Geral

O crescimento da área de logística em 2021

O crescimento da área de logística em 2021

Publicado por Veja Notícias no dia 16/11/2021 as 17:38

Você já ouviu falar em logística? Sabe o que significa e como funciona? Por que ela é tão importante nos dias de hoje? Não? Então, continue lendo esse artigo.

O crescimento da área de logística em 2021

O que é a área de logística?

Primeiramente, é preciso ter em mente que logística é um conjunto de métodos e meios para facilitar a entrega de produtos nos locais destinados, e dentro de um prazo estabelecido.

Para isso, no entanto, engloba todas as tarefas ligadas ao armazenamento e translado dos produtos nas organizações desde a previsibilidade da demanda, transportes, gestão de estoques ,armazenagem até o projeto de redes de distribuição.

O fato é que a Logística nunca esteve tão em alta, e sabe por quê? Por causa da aceleração digital em função da pandemia, pois é, houve um significativo crescimento das compras online durante esse período, o que exigiu muito trabalho de logística e, consequentemente, sua valorização.

O fato é que a pandemia trouxe enormes desafios, enquanto alguns setores acabaram se sobressaindo, outros, por sua vez, acabaram sucumbindo à crise.

Nesse sentido, o e-commerce pode experimentar um crescimento repentino e substancial, com isso, puxando com ele a logística, fundamental para que o e-commerce funcione adequadamente.

O que é preciso considerar, no entanto, é que faz pouco mais de um ano da chegada da COVID-19 no País, obrigando diversos mercados a se adaptarem diante de tantas mudanças, dentre elas, uma grande aceleração digital. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico registrou, em março, mês que completou 1 ano de pandemia, 1,66 bilhão de acessos, o que significa um aumento de 40% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Nunca se buscou tantos serviços e endereços no Google, de URL de diferentes mercados, à delivery de restaurantes, passando por farmácias e até Pet Shops, demonstrando o fortalecimento dessa nova forma de consumo.

Ou seja, o comportamento das pessoas mudou, se expandindo o uso do e-commerce para segmentos onde a loja física antes era mais usualmente utilizados. 

Assim, alimentos, saúde, presentes e etc, que eram comprados preferencialmente em pontos de vendas, com o fechamento de lojas e shoppings, acabaram por migrar parte do público para a compra virtual. 

Com isso, para trazer de volta os consumidores, os estabelecimentos físicos estão tendo que se reinventar e, claro, apostar no e-commerce para não acabarem tendo que fechar suas portas.  

Dia da Logística

Há 77 anos acontecia a maior operação logística de todos os tempos -

Vale saber que no dia 6 de junho é comemorado o dia da Logística, é isso devido a um dos principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, em 1944. Nesse dia, forças aliadas desembarcaram na Normandia, que contou com um planejamento de sucesso e foi determinante no desfecho do conflito. 

Esse momento é considerado um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos da história, ou seja, a maior operação logística de todos os tempos.

O crescimento da Logística e oportunidades de emprego

E não tem como falar no avanço do setor logístico, mesmo durante a pandemia, sem citar, também, o aumento das oportunidades de emprego nessa área. 

Na verdade, o Dia da Logística, comemorado em 6 de junho, ficará marcado aqui pelo aumento, segundo levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE), de nada menos que 37% de vagas no setor, isso só nos primeiros cinco meses de 2021, representando cerca de 13.544 oportunidades, nada menos que uma média mensal de 2.708 vagas. 

Certamente, essa expansão é resultado da mudança comportamental dos consumidores durante a pandemia, os quais tiveram que se adaptar ao consumo online, optando por delivery e e-commerce.

O mercado, com isso, também precisou se adaptar, investindo em maquinários, desde compra como locação, e ampliando a oferta de empregos na área de logística.

E, como sempre acontece, algumas profissões dentro de um determinado setor acabam se destacando mais. Assim, dentro da área de logística, os 10 principais cargos mais buscados são:

  • motorista, 
  • estoquista, 
  • operador de empilhadeira, 
  • entregador, 
  • motorista de caminhão, 
  • auxiliar de expedição, 
  • auxiliar de almoxarifado, 
  • auxiliar de estoque, 
  • conferente de estoque 
  • ajudante de carga e descarga.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

7 Melhores Dicas Para Contratar Advogado

15 de abril de 2021

7 Melhores Dicas Para Contratar Advogado

De antemão, contratar um advogado não é uma tarefa simples. Ainda mais, que existem vários tipos de advogado, um para cada tipo de causa ou processo. Portanto, ...

Você pode ter interesse em:

Marketing no Instagram: O Que É e Como Fazer

Marketing no Instagram: O Que É e Como Fazer

Times europeus passam a investir nos técnicos especialistas em bola parada

Times europeus passam a investir nos técnicos especialistas em bola parada

Treino de pernas: feminino, para homens, para fazer em casa e mais!

Treino de pernas: feminino, para homens, para fazer em casa e mais!

Decoração floral do quarto: dicas para combinar tudo

Decoração floral do quarto: dicas para combinar tudo

7 dicas para uma reforma barata em 2021

7 dicas para uma reforma barata em 2021

8 dicas para controlar o acesso de pessoas ao seu evento

8 dicas para controlar o acesso de pessoas ao seu evento