Geral

Como Aprender a Tirar Fotos? – 7 dicas essenciais!

Publicado por Veja Notícias no dia 23/07/2021 as 19:16

Como aprender a tirar fotos? Para tirar boas fotos você só precisa de bom gosto e um pouco de técnica fotográfica. Você não precisa de equipamentos caros e sofisticados porque pode levar ótimas lembranças mesmo com câmeras digitais compactas e smartphones.

A técnica de fotografar pode ser aprendida graças a esses truques e dicas que trouxemos para você colocar em prática imediatamente. Afinal, existem aqueles que nascem com o olhar do fotógrafo e aqueles que se tornam bons praticando muito.

Então, caso seu interesse realmente seja como aprender a tirar fotos, chegou ao local certo, pois nossas dicas são realmente dedicadas a você. Leia com a gente e se precisar tire suas dúvidas nos comentários. Vamos lá!

1. Iluminação adequada

A primeira técnica e dica de como aprender a tirar fotos é estar com a iluminação adequada. Fotografia vem das palavras gregas “escrever com luz”. Um fotógrafo experiente pode avaliar a cor, intensidade e equilíbrio da luz no local rapidamente antes de fotografar.

Você também deve estar sempre de olho nisso. No auge do verão, por exemplo, evite a luz do meio-dia que é a mais intensa: melhor fotografar no início da manhã ou na parte da tarde.

Tenha cuidado para que a luz seja uniforme e não muito forte, pois o risco é justamente o contraste excessivo, com algumas áreas da imagem muito brancas ou pretas, e sem detalhes visíveis.

Além disso, nunca deve haver sombras no rosto em retratos, mesmo em grupo: basta mover um pouco os objetos em relação ao sol e pronto.

2. Pulso firme

Outra entre as dicas sobre como aprender a tirar fotos é não tremer na hora de fotografar. Se uma foto parece tremida, o problema é que você moveu a câmera ligeiramente durante a foto. Para ter certeza de fazer a foto mais nítida possível, segure a câmera firmemente com as duas mãos.

Você também pode fazer isso com seu smartphone usando uma das mãos como base de apoio. Em seguida, pressione o botão de captura muito suavemente e segure a câmera imóvel por meio segundo após o “clique”.

3. Tenha um tema definido

A namorada, a vista de fundo e até aquele lindo céu ao pôr do sol? Você gostaria de capturar tudo, certo? Em suma, enquadrar muitos elementos, colocar muita carne “em foco”, é o erro mais comum.

Uma bela foto sempre destaca algo no ambiente. Ou seja, para fazer um bom retrato, mesmo que seja na metade ou no corpo inteiro, tente aproximar e eliminar boa parte do fundo.

Em uma visão geral ou em uma foto do ambiente você deve focar em um número limitado de detalhes, descartando todas as “distrações visuais” possíveis, talvez ajudando no zoom ou na movimentação do quadro.

Quem olhar para sua foto deve entender imediatamente qual é o “protagonista” daquele ambiente, ou o que você queria capturar naquele momento.

4. Foco

Saber usar o foco é essencial no processo de como aprender a tirar fotos. O foco automático às vezes falha porque, em vez de reconhecer o assunto real, talvez ele favoreça o centro do quadro, ou um detalhe maior e melhor iluminado, ou o mais próximo.

No entanto, todas as câmeras com foco automático oferecem uma solução simples. Certifique-se de colocar o objeto no centro do visor e pressione o botão de captura até a metade.

Portanto, a câmera informa na tela o que foi focado e aguarda o seu “OK”. Se ele cometeu um erro, levante o dedo, desloque ligeiramente a moldura e tente novamente.

Se, por outro lado, acertou, sem levantar o dedo, dar zoom ou mudar a distância do objeto, basta fazer o ajuste fino da foto e pressionar o botão até o fim para disparar. Mas, caso você estiver usando um smartphone, basta clicar na tela do mesmo para focar um pequeno quadrado onde deseja no ambiente que a câmera está pegando.

5. Abaixe-se na mesma altura

Ao fotografar um objeto de baixa estatura, ou em qualquer caso próximo ao solo como, por exemplo, uma criança ou um adulto deitado na praia, abaixe sempre à mesma altura.

Se observar bons fotógrafos perceberá que muitas vezes eles estão ajoelhados, ou mesmo sentados ou deitados no chão, justamente porque o melhor resultado é obtido quando a câmera está “alinhada” com o protagonista da imagem.

6. Cores inesperadas

Nós humanos vemos as cores de maneira muito diferente da câmera. Se você fotografar alguém nadando na beira da água da praia, por exemplo, “estranhamente” o rosto da pessoa ficará azul como um smurf, ou mesmo laranja, que é a cor complementar do azul da água.

Depende da forma com que a câmera lê a “cor” da luz e tenta fazer com que ela coincida com a visão percebida pelo nosso cérebro, que compensa os tons dominantes.

É por isso que você normalmente vê as cores depois de alguns segundos usando óculos escuros com lentes verdes ou laranja, mas não tente colocá-los na frente das lentes.

O conselho é evitar, quando possível, que o protagonista da imagem esteja próximo a fundos, ou objetos grandes, muito coloridos e que reflitam a luz de forma alterada, como o mar ou uma parede de cor muito intensa, brilhante ou clara.

7. Flash com luz de fundo

Você tira uma foto com luz de fundo e o resultado é uma silhueta, com o tema da imagem todo preto ou o fundo todo branco. A razão é que a quantidade de luz que ilumina o rosto tem uma intensidade muito diferente da do fundo.

Como aprender a tirar fotos nesse caso? Lembre-se de que a câmera, devido às limitações físicas do sensor digital, pode se ajustar para capturar corretamente apenas um dos dois exemplos que citamos no parágrafo acima. O melhor remédio nesse tipo de situação é simples: use o flash.

Quase todas as câmeras modernas, como também muitos smartphones, irão dosar o flash para equilibrar a luz no rosto com o brilho do fundo. Experimente e verifique os ajustes manuais da câmera, caso não funcione.

Lembre-se, porém, de que você precisa estar bem perto do objeto, especialmente se houver muita luz no fundo, caso contrário, seria necessário um flash muito potente para equilibrar a luz de fundo.

Gostou do nosso tutorial com algumas importantes dicas de como aprender a tirar fotos? Coloque-as em prática, compre um livro de fotografia que também possua outras dicas pontuais e veja como suas capturas ficarão cada vez melhores. Até a próxima!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Os efeitos dos alimentos no corpo

5 de maio de 2021

Os efeitos dos alimentos no corpo

Os alimentos são muito importantes para o nosso corpo, todas as atividades que acontecem em nosso corpo envolvem coisas presentes nos alimentos. Dessa forma, sab...