Geral

Bíblia de estudo: o que é ? Como pode ajudar a sua leitura bíblica?

Publicado por Veja Notícias no dia 31/08/2021 as 21:00

Ler e estudar a Bíblia são hábitos extremamente vantajosos para as pessoas. Eles trazem benefícios para as mais diversas áreas da vida do cristão – afinal, o livro sagrado é como um manual de prática e boa fé. 

A Bíblia tem valor sagrado, seu conteúdo contém as palavras e conhecimentos divinos. É conhecido por ser o único livro em que o Autor está sempre presente na vida do leitor.

Estes hábitos podem mudar a forma como nós vemos a vida, nos relacionamos e agimos perante as situações do dia a dia; além de edificar o nosso ser, valores e princípios.

A Bíblia é uma leitura obrigatória para cristãos que querem aprofundar a sua fé, melhorar seu relacionamento com a Trindade e estar sempre em contato com a palavra de Deus.

É verdade que a leitura do livro sagrado pode ser complicada, complexa para muitas pessoas. São diversos tipos de linguagens, de escrita, reflexões, metáforas e outras dificuldades. Fora que também é um conteúdo extenso.

Estas condições, muitas vezes, desanimam os fiéis que querem ter o hábito da leitura bíblica. Muitos desistem e pensam que não são capazes de terminá-la – o que traz uma insatisfação e distanciamento da fé.

Para solucionar essa questão, surgiram as Bíblias de Estudo. São ferramentas que visam ajudar as pessoas a compreenderem e lerem a Bíblia com frequência. Elas tornam a leitura mais simples e fácil. 

Você já conhece esses modelos de Bíblias? Se não, é o momento de conhecê-las agora mesmo! Esse instrumento será um grande aliado em sua rotina e te ajudará a criar o hábito de leitura com estudo da Bíblia.

Acompanhe para entender melhor o que é uma Bíblia de estudo, como ela funciona e seus benefícios para as pessoas. Atualmente, diversas empresas oferecem essas opções de Bíblias. Confira!

O que são as bíblias de estudo?

Bíblias de estudo nada mais são do que versões do livro sagrado que têm alguns recursos adicionais que ajudam as pessoas na leitura da Bíblia tendo mais facilidade.

Elas contam com resumos antes dos capítulos, notas explicativas sobre as passagens bíblicas, introduções, mapas, imagens, áreas de anotações, citações de inspiração, entre outros recursos.

Essas ferramentas ajudam o cristão a desvendar o que está sendo dito naquela passagem para conseguir extrair o máximo de conhecimento e aprendizado de cada parte da Bíblia.

Há diversas opções de Bíblias de estudo no mercado, dado que é uma ferramenta que está se popularizando no segmento. As bíblias de estudo para mulheres, homens, crianças e jovens são alguns exemplos dessa variedade.

Cada vez mais pessoas descobrem as vantagens de usá-las no seu dia a dia.

Ao conseguir compreender a Palavra de Deus, é fato que o cristão se interessará cada vez mais pela leitura e consequentemente, começa a criar o hábito do estudo da Bíblia. Consequentemente, depois do hábito, vem o prazer em praticar essa atividade diária.

Como dissemos, há diversas opções das Bíblias de estudo, as quais podem variar a sua abordagem e recursos de apoio (de acordo com a linha doutrina e teológica das editoras responsáveis pela sua produção).

Conheça algumas das melhores opções de Bíblias de estudo do mercado atualmente. Lembre-se: é um recurso que visa auxiliar a sua leitura, portanto, procure por uma que lhe agrade e melhore a sua experiência da leitura do livro sagrado e a palavra Dele.

Bíblia de estudo Thompson

Essa é uma das Bíblias de estudo mais conhecidas do mercado. É conhecida como uma verdadeira enciclopédia Bíblica, porque essa versão conta com diversos recursos suplementares.

É o caso dos mapas, concordância, introduções, estudos bíblicos ilustrados, biografias, dentre outras diversas. 

Essa Bíblia tem um modelo de estudo em cadeia, a qual permite a leitura dos dois testamentos ao mesmo tempo. 

Diversas lojas cristãs oferecem esse modelo de Bíblia. É uma excelente alternativa, por isso, é uma das mais adquiridas neste segmento. 

Vale a pena conferir um pouco mais sobre ela e considerá-la.

Bíblia de estudo NVI

Essa Bíblia de estudo tem uma das linguagens mais simples atualmente. Ela é feita a partir da tradução NVI (Nova Versão Internacional), no lugar da tradução Almeida – a mais conhecida, porém, mais complexa. 

Tem leitura acessível e recursos que a tornam ainda mais simples e de fácil entendimento. Para iniciantes, essa pode ser a alternativa mais indicada. Então, procure saber um pouco mais sobre ela!

Bíblia de estudo Matthew Henry

Essa é a Bíblia de estudo mais clássica dentre essas alternativas. 

Sintetiza os seis volumes dos comentários de Matthew Henry, publicados em 1706. Ela propõe um estudo aprofundado do material que analisa, perfeito para pessoas que adoram o estilo mais tradicional da Bíblia com a tradução Almeida Revista.

Também é acessível, diversas lojas a oferecem atualmente. É uma alternativa conhecida e muitos cristãos a utilizam.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos