Geral

Comportamentos e atitudes que podem detonar a sua imagem pessoal

Publicado por Veja Notícias no dia 23/04/2021 as 16:23

Em um mundo cada vez mais competitivo em quase todas as áreas, cuidar de nossa imagem pessoal, é um grande favor que fazemos a nós mesmos, e se engana quem acha que imagem pessoal está relacionada somente a forma visual de como nos apresentamos.

É óbvio que a parte visível, estar vestido(a) adequadamente de acordo com o ambiente e a ocasião, usar roupas com caimento adequado com cada tipo físico, estar com os cabelos limpos e penteados, barba feita ou bem cuidada para homens, e rosto bem maquiado para mulheres é imprescindível para quem deseja transmitir uma imagem bem cuidada e de sucesso, mas a imagem que nós projetamos e é percebida pelos outros também é construída através do que falamos e de como nos comportamos, por isso fique atento(a) à essas atitudes e comportamentos que podem detonar a sua imagem pessoal.

Falar alto

A pessoa que fala alto ao telefone, além de demonstrar que não preserva seus assuntos pessoais, incomoda as demais pessoas ao redor. Pessoas que falam alto em reuniões ou em debates sobre questões delicadas ou com interlocutores com opiniões diferentes, trasnmite a ideia que não tem poder de argumentação, que é arrogante e quer ganhar as discussões no grito.

Falar baixo demais

A pessoa que fala muito baixo ou em tom de voz hesitante, transmite a ideia de timidez em excesso ou de insegurança. Depois da imagem visual, o tom da voz é o item mais observado por terceiros e que contribuem para a formação de opinião alheia ao nosso respeito.

Ser impontual

A pessoa que vive atrasada demonstra duas coisas: desorganização e falta de respeito com o tempo alheio. Parece que está sempre mais atarefada que os demais, transmite ansiedade, está sempre corrida e se justificando por seus atrasos. Você pode ser um(a) profissional super gabaritado, mas se está sempre afoito, entregando tudo em cima da hora e chegando atrasado(a) aos compromissos, sua imagem pessoal está indo pelo ralo.

Querer levar vantagem

Querer levar vantagem, nem precisa ser, necessariamente, sobre alguém que você está convivendo no âmbito pessoal ou profissional. O simples fato de os outros perceberem que você quer tirar vantagem sobre outras pessoas, ou histórias que você conta até mesmo em uma mesa de bar, se gabando sobre algo que você se deu bem, enquanto outra ou outras pessoas foram prejudicadas, já basta para que criem uma imagem de você ser uma pessoa individualista, egoísta e mesquinha.

Fazer fofoca

Todo mundo já ouviu o ditado que diz que temos dois ouvidos e uma boca para ouvir mais e falar menos, e, se o que você viu ou te contaram não acrescenta em nada na vida de outra pessoa, guarde para si.

Geralmente a pessoa que faz fofoca cuida pouco da própria vida ou tem uma vida tão desinteressante que prefere alimentar comentários maliciosos sobre a vida alheia. Às vezes se ressente por julgar ter menos qualidades que o outro, que acaba desenvolvendo ciúmes ou inveja e termina fazendo intrigas, torcendo para “o circo pegar fogo”.

Cuidado, ter a fama de fofoqueiro(a) é um dos maiores atentados contra a sua imagem pessoal.

Achar que rede social é um universo paralelo

Apesar de já convivermos com as redes sociais há 18 anos, tem muita gente que acha que existe uma vida real e outra na rede social, e que por lá podem fazer de tudo, sem que sejam julgados pelas pessoas ao redor.

Escrever errado, entrar em discussões sobre temas delicados, falar mal da empresa ou de algum colega de trabalho, sempre postar fotos com bebidas alcóolicas, emitir opiniões preconceituosas, jogar indiretas, postar cada passo do seu dia.

Todas essas atitudes, mas não as únicas, contribuem para que façam um mau julgamento de você e prejudiquem sua imagem pessoal.

Destratar as pessoas

Você deve conhecer aquele tipo de pessoa super amável entre pares e iguais, mas que em qualquer pequeno conflito com profissionais que estão abaixo do seu nível social, perde a compostura e destrata, por exemplo, garçons, manobristas, vendedores etc…

De todos os comportamentos e atitudes citados nesse texto, ser arrogante e grosseiro, talvez seja a melhor forma de acabar de vez com a sua imagem pessoal.

Uma boa imagem pessoal passa sobretudo pela educação, e não tem como querer ter uma imagem elegante, sem ser civilizado.

Uma boa imagem pessoal é contruída pelas roupas que vestimos, tom de voz, gestual, postura e através de comportamentos educados, que visam sempre não incomodar ou ser inconveniente com terceiros.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Qual é a durabilidade do policarbonato?

6 de julho de 2021

Qual é a durabilidade do policarbonato?

Policarbonato é um dos materiais mais falados atualmente. Por sua versatilidade e alta resistência, já está ganhando espaço em projetos de construção civil, área de...