Publicado por Veja Notícias no dia 16/06/2021 as 22:33

Mais do que planos de cargos e salários, os jovens querem dividir melhor suas vidas pessoais e profissionais e, graças a suas características de urgências e novos modelos de comportamento, os jovens mudam cada vez mais de emprego, em pouco tempo de atuação em cada um deles.

Se ficar mais de 10 anos em uma empresa e formar uma carreira duradoura em um mesmo lugar era comum, hoje os profissionais se lançam cada vez mais rápido para novos desafios. Você já se perguntou por que isso acontece? Reunimos alguns motivos importantes que levam os jovens a não se manterem estáveis em um mesmo local. Confira!

Os jovens querem flexibilidade

Com a pandemia o home office tornou-se comum e isso é cada vez mais possível em muitos setores e empresas. Porém, esse cenário é recente e até pouco tempo atrás o home office era um benefício de pouco.

Os jovens buscam por rotinas de trabalho mais flexíveis e menos intensas. Mais do que cumprir horários, os colaboradores querem cumprir suas tarefas e ter mais autonomia em relação a sua forma de trabalho.

Ter maior liberdade e não ter que seguir rígidos processos empresariais (que muitas vezes não resultam em produtividade) faz com que os jovens procurem por novos lugares de trabalho.

Eles querem saúde e qualidade de vida

A saúde, física e mental, é cada vez mais priorizada pelos jovens e é importante para eles estarem em locais que também se importam com esses tópicos. Mais do que salários, os jovens profissionais querem incentivos e benefícios para cuidarem de sua saúde.

É muito comum que empresas comecem a oferecer além de plano de saúde, mas olhe também para parcerias e benefícios para academia, terapia, espaço para yoga, pausas para ginástica, entre outros.

Mais do que buscar essas atividades de forma individual, os colaboradores valorizam o incentivo das empresas para esse aspecto.

Eles buscam novos desafios e estão entediados

Os novos profissionais não querem apenas trabalhar para ter o pagamento no final do mês, mas querem também ver valor em sua contribuição e trabalhar por propósito. É importante que eles se identifiquem com a cultura da empresa e se sintam desafiados em suas tarefas.

Ao estar em ambientes rotineiros e que não apresentam desafios faz com que os jovens se entediem rapidamente com o dia a dia e busque por novos ambientes.

Os jovens estão incertos sobre sua carreira

Se o profissional não está feliz com o rumo da sua carreira ou não encontra objetivos claros sobre ela é natural que ele queira buscar novas posições para tentar se encontrar.

Sendo assim, a troca de empregos nem sempre é sobre uma insatisfação com a empresa, mas também sobre a incerteza da área em que o profissional está atuando e suas dúvidas sobre ele mesmo.

Dessa forma, a troca constante de emprego é uma forma de explorar habilidades, ferramentas, conhecimentos e descobrir novas paixões profissionais. Essa ânsia por “encontrar seu lugar” faz também que o jovem erre em algumas escolhas, o que o faz sair ainda mais rápido de seu emprego.

Os novos talentos não se sentem bem na organização

A qualidade de vida no trabalho tem a ver com clima organizacional e como as pessoas no trabalham enxergam umas às outras. É importante que eles se sintam incluídos no ambiente, que seja saudável.

Ao se sentir acuado, não pertencente ou como “um peixe fora d’água”, é natural que o profissional queira buscar novas oportunidades. Um bom ambiente, por vezes, é crucial para a escolha de trabalho, afinal, é nele que as pessoas passam grande parte de seus dias e é essencial que ele seja agradável para a vivência.

Há quanto tempo você está em seu emprego? Você conhece pessoas que trocam muito de local de trabalho? Você já se perguntou sobre os motivos para essas trocas? Aproveite que agora você sabe mais sobre isso e reflita sobre sua carreira e objetivos!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Salário mínimo nos países da Europa

21 de julho de 2021

Salário mínimo nos países da Europa

Muitas pessoas sonham em viver e trabalhar na Europa, devido aos salários atraentes e à excelente qualidade de vida. Antes de realizar a mudança de vez para um país...