Geral

O que analisar antes de escolher a construtora para comprar seu apê

Publicado por Veja Notícias no dia 07/07/2021 as 13:17

Após visitar diversos apartamentos à venda em Copacabana, tomar a decisão de comprar um apê é um passo extremamente importante na sua vida. Certamente essa escolha foi muito bem planejada e analisada, levando em consideração diversos pontos fundamentais.

No entanto, você parou para pensar na estrutura do imóvel? Nas matérias-primas que foram utilizadas na construção? É preciso se atentar mais profundamente a essas questões, visto que são elas que garantirão a durabilidade e a valorização do seu apartamento.

Além disso, as questões estéticas são mais simples de serem resolvidas, visto que uma boa decoração muda o ambiente por completo. Já a estrutura é algo praticamente inalterável e, se ela for fragilizada, os problemas serão imensuráveis.

Para que você tenha certeza sobre a qualidade da estrutura do seu futuro imóvel, é necessário fazer uma boa avaliação sobre o histórico da construtora responsável pelo empreendimento.

Caso o apê que você pretende comprar esteja na planta, por exemplo, visitar a obra durante sua execução é uma boa forma de ficar por dentro do que está acontecendo, mas não é a única.

Para ajudar você a fazer uma análise completa e eficiente de construtoras, neste artigo, demos algumas sugestões de como realizá-la e reunimos os quesitos que mais requerem atenção. Continue lendo e confira!

Procure ajuda profissional

A primeira coisa a se fazer é buscar suporte de quem é especialista neste assunto, visto que nem todas as pessoas estão adaptadas às características do mercado imobiliário. Portanto, é fundamental contar com um profissional no momento da tomada de decisão.

Além disso, há questões — como documentação, burocracia da aquisição e valor de mercado — que requerem conhecimentos em específico.

Vale ressaltar que um profissional especializado também pode realizar uma análise dos serviços oferecidos pela construtora.

É possível encontrar este tipo de auxílio em uma imobiliária em Volta Redonda, que possui corretores especialistas nos mercados de construção civil e de imóveis.

Peça indicações a pessoas de sua confiança

Receber uma indicação é uma garantia de que os serviços prestados por uma empresa são de qualidade, visto que agradaram clientes antigos ao ponto de recomendarem.

Os clientes antigos são uma excelente referência de compra, pois eles conhecem não apenas o processo de venda, mas também o nível de qualidade do atendimento de forma geral, incluindo o relacionamento pós-venda.

Por este motivo, busque pessoas que já adquiriram imóveis das construtoras que você pesquisar e peça uma avaliação sobre a empresa.

E, de forma geral, procure pessoas conhecidas que já compraram um imóvel. Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas, são:

  1. Qual a disponibilidade para responder suas perguntas;
  2. Como é feita a organização em relação a documentos e processos;
  3. O quão pontual a empresa é em relação ao cumprimento de prazos;
  4. Como foi a experiência de maneira geral até o recebimento das chaves.

É essencial que as questões acima sejam respondidas, entretanto, elas não são as únicas questões que devem ser perguntadas. Portanto, não se limite e aproveite para perguntar sobre tudo o que gerar dúvidas.

Dessa forma, você terá uma ideia clara sobre o atendimento prestado pela construtora, que é um ponto essencial a ser avaliado.

Além disso, é fundamental que a empresa seja pontual em relação aos prazos, que preste uma assistência de qualidade e que o processo de negociação transmita confiança e segurança.

Por fim, não se esqueça de perguntar sobre a qualidade da casa, apartamento ou loft recebido. Os clientes podem falar sobre acabamentos e dizer se houve algum problema após a entrega.

Conheça o tempo de mercado da construtora

Para descobrir se uma empresa é ou não de confiança basta saber há quanto tempo ela está no mercado. Construtoras que têm fama ruim não perduram no ramo de construção civil, enquanto organizações que honram com os compromissos e oferecem um serviço de qualidade ficam em atividades durante anos.

Por esse motivo, entende-se que o tempo de mercado é mais um indicativo de confiança de uma construtora. Ao escolher, analise esse aspecto com atenção para ter certeza que o serviço contratado é a melhor opção disponível.

Ademais, avaliar o tempo de mercado é uma maneira de procurar mais informações sobre a empresa. Construtoras que têm muitos anos de mercado normalmente possuem uma maior quantidade de projetos executados, empreendimentos construídos e uma maior cartela de clientes.

Consequentemente, obter referências externas se torna mais simples.

Verifique se a construtora possui certificações e prêmios

Construtoras bem-conceituadas que oferecem serviços de qualidade geralmente são reconhecidas por instituições que analisam o mercado. Sendo assim, elas acabam recebendo inúmeras premiações.

Por isso, uma boa forma de analisar a empresa é buscar informações sobre prêmios e certificações recebidas. E este reconhecimento é oferecido de inúmeras maneiras. Algumas certificações existentes, são sobre:

  • Sustentabilidade de processos;
  • Soluções habitacionais;
  • Bom tratamento aos colaboradores.

Normalmente, organizações premiadas praticam boas políticas internas, o que passa a tranquilidade necessária aos clientes durante a negociação.

Outra importante medida direcionada a garantia de qualidade nos processos é o selo ISO 9001. Para conseguir e manter este certificado, as empresas devem seguir rigorosos padrões produtivos. Dessa forma, ele atesta a seriedade e o compromisso da construtora com seus funcionários e clientes.

Confira os detalhes da construção e a maquete

É essencial que a construtora forneça o máximo de informações possíveis sobre o imóvel em questão para o cliente, além de demonstrar clareza em relação ao que é prometido. Dessa forma, se for possível, busque ter acesso às maquetes do empreendimento e a todos os demais detalhes da construção.

Tenha em mente que empresas sérias disponibilizam as plantas dos imóveis que serão construídos, além de uma maquete bastante detalhada de como será toda a construção.

Ter acesso a esse tipo de informação faz com que o comprador tenha mais confiança, visto que é possível ter uma visão bem mais clara sobre a casa ou apartamento que está sendo comprado.

Além disso, construtoras confiáveis são transparentes e não têm nada a esconder. Elas prezam pela nitidez na relação com seus clientes atuais e também com os futuros, sem temer questionamentos ou a exposição.

E é exatamente por isso que muitas empresas do ramo preparam showrooms, onde disponibilizam todas as plantas e maquetes dos empreendimentos que estão sendo construídos ou que já foram lançados.

Ao ter acesso a essas informações, não se intimide: aproveite a oportunidade para fazer perguntas e tirar todas suas dúvidas, ficando ciente de todos os detalhes relacionados à construção.

Pergunte sobre o número de vagas de garagem, tamanho dos cômodos, número de vagas da garagem e tipos de revestimentos e materiais utilizados empregados na obra. Não vá embora até que todos questionamentos sejam respondidos.

A resposta da construtora diz muito sobre sua própria confiabilidade. Ao responder suas perguntas com clareza, certamente te trará mais tranquilidade para fechar a compra.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Cartão Lanistar: O Que é e Como Funciona?

12 de abril de 2021

Cartão Lanistar: O Que é e Como Funciona?

Você conhece o cartão Lanistar? Além de possuir um APP, é considerado o cartão de crédito mais seguro do mundo, além disso, no Lanistar é possível ter 8 cartões em...