Publicado por Veja Notícias no dia 06/07/2021 as 14:34

Como escolher um curso de espanhol? Você quer aprender um idioma com dimensão internacional que não seja o inglês? Com mais de 400 milhões de falantes nativos e cerca de vinte países de língua espanhola, o espanhol atenderá às suas expectativas.

Existem centenas de cursos de treinamento e métodos de aprendizagem dedicados a este idioma. Como encontrar aquele que atende às suas necessidades? Vamos ver juntos quais são os critérios importantes a serem considerados na escolha do curso de espanhol certo.

Leia com a gente e descubra como escolher um curso de espanhol da maneira correta!

1. Encontre o modo de treinamento de espanhol certo

Como escolher um curso de espanhol? Encontre o método de espanhol certo. Sobre os métodos de treinamento, existe apenas o constrangimento da escolha.

Por exemplo, você pode decidir treinar com a ajuda de manuais e/ou aplicativos, porém esta não é a maneira mais fácil, nem a maneira mais rápida de aprender espanhol. Para aprender uma língua de forma eficaz, é melhor recorrer à educação profissional, seja na escola/universidade ou em uma organização de treinamento de línguas.

Você geralmente terá a escolha entre 3 métodos de aprendizagem:

  • O cara a cara;
  • À distância;
  • Aprendizado híbrido.

Treinamento presencial de idiomas

Esta é a forma mais clássica de aprendizagem, pois é a que se encontra no ambiente escolar.

Nesta opção, você se encontra com o professor para acompanhar as aulas do seu curso de espanhol. Isso pode ser feito em um local dedicado, como uma sala de aula, ou em casa, no caso de aulas particulares.

A vantagem do treinamento presencial é que você está em contato direto com seu professor.

Portanto, aproveitando o aprendizado e monitoramento “ao vivo”. Por outro lado, isso implica restrições logísticas significativas. Você e/ou seu professor devem ir ao local de ensino em horários específicos. Portanto, requer certa organização. 

Educação a distância

Como escolher um curso de espanhol? Você pode optar por estudar a distância. Isso é exatamente o oposto das aulas presenciais. Aqui tudo acontece à distância graças à Internet e às ferramentas digitais. Você tem acesso a aulas e exercícios online e pode praticar onde e quando quiser.

O treinamento de idiomas a distância é a fórmula que oferece mais liberdade, mas exige muita dedicação. Além disso, nem todos os cursos de espanhol à distância oferecem acompanhamento por um treinador ou treinador.

Vale ressaltar que atualmente a gama de curso de espanhol online tem crescido significamente, principalmente devido a atual situação que estamos vivenciando.

Dessa forma, é muito comum nos dias atuais encontrar boas opções de cursos, até mesmo gratuitos, ou então outros com preços bem em conta, devido à necessidade de estudar direto de sua casa.

Novamente, tudo aqui trata da sua dedicação e importância que dará ao curso em questão, afinal, estudar em casa pode significar menos dedicação devido à falta de regras que uma instituição física impõe.

Aprendizado híbrido

O aprendizado híbrido é um modo de treinamento que combina as vantagens do treinamento presencial e a distância. Aqui no Brasil, por exemplo, existem muitas faculdades que seguem essa linha, até mesmo cursos em espanhol.

Aqui, temos menos desvantagens. Isso porque você pode se beneficiar da mesma liberdade do estudo a distância graças a uma plataforma digital dedicada e recursos online, ao mesmo tempo em que tem acesso a cursos presenciais com um professor especializado. 

A diferença do não presencial é que os cursos são realizados remotamente, por telefone ou por vídeo conferência. Portanto, você não precisa se mover. Dependendo da organização de treinamento que você escolher, você pode reservar suas aulas nos horários que mais lhe forem confortáveis.

2. Escolha um curso com recursos educacionais adequados

Como escolher um curso de espanhol? Antes de iniciar um curso de espanhol, dê uma olhada nos recursos, conteúdo e materiais do curso disponíveis. Eles são adequados às suas necessidades?

Se você é um iniciante, por exemplo, precisa de recursos simples, mas destinados a alunos adultos. Se o treinamento oferece materiais educacionais dedicados às crianças, é melhor você seguir seu próprio caminho. Caso contrário, você corre o risco de ficar entediado e desmotivado rapidamente.

Da mesma forma, se você está procurando melhorar seu espanhol profissional, o treinamento que você escolheu oferece cursos que potencialmente irão atender às suas expectativas? Os recursos propostos estão voltados para a sua área profissional?

O ideal, claro, é encontrar uma organização formadora que lhe ofereça um programa à medida, com cursos e conteúdos que respondam plenamente ao que procura.

Geralmente, uma mesma instituição oferece cursos com diferentes níveis de aprendizagem ao público infantil e adulto, assim, fica mais fácil de escolher qual é aquele que mais se adequa com a sua atual situação de aprendizado.

3. Entre em contato com instrutores profissionais falantes de espanhol que sejam nativos do idioma

As habilidades do treinador determinarão o sucesso do seu treinamento. Recomendamos fortemente que você contrate um treinador profissional que esteja familiarizado com os princípios do ensino de línguas para um público adulto.

Dessa forma, ele poderá se adaptar melhor ao seu nível, manter sua motivação e animá-lo para aprender espanhol de forma mais eficaz.

Sempre que possível, prefira treinadores que sejam nativos do idioma que estão ensinando. Assim, eles serão capazes de lhe ensinar todas as sutilezas que não são necessariamente adquiridas por falantes não nativos.

Se puder, escolha também um professor do país de língua espanhola que mais lhe interessa. Na verdade, existem diferenças mais ou menos importantes entre o espanhol (castelhano) falado na Espanha e o usado aqui na América Latina.

Além do sotaque que não é o mesmo, algumas palavras ou expressões também são muito diferentes. Para saber como escolher um curso de espanhol corretamente, você deve, portanto, prestar atenção especial a 3 aspectos principais: 

  • O método de treinamento, que deve ser flexível, mas também permitir o acompanhamento educacional;
  • A qualidade dos recursos e conteúdos formativos: você deve ser capaz de aprender espanhol de acordo com seu nível e necessidades;

A competência dos formadores e a sua relação com o espanhol.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

KPI: Conheça 10 indicadores de desempenho

5 de agosto de 2021

KPI: Conheça 10 indicadores de desempenho

Muitas pessoas podem ter dúvidas relacionadas ao tema, entretanto, é bastante necessário desenvolver bem o seu KPI, principalmente para que as estratégias de market...

3 dicas para aumentar a segurança residencial

3 de setembro de 2021

3 dicas para aumentar a segurança residencial

Nossa casa deve ser o ambiente que nos sentimos bem, confortáveis e seguros. Este é o local que adequamos para relaxar, curtir momentos com a família e descansar ap...