Geral

Como incentivar crianças a ter autoconfiança?

Publicado por Veja Notícias no dia 13/07/2021 as 00:57

Se você está buscando formas de como incentivar a criança a ter autoconfiança, saiba que está no lugar certo. Isso porque, nesse artigo, iremos abordar algumas estratégias simples para você colocar em prática o quanto antes e estimular a autoconfiança dos seus pequenos.

A confiança é um fator extremamente importante na qualidade de vida e no sucesso de uma criança!

Com autoconfiança, ele será mais capaz de interagir com outras crianças, se adaptar a diferentes ambientes e aprender a reagir positivamente quando as coisas não estiverem indo bem.

Quando falamos sobre autoconfiança, estamos falando diretamente sobre coisas relacionadas à capacidade de superar o medo, experimentar coisas novas e usar nosso potencial para adquirir uma sensação de segurança.

Mesmo na vida de adultos, tudo isso é um grande desafio, imagine só na vida das crianças?

É claro que, quando falamos em autoconfiança, não podemos esquecer os traços de personalidade que toda criança possui, mas tudo isso também é fruto da relação que estabelecemos com nossos pais na infância.

O ambiente molda muito nosso comportamento. Portanto, cultivar a autoconfiança das crianças, desde cedo, é um passo importante para o desenvolvimento saudável, permitindo que se tornem adultos responsáveis.

Uma atitude sutil no dia a dia pode encorajar e ajudar as crianças a construir uma imagem positiva de si mesmas e a compreender melhor suas habilidades.

Com tudo isso em mente, o artigo de hoje irá abordar algumas maneiras de aumentar a autoconfiança do seu filho. Vamos lá?

1-Mostre interesse em sua atividade

Incentivar as crianças a contar sobre seu dia é muito útil para aumentar a autoconfiança! Sempre tente provar a seu filho que tudo o que ele faz é divertido.

Por exemplo, muitos pais pensam que seus filhos são muito pequenos e, no final das contas, não perguntam como eles estão hoje! Desenvolva esse hábito em casa e sempre pergunte à criança como ela estava hoje, que atividades fez e como se sentiu.

Preste atenção em tudo o que ela te fala na conversa! Afinal, essa é uma forma de se aproximar de seu filho.

Por exemplo, para os filhos, não há nada pior do que tentar contar aos pais como foi seu dia e eles não darem a menor importância.

2 – Dê-lhe espaço para experimentar novas atividades

Sabemos que todo pai se sente um pouco inseguro ao permitir que seus filhos vivenciem novas experiências ou atividades que requeiram seu potencial máximo.

Seja por medo, insegurança, medo de sobrecarregar os filhos e muitos outros motivos, às vezes acabamos privando as crianças de tudo o que é necessário para ter uma vida saudável e confiante.

Mais do que pensar em mil coisas, é melhor estimular as crianças a se engajarem em atividades e a ter sua própria experiência, que as ajudará a crescer, se desenvolver e descobrir seu potencial, aumentando assim a autoconfiança.

3 – Incentive as crianças a falar sobre seus sentimentos

Como incentivar a criança a ter autoconfiança? No desenvolvimento da autoconfiança, o autoconhecimento é muito importante! A maneira eficaz de começar a desenvolver tudo isso é falar sobre seus sentimentos.

Normalmente, a criança ainda não consegue expressar em palavras. Neste momento, você pode incentivá-la a desenhar, contar o que aconteceu e tentar dizer tudo isso.

Dessa forma, a criança saberá como se sentirá quando crescer, verificará todos os sentimentos e terá liberdade para sempre compartilhar com sua família.

Todo esse processo é de grande ajuda para um desenvolvimento saudável.

4-Como incentivar a criança a ter autoconfiança: reconheça suas conquistas

Aqui temos um ponto muito importante, as crianças devem ser elogiadas com base em suas conquistas e muito trabalho! Ele deve compreender os benefícios de suas ações para ela e para aqueles ao seu redor.

Basicamente, você fará exercícios de fortalecimento ativo com seu filho! Por exemplo, por meio de elogios e afeto, as crianças pensarão que sua atitude é boa ou que estão indo bem.

Tudo isso a incentivará a continuar esse caminho na próxima vez que lançar um evento ou se preparar para o sucesso.

5-Não critique as crianças, mas critique-as por comportamento impróprio

É claro que para o processo de autoconhecimento e autoconfiança a crítica é muito importante, e deixar que seus filhos façam tudo que eles quiserem, certamente não trará resultados positivos.

A maior questão é: como você faz isso? Por exemplo, existem muitas maneiras de orientar as crianças.

Uma coisa interessante a fazer é evitar rotular. Ao corrigir a situação, procure não dizer que a criança não é boa, mas que o que ela está fazendo não é bom, essa é a chave. Pode acreditar.

6 – Seja um bom modelo para incentivar a criança a ter autoconfiança

Como incentivar a criança a ter autoconfiança?

As crianças aprenderam muito observando como lidaremos com nossos próprios momentos de fracasso, frustração, tristeza e raiva, que podem ser usados ​​como modelos para as crianças.

As crianças podem aprender muito nessas situações para desenvolver sua autoconfiança! Às vezes, os pais acreditam erroneamente que os filhos não notarão essas coisas.

Mas acontece que subestimar a capacidade de uma criança de entender o que está acontecendo ao seu redor e reproduzir esses mesmos comportamentos é um erro.

Ao lidar com sentimentos e situações gerais, sempre dê o exemplo para seu filho.

7-Respeite o tempo do seu filho

Este é um aspecto muito importante, pois muitos pais têm requisitos para seus filhos porque seus colegas ou primos já o fizeram.

Nesse momento, os pais devem estar atentos para que cada filho tenha sua própria velocidade de desenvolvimento, por isso apresentará diferentes comportamentos e realizações em diferentes períodos.

Em vez de comparar ou querer acelerar as várias etapas da vida de uma criança, é melhor estar preparado para aproveitar cada etapa.

Com nossas dicas de hoje, será mais fácil aumentar a autoconfiança do seu filho todos os dias!

Não superestime a criança

Como incentivar a criança a ter autoconfiança: quando as crianças se sentem amadas e seguras, aumenta também sua  autoconfiança. No entanto, é importante que eles entendam que aprender exige muito trabalho.

A confiança é feita de fazer, tentar, cometer erros e tentar novamente. O elogio constante faz mais mal do que bem. As crianças começam a achar que são perfeitas, ou ficam tentando ser perfeitas, o que não é bom.

Além disso, ao dizer a seu filho que ele é o melhor, o mais inteligente ou o mais talentoso, você não o está preparando para contratempos, afinal errar faz parte do aprendizado.

Então busque sempre orientá-lo, mas com os pés no chão.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

25 de junho de 2021

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Quando procuramos por carros novos para comprar, normalmente não pensamos em detalhes como, por exemplo, qual é o tempo ideal para encerar um carro. Afinal de conta...