Revista Portal Útil

Nos dias de hoje, somente um bom salário não é suficiente para que a motivação de um funcionário seja correspondente aos ideais da empresa. Para que isso seja possível, uma das estratégias mais utilizadas é a oferta de benefícios que sejam desejados por esses colaboradores.

Outra vantagem da concessão de benefícios é sua eficiência quando o assunto é reduzir a alta rotatividade de bons profissionais, retendo talentos essenciais para garantir produtividade e bons resultados da empresa.

Os benefícios são os mais variados e o desejo por eles também. Alguns trabalhadores preferem benefícios que garantam facilidades no presente, como vale alimentação, outros preferem algo que facilite o futuro, como uma previdência com o plano averbado.

Antes de saber quais são os benefícios mais desejados pelos brasileiros, entender sobre a gestão eficiente deles pode ajudar na hora de analisar melhor cada sugestão que será apresentada aqui.

O que este artigo aborda:

Saiba quais são os benefícios mais desejados pelos brasileiros
Saiba quais são os benefícios mais desejados pelos brasileiros
Pin It

Gestão de benefícios

É necessário que o departamento de RH saiba entender quais os anseios dos seus funcionários para oferecer os benefícios que melhor correspondem a eles, e é nesse ponto que entra a gestão de benefícios.

O conceito de gestão de benefícios pode ser definido com um conjunto de atitudes que estão alinhadas com a visão da empresa e são tomadas pelos empregadores a fim de administrar as vantagens que são oferecidas aos funcionários.

Essa gestão é o que garante, como já mencionado aqui, a manutenção efetiva da motivação dos colaboradores, a produtividade da empresa e a retenção de talentos através das vantagens oferecidas.

Esse tipo de estratégia avalia a realidade da empresa, sua capacidade financeira, bem como as necessidades de seus funcionários. Além disso, essa gestão também analisa quais as parcerias para a concessão desses benefícios serão mais satisfatórias, e adota mecanismos para se certificar de que os benefícios estão sendo válidos para seus propósitos.

Agora que você já entendeu que a concessão de benefícios requer planejamento estratégico, continue a leitura e saiba quais são os benefícios que o trabalhador brasileiro mais deseja.

Benefícios mais desejados pelos brasileiros

Para inspirar você, preparamos uma lista com alguns dos benefícios que estão entre os mais valorizados pelos brasileiros.

Assistência médica

Ter um plano de saúde representa uma melhor qualidade no atendimento médico do funcionário e sua família, com mais segurança, rapidez e tratamentos melhores com acesso a tecnologia médica de última geração. Essas características tornam a assistência médica um benefício muito desejado pelos trabalhadores brasileiros.

De uma forma geral, esse benefício faz com que o funcionário se sinta mais protegido, logo, ele se sente mais valorizado pela empresa e tende a trabalhar com maior satisfação. Também tem o poder de reduzir ausências, elevando a produtividade.

Alimentação

Benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e cesta básica também são muito atrativos para os trabalhadores. Por ser um valor que não é descontado do salário, a alimentação passa a ser uma preocupação a menos para o funcionário.

Além disso, uma boa alimentação é capaz de proporcionar melhor desempenho, quem nunca ouviu o famoso ditado de que “saco vazio não pára em pé”? O benefício da alimentação oferece mais qualidade nas refeições do colaborador, garantindo sua saúde nutricional e por consequência satisfação, bom-humor e foco.

Participação nos lucros e resultados

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou a Participação nos Resultados (PPR) equivale a uma divisão percentual do faturamento líquido da empresa com seus funcionários. E a quantia recebida por cada trabalhador equivale ao seu resultado individual como colaborador e aos lucros coletivos.

Os funcionários são movidos pelo entendimento de que, à medida que alcança sua meta, sua bonificação se torna maior. Dessa forma, a empresa ganha com seus objetivos sendo alcançados com maior empenho por seus colaboradores.

Convênios comerciais

Esse benefício consiste na realização de parcerias entre a empresa e setores comerciais que garantam descontos e vantagens na aquisição de serviços e produtos.

Esses convênios podem proporcionar acesso mais fácil a: lazer – com parcerias que abrangem cinemas, teatros, livrarias; educação – oferecendo descontos em graduação, pós-graduação, cursos de idioma; lojas – que oferecem artigos de vestuário, alimentos, eletrônicos; entre outros.

Esse tipo de benefício demonstra a preocupação da empresa com a vida do funcionário fora do ambiente de trabalho, se estendendo também a família dele.

Previdência privada

A Reforma da Previdência, promulgada em novembro de 2019, tornou a perspectiva de se aposentar dos trabalhadores brasileiros bastante desanimadora e, diante desse quadro, o benefício da previdência privada se tornou ainda mais atrativo para a grande maioria dos funcionários dentro de uma empresa.

De forma resumida, a previdência privada funciona da seguinte maneira: após um investimento inicial, o funcionário programa aportes mensais, por um tempo definido (que podem ter ou não participação da empresa, dependendo do plano escolhido). Após o final do prazo, é possível sacar a previdência privada ou então fazer resgates de parcelas mensais, seja por um tempo determinado ou pela vida toda.

Os funcionários enxergam o investimento em previdência privada como garantia de maior conforto financeiro na aposentadoria, e por consequência, levam uma vida laboral mais tranquila, se dedicando ao trabalho presente com menos medo do futuro.

Essas foram algumas sugestões, no entanto, existe uma infinidade de benefícios além desses e sua escolha deve ser feita com base no perfil dos funcionários, retificando a importância da gestão de benefícios.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse