Publicado por Veja Notícias no dia 02/09/2021 as 12:07

A madrinha de consagração é parte importante do batizado de uma criança tanto quando a madrinha de batismo. Muitas vezes, essa personagem é pouco falada e mal compreendida, portanto, hoje nosso artigo será dedicado a explicar melhor qual o papel dela na vida da criança cristã. Você verá que ser madrinha de consagração é um papel tão importante quanto o da madrinha de batismo e que se convidadas para tal responsabilidade, devemos ficar honradas.

O que é a consagração a Nossa Senhora?

A consagração a Nossa Senhora é uma cerimônia feita logo após o batismo. Nela, a criança é apresentada a Nossa Senhora, que oferecerá sua proteção espiritual através da madrinha de consagração.  A consagração é um ato de devoção, e não um sacramento, mas, de qualquer forma, é uma celebração de extrema importância para a passagem espiritual da criança. Esse rito visa a proteção por todos os caminhos da vida do afilhado.

Madrinha de Batismo ou Madrinha de Consagração?

A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança.  Ser madrinha de consagração não é, portanto, ser madrinha de crisma.

Qual o dever da madrinha de consagração?

A Madrinha de consagração irá guiar e proteger a espiritualidade e a fé da criança. Através do seu aconselhamento, ela deve reforçar o papel da madrinha de batismo e ajudar o afilhado a professar sua fé no dia a dia. Além disso, é a Madrinha de Consagração que oferecerá força e proteção espiritual para a criança, caso ela precise. Um papel muito importante e que tem como conceito principal a proteção.

Como convidar uma madrinha de consagração?

Muitas pessoas ficam chateadas ao serem convidadas como madrinhas de consagração e não de batismo. Essa tristeza vem, muitas vezes, de não entender o quão importante é o papel da Madrinha de consagração. Na hora de convidar, tenha paciência e explique o quão importante é o papel dela no batismo da criança, mesmo sem ser madrinha de batizado. Caso a pessoa ainda assim, se mostre triste com a decisão, talvez seja melhor considerar outra madrinha. Não se sinta chateada se a pessoa em questão se recusar, já que, como madrinha de consagração, ela também terá grandes responsabilidades e portanto, pode não aceitar o seu convite.

Madrinha de consagração deve dar algum presente?

As Madrinhas de consagração podem ou não oferecer presentes. O ideal é que, caso haja presentes para o afilhado, que eles tenham a ver com a fé e proteção oferecida na hora da consagração. Por exemplo, terços e escapulários são ótimos presentes de proteção e fé. Eles ajudarão a proteger a vida da criança e a lembrá-la de que ela não está sozinha nos momentos difíceis da vida. Além disso, podem ser pendurados no berço ou guardados para que quando o afilhado cresça ele a utilize consigo.

Outros presentes super interessantes são os livrinhos de oração. Dessa forma, a madrinha de consagração pode ensinar ao seu afilhado ou afilhada orações de proteção, agradecimento e outras. Ela se fará presente através da fé e acompanhará com olhar protetor todo o caminho de fé da criança.

Madrinha de consagração ajuda a escolher a roupa do batizado?

Sim, pode sim. Juntamente com a madrinha de batismo e com a mãe da criança a ser batizada, podem escolher em conjunto a roupa de batismo. Além disso, caso a madrinha de batismo e a mãe concordem, ela pode presentear o afilhado com a roupa a ser utilizada na ocasião.

Escolher a roupa adequada não é tarefa fácil. Existem modelos e tonalidades diferentes que podem ficar belíssimas no recém-nascido. É importante então sempre contar com as opiniões da mãe do afilhado, para saber qual tipo de roupa ela espera. No caso de batizados de meninos, você pode oferecer modelos que envolvam uma abordagem mais moderna e com acessórios. Por exemplo, utilizando suspensórios ou coletes. Já para batizados de meninas, é possível escolher entre lindos vestidos bordados e rendados.

Para pais que prefiram uma abordagem mais clássica e tradicional, o mandrião é sempre uma boa escolha. Ele carrega consigo um aspecto romântico e retrô que dará ao bebê um destaque sem precedentes.

Conclusão

A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança. Portanto, ajude os pais desde o início na celebração desde o início e conte com a AuHe Kids Moda infantil para sua escolha de presente.

Sabemos bem como contar com essa ajuda é valioso para os pais. E para te ajudar em outro aspecto, pode contar com a AuHe Kids Moda infantil . Nossa loja online conta com as melhores peças para o batizado da sua menina ou menino. Para checar nossas peças, clique aqui e veja nossa loja online. Atendemos com todo o conforto e segurança possíveis para levar até você as melhores roupas infantis.

E chegamos ao fim do nosso post! Se você quer saber mais sobre o rito do batizado, quais roupas utilizar para você e seu bebê e muitas outras dicas, recomendo que você leia Sou madrinha de batismo: qual roupa devo usar? e O branco no batismo: qual a simbologia por trás?

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos