Geral

Como perdoar alguém: o passo a passo que vai curar sua alma

Publicado por Veja Notícias no dia 22/07/2021 as 16:59

No dia-a-dia convivemos com diversas pessoas que às vezes nos magoam de forma profunda. Seja nos relacionamentos amorosos, familiares, profissionais, enfim, encontramos inúmeras situações em que somos feridos e ultrajados. Diante disso, como perdoar alguém

Sabemos que perdoar é um ato sublime, em que a pessoa que libera o perdão pode alcançar a cura para sua alma. Diante do sentimento de ódio e vingança, o perdão é a melhor alternativa para quem quer viver em paz consigo mesmo. 

Por isso, neste texto, você conhecerá um passo a passo que poderá te ajudar a ter sucesso na sua empreitada de perdoar alguém que te feriu. 

1- O perdão é um ato divino

Se pensamos bem, o perdão é algo espiritual, pois vai além da nossa capacidade humana. Nosso senso de justiça, em muitas situações, prefere mais a vingança do que o perdão. Como diziam os antigos, “aqui se faz, aqui se paga”. 

Quando somos maltratados, o mais fácil é revidar, pois condenar é menos difícil do que perdoar as ofensas do outro. Por isso, se quisermos perdoar de verdade e independente do que nos foi feito, precisamos estar conscientes que o perdão é um ato divino. Portanto, precisamos pedir a Deus que nos ajude a perdoar aqueles que cometeram injustiças contra nossa vida.

2- Para perdoar, precisamos refletir

Um dos motivos que faz do perdão algo difícil é a busca pela preservação dos nossos sentimentos. Isso é praticamente um instinto que todos nós possuímos. Aquela pessoa que nos magoou, de alguma forma, deixou uma marca em nós. Por isso, de maneira quase automática, preferimos evitar do que perdoar.

Porém, precisamos refletir: a autopreservação não poderia transformar nossa vida em puro ressentimento? Portanto, saber como perdoar alguém passa, antes, pela nossa reflexão. Precisamos analisar nosso coração para decidir o que queremos: a nossa autopreservação ou nossa felicidade?

3- O tempo ajuda a perdoar, mas tome cuidado!

Algumas feridas são fechadas com o tempo, ainda que o perdão seja algo urgente em nossa vida. Em nossas relações com nosso próximo, o tempo nos ajuda a entender as atitudes que foram ofensivas contra nós. Por isso, muitas pessoas precisam de um maior tempo para conseguir perdoar alguém. 

Por outro lado, é enganoso o pensamento presente no senso comum que diz: “o tempo é o melhor remédio”. Não, definitivamente, o tempo pode até aliviar a dor. Mas a cura, de fato, vem com o perdão. O tempo ajuda a amenizar a dor recente, trazendo maior segurança para tomar a sábia decisão de perdoar o outro.

Por isso, caso seja necessário um maior tempo para poder perdoar alguém, isso não é um problema. Mas adiar demais a decisão de perdoar pode trazer uma carga pesada no coração de alguém que foi ofendido.   

4- Busque o apoio dos amigos 

Como perdoar alguém? Para perdoar alguém é necessário, acima de tudo, apoio de amigos e irmãos para que nos dê força na difícil tarefa de perdoar o outro. Somos contagiados com a presença de pessoas que nos amam e se preocupam conosco. Com o apoio de nossos amigos, a possibilidade de decidirmos pelo perdão é muito maior. 

Diante da dor e antes mesmo do perdão, precisamos aprender a desabafar com os outros e encontrar o afago para nossa alma. Por isso, conte sua experiência com alguém de confiança. Certamente você ouvirá uma resposta amiga que te apoiará na melhor decisão sobre o perdão. 

5- Como perdoar alguém: não se esqueça da ajuda profissional

Por fim, saber como perdoar pode ser uma tarefa sofrível para muitos. Para outros, beira o impossível. Por isso, a ajuda profissional se faz necessária. Dependendo do trauma que existe no coração de alguém, o perdão passa pela terapia. 

Um profissional da saúde de sua confiança é capaz de mostrar os caminhos que você ainda não percebeu, e apontar um mundo de possibilidades que te ajudarão a resolver o dilema de como perdoar alguém.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos