia ou no próximo dia útil de trabalho.

O salário sob demanda está dentro dos direitos trabalhistas?

Pode se dizer que sim. O salário sob demanda é um modelo de adiantamento de parte da remuneração integral e mesmo não sendo explicitamente citado, ele se enquadra no artigo 462 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que trata das formas de adiantamento salarial.

Assim, a legislação autoriza o adiantamento, tanto por solicitação do empregado como do empregador.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do salário sob demanda?

O modelo de salário sob demanda tem seus prós e contras. Se bem usado, ele pode facilitar a vida financeira das pessoas, mas sem controle é possível que se torne algo negativo. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens desse benefício:

Vantagens

  • Maior controle sobre as finanças, já que permite que colaboradores utilizem o dinheiro a qualquer momento.
  • Menos estresse financeiro e mais produtividade porque ajuda a diminuir a tensão da espera pelo salário para o pagamento de contas.
  • Mais engajamento e retenção de talentos para empresas que por meio deste benefício mostram que se preocupam com os seus colaboradores.

Desvantagens

  • Necessidade de educação financeira. O salário sob demanda é um benefício que deve vir acompanhado de uma capacitação em finanças pessoais. Dessa maneira, os colaboradores irão utilizar esse benefício com inteligência.

O salário sob demanda pode ser um excelente benefício se for bem utilizado. Para empresas, ele também possui diversas vantagens, sendo um fator importante em uma estratégia de retenção de talentos.

Para os colaboradores, o mais indicado é ajustar as contas da melhor maneira possível e definir datas para a retirada do adiantamento durante o mês. Dessa maneira, será possível aproveitar melhor o dinheiro e não usar o benefício a qualquer custo.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos