Finanças

Vale a pena solicitar um empréstimo pela internet?

Publicado por Veja Notícias no dia 11/08/2021 as 20:05

Fazer um empréstimo online só requer cuidado e uma série de cliques na tela do celular, ou computador.

Muita gente se pergunta se vale mesmo a pena solicitar um empréstimo pela internet. Afinal, esse tipo de crédito é seguro? Tem boas taxas?

As respostas para as duas perguntas são “sim”. Aliás, para as três perguntas, já que vale a pena obter esse tipo de empréstimo. 

Mas na hora de conseguir o crédito, é essencial saber como ele funciona e o que avaliar. Inclusive porque, também existem desvantagens que precisam ser consideradas.

Ao longo deste conteúdo, você vai saber tudo que precisa sobre o assunto.

Empréstimo online: como funciona?

O empréstimo online é um crédito simples de obter. Você só precisa fazer uma simulação na internet, escolher a empresa credora e solicitar o crédito.

Muitas vezes, os valores são liberados em horas. Então, eles são depositados na conta do usuário, e podem ser utilizados como o consumidor preferir.

Todo o processo pode ser feito no computador ou pelo smartphone. Não é preciso ir a um banco ou agência física para solicitar o empréstimo, o que garante comodidade.

É diferente do empréstimo presencial?

O empréstimo online não é muito diferente de um empréstimo feito de modo presencial. O dinheiro vai ficar disponível na sua conta depois de a empresa analisar alguns dos seus dados. Como sua renda mensal. 

A maior diferença mesmo entre as duas opções fica no modo de obter o empréstimo. Enquanto que o empréstimo presencial requer ir até uma financeira, o online é feito de modo virtual.

Também há algumas diferenças em relação a taxas cobradas, que falamos logo mais. Continue lendo para saber.

Quais as principais vantagens que ele apresenta

Na hora de obter um empréstimo online, você vai poder aproveitar algumas vantagens da opção. Acompanhe a seguir.

Praticidade de solicitação

Sem dúvida, um dos maiores benefícios de um empréstimo online é a praticidade que ele oferece, a comodidade que o consumidor tem. Afinal de contas, é possível fazer tudo pelo computador ou pelo celular.

Você não vai precisar sair de casa para pedir o empréstimo, nem entregar documentos pessoalmente. Até mesmo os comprovantes necessários, como de residência, podem ser enviados online para o banco.

Além disso, em muitos casos também é possível conseguir empréstimo sem comprovação de renda. Então, é possível obter um empréstimo com poucos cliques. Muitas vezes, os valores são liberados após algumas horas.

Comparação de taxas

Outra das vantagens do empréstimo online é que, pela internet, é mais fácil comparar as várias opções de crédito. Usando um simulador de empréstimo, o usuário pode visualizar várias ofertas de uma só vez.

Então, fica mais simples comparar as taxas cobradas por cada banco. Não apenas a taxa de juros, mas também as demais que compõem o CET (Custo Efetivo Total) da operação.

Vale dizer também que, normalmente, as taxas cobradas no empréstimo online são mais baratas do que as do empréstimo presencial. 

Isso acontece porque os bancos online não gastam dinheiro com espaços físicos para atender o cliente. Então, eles conseguem “repassar” essa economia ao cliente, garantindo taxas mais baixas.

Rapidez no processo

Como explicamos, é simples e rápido obter um empréstimo pela internet. O usuário só precisa simular o crédito, informar alguns dados pessoais e aguardar a aprovação dos valores.

Vários bancos disponibilizam o dinheiro na conta do cliente em poucas horas. Ou, no máximo, após alguns dias.

Mas quais são as desvantagens?

Mesmo com suas vantagens, é preciso tomar cuidado na hora de obter um empréstimo pela internet. 

Primeiro porque, como é muito simples obter o crédito, há maior chance de obter os valores “no impulso”. Mas isso pode prejudicar muito sua vida financeira.

Isso porque, o empréstimo vai ser uma dívida. Se você não se planejar para pagar esses valores, vai acumular o débito e pode ter sérios problemas financeiros. 

Além disso, o meio online favorece os golpes de empréstimo. Ou seja, aquelas pessoas ou instituições que oferecem crédito, mas não depositam o dinheiro em conta.

Por isso, é muito importante ter cuidado com a credora que você vai escolher. Tenha a certeza de obter o empréstimo em um site confiável e reconhecido por outros clientes. Dessa forma, você terá mais segurança na operação.

Cuidado também para não fazer nenhum pagamento antecipado. Se isso for solicitado, é golpe! Você só deve começar a pagar pelo empréstimo depois de receber todo o crédito que solicitou.

Afinal, vale a pena fazer um empréstimo online?

Pode valer muito a pena fazer um empréstimo pela internet. Especialmente por sua praticidade e por suas taxas, que costumam ser mais baratas que nos empréstimos presenciais.

Mas é preciso atenção. Você precisa escolher uma empresa confiável e ter a certeza de avaliar bem as taxas. 

Lembre-se que os juros não são o único valor cobrado em uma operação desse tipo. Sempre confira o CET do empréstimo, para ter mais segurança de quanto o crédito vai custar.

Dessa forma, vai ser mais simples planejar seu orçamento para pagar a dívida depois.

Onde encontrar as melhores opções de empréstimo online

Para encontrar um bom empréstimo online, é indicado usar simuladores de empréstimo virtuais. 

Existem várias opções disponíveis, como o simulador do Juros Baixos. Com as ferramentas, você só vai precisar indicar o valor desejado e o valor de parcelas que você vai pagar.

Em seguida, o simulador vai apresentar as opções de empréstimo que se encaixam na sua demanda. Assim, você vai poder comparar todos eles, avaliando as taxas e condições para encontrar o mais vantajoso ao seu caso.

Considerações finais

Os golpes online são bastante comuns, e podem ser um desastre para quem obtém empréstimos sem consultar sua fonte.

Mas isso não torna os empréstimos online os “vilões” da história. Na verdade, esse tipo de crédito pode ser bem vantajoso, inclusive considerando seu custo para o usuário. Geralmente, as taxas desses empréstimos são mais baratas, e os prazos de pagamento mais longos.

Então, a principal dica é ter atenção à empresa com quem você vai obter o empréstimo. Tenha a certeza de que o negócio é idôneo e tem credibilidade.

Além disso, você vai precisar planejar seu orçamento. Não obtenha crédito por impulso. É fundamental ter a certeza de que você vai conseguir pagar as parcelas. Do contrário, a dívida e juros vão se acumular, e isso vai trazer muitas dores de cabeça para seu dia a dia.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como virar um profissional de SEO?

12 de agosto de 2021

Como virar um profissional de SEO?

Cursos e materiais na internet ajudam na formação de novas pessoas como profissional de SEO. O marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de todos...