Dicas para quem quer começar a pedalar

Publicado por Veja Notícias no dia 26/10/2021 as 08:39

Ciclismo é apaixonante! É uma das melhores formas de fuga do estresse diário, um grande auxiliar na manutenção da sua saúde e uma ótima maneira de se sentir em liberdade. Pedalar proporciona inúmeros benefícios e esse artigo vai ajudar você a iniciar da forma correta, aproveitando todas as vantagens que um bom pedal oferece!

Dicas para quem quer começar a pedalar

Se você está aqui, já tomou a principal decisão… que é a de começar a pedalar. Mas não pense que basta subir na bike. Conheça alguns cuidados básicos que vão te ajudar nesse esporte maravilhoso.

Escolha da bike ideal

Claro, para começar a pedalar, você vai precisar de uma boa bike. Existem inúmeras opções e uma escolha acertada vai depender muito do tipo de pedal que você pretende fazer.

Se você pretende rodar apenas por parques e ciclovias, um modelo simples (desses encontrados em lojas de magazine, por exemplo) é uma ótima opção. Não precisa gastar muito e vai começar muito bem.

Agora, se você pretende fazer trilhas ou competições, precisa ter mais atenção a freios e suspensão e com isso, vai acabar precisando de uma bike um pouco mais profissional.

O importante é que sua bicicleta seja confortável e bem adequada ao seu biotipo. Existe inclusive um tipo de ajuste chamado Bike Fit (feito em lojas especializadas) que vai deixar a sua bike 100% ajustada pra você. Eles vão ver altura e regulagem de selim, guidão, freios e rodas, pois tudo isso pode influenciar no seu pedal.

Roupas e equipamentos adequados

Item obrigatório, você deve começar tendo um bom capacete. Boa ventilação e fácil travamento são diferenciais importantes. Começar dessa forma é essencial, sempre priorizando por um produto com qualidade garantida.

Depois disso, luvas e óculos também ajudam bastante. Isso porque levam conforto e firmeza na condução (no caso das luvas) e protegem contra vento, poeira e insetos (no caso dos óculos)

Outro item legal, mas não necessariamente obrigatório, são as roupas de ciclismo. Tecidos certos e um bom acolchoamento podem ajudar contra assaduras e garantir um maior conforto.  O mesmo serve para a camiseta. Ela deve privilegiar a ventilação e ter uma boa sensação térmica.

Um item fantástico que comecei a usar e nunca mais larguei é a mochila de hidratação. Além de ser uma forma prática de me manter bem hidratado, dentro dela ainda levo um kit de reparos, uma bomba de ar, documentos, celular, fone de ouvido, etc. E aqui, entra a importância do próximo item…

Manutenção de emergência

Você precisa saber o básico. Não tem necessidade de ser um especialista. Mas reparar ou trocar um pneu… substituir uma câmera de ar, consertar a corrente ou fazer ajustes de câmbio e freios é algo que você precisa saber fazer.

Portanto, peça algumas dicas para amigos, veja vídeos na internet ou procure fazer um curso para se virar em uma situação inesperada. A filosofia do faça você mesmo é predominante no ciclismo!

Sua segurança é fundamental

Luzes sinalizadoras, adesivos refletores, medidores de tempo, velocidade, gps e até mesmo frequência cardíaca são importantes. Existem ciclo computadores que têm todas essas funções em um só equipamento.

Realize também o registro da sua bike para, em caso de furto, ela poder ser facilmente localizada. Existem empresas que oferecem serviço de Bike Loc (um selo de segurança capaz de ver a localização da bike), e até mesmo seguro da bicicleta. 

Cuidado com a alimentação

Já vimos acima que a hidratação é essencial no pedal, certo? Da mesma forma, você deve cuidar da alimentação. Evite ingerir alimentos de difícil digestão, dando prioridade para comidas leves e de baixo teor glicêmico.

Se durante a pedalada você sentir fome ou fraqueza, existem suplementos específicos como gel de carboidratos. Quando acabar o pedal, proteínas e carboidratos são uma boa combinação, junto com castanhas, nozes ou similares.

Entre em um grupo de passeio

Existem vários grupos de ciclistas que se reúnem para passear. É sempre mais seguro pedalar em grupo. De modo geral, eles se reúnem à noite na cidade, a fim de um bom passeio e novas amizades. Além disso, os trajetos geralmente são curtos, com poucos morros e subidas, o que é ideal para quem está começando a pedalar.

Com o apoio de uma galera mais experiente, você vai aprender mais e pedalar cada vez melhor. Se você for optar por pedalar sozinho, dê preferência, faça trajetos conhecidos e sempre procure por ciclofaixas ou ciclovias. 

Bike para iniciantes ou ciclistas experientes exige paciência e bastante treino, e os resultados disso são excelentes para o corpo e a mente. Mas respeite sempre seus limites. Não tente fazer quilometragens logo de início. Dê tempo para seu corpo se acostumar à prática do exercício.

Faça sempre alongamentos

Uma dica de ouro muito negligenciada pelos ciclistas é o alongamento ANTES e DEPOIS do pedal. Ele serve para aquecer seus músculos e vai melhorar bastante seu desempenho. Além de deixar você mais relaxado e com menos riscos de uma lesão.

Com o tempo, você vai se ajustando. Não se preocupe em colocar em prática todos os itens dessa lista de uma vez. Vai aos poucos, mantendo uma boa disposição e espírito livre. Isso é essencial para que você consiga aproveitar todos os benefícios que o Ciclismo pode oferecer.

Gostou desse texto? Então compartilhe nas suas redes sociais, assim você ajuda seus familiares e amigos a também aprenderem mais sobre o Ciclismo. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Exercícios para perder barriga

8 de março de 2021

Exercícios para perder barriga

Definir a barriga é um dos maiores sonhos daqueles que buscam a academia ou os exercícios ao ar livre. No entanto, nem todo mundo sabe quais são as sequências mais ...

Você pode ter interesse em:

Irlanda: 10 motivos para visitar e conhecer

Irlanda: 10 motivos para visitar e conhecer

Bíblia de estudo: o que é ? Como pode ajudar a sua leitura bíblica?

Bíblia de estudo: o que é ? Como pode ajudar a sua leitura bíblica?

Procurando um serviço de qualidade em desentupimento de vasos sanitários?

Procurando um serviço de qualidade em desentupimento de vasos sanitários?

5 Motivos Para Contratar um Plano de Saúde

5 Motivos Para Contratar um Plano de Saúde

Ganhe dinheiro com blogs e sites ricos em conteúdo relevantes

Ganhe dinheiro com blogs e sites ricos em conteúdo relevantes

Colesterol alto: o que é, causas, sintomas e forma de tratamento

Colesterol alto: o que é, causas, sintomas e forma de tratamento