Revista Portal Útil

Ter acesso aos melhores tipos de investimentos, seguros e com boa liquidez é possível, sabia? Uma forma de sair da poupança, sem o receio de perder dinheiro. Assim, se você quer melhorar a forma de investir, confira neste post os 5 motivos do por que não deixar dinheiro na poupança.

O brasilieiro sempre teve na caderneta de poupança uma forma de deixar seu dinheiro guardado, com segurança e rentabilidade. Contudo, não é de hoje que muitos investidores deixam de fazer esse investimento e buscam outros que oferecem melhores resultados, como o tesouro direto, por exemplo.

Se você ainda faz parte das pessoas que preferem investir na poupança, confira agora os 5 motivos para você sair da poupança e por onde começar.

O que este artigo aborda:

Saiba 5 motivos para você sair da poupança e por onde começar
Saiba 5 motivos para você sair da poupança e por onde começar
Pin It

1. Baixa rentabilidade

Sem dúvida, a baixa rentabilidade é um dos principais motivos para sair da poupança. A maioria dos investidores que preferem guardar dinheiro na caderneta de poupança, tem na liquidez e segurança as razões mais decisivas para não investir em outros ativos. Com a rentabilidade, esse investimento é pouco atraente para quem quer ter ganhos maiores.

Com isso, é possível sair da poupança e ter acesso a outros tipos de investimentos, que também oferecem segurança e liquidez, mas sem a baixa rentabilidade.

O tesouro direto é um dos investimentos mais recomendados para quem quer sair da poupança, mas sem perder a liquidez e segurança. Os títulos podem ser adquiridos facilmente no site oficial.

2. Taxa Selic

A taxa básica de juros do Brasil (Selic) atingiu mínima histórica em 2020, 2% ao ano. E é justamente essa taxa, mais a TR (Taxa Referencial), as responsáveis pela rentabilidade da caderneta de poupança.

A Selic tende a se manter baixa, inviabilizando as aplicações na poupança para os investidores que querem rentabilidade mais alta, sendo um dos motivos para começar a investir em outros tipos de investimentos.

3. Pouca flexibilidade

Sair da poupança é recomendado para investidores que procuram investimento que oferece mais opções, pois a poupança possui pouca flexibilidade. Ou seja, ao aplicar seu dinheiro em uma conta poupança em determinada instituição bancária, você somente tem acesso a esse investimento.

Ao contrário de outros ativos, como o Tesouro Direto, que possui diversos tipos de títulos, cada um deles é indicado conforme o objetivo e perfil do investidor.

4. Rendimento no aniversário

O rendimento das aplicações é feito somente no aniversário, que considera o dia que o dinheiro foi aplicado. Apesar da poupança ser um investimento diário, a rentabilidade dela não é.

Exemplo: um depósito feito na poupança no dia 15 de determinado mês, somente terá o seu rendimento no dia 15 do mês seguinte ao da aplicação.

5. Dificulta a aprendizagem do investidor

Se você quer sair da poupança para aprender mais sobre o mercado financeiro e seus investimentos, saiba que esse é um dos principais motivos para deixar esse investimento. Afinal, não diversificar dificulta a aprendizagem do investidor.

A poupança é um investimento prático, porém, a zona de conforto é arriscada para o investidor que deseja ter uma boa rentabilidade e conquistar seus objetivos financeiros de forma mais rápida.

Para isso, é necessário conhecer melhor o mercado financeiro, seus tipos de investimentos e opções e, posteriormente, começar a investir nos ativos mais adequados a seu perfil e expectativas.

Afinal, como fazer para sair da poupança?

Se você ficou convencido que sair da poupança é a melhor opção, confira como fazer para começar a investir em outros ativos seguros e com boa liquidez:

Invista no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um tipo de investimento bem acessível, com aplicações a partir de R$30,00, o investidor pode deixar a poupança e começar a investir em um ativo com maior rentabilidade.

Através da parceria firmada com a B3, o Programa Tesouro Nacional oferece os títulos do Tesouro Direto desde 2002, com aplicações que podem ser realizadas online e acessíveis à pessoa física.

Com boa rentabilidade e liquidez diária, o Tesouro Direto é, sem dúvida, uma das melhores opções para você sair da poupança de forma segura.

Conheça o CDB

O CDB é uma outra forma de investir e sair da poupança. Com segurança, o investidor pode fazer aplicações em Certificado de Depósito Bancário. (CDB) e obter maior rendimento do que a oferecida pela poupança atualmente, que oferece 2,97% ao ano, aproximadamente.

No CDB, você consegue escolher os títulos que tenham mais a ver com o que deseja com esse investimento. Ou seja, não fica restrito há um período, ativo ou rentabilidade. Esse investimento, assim como a poupança, é feito pelo Fundo Garantidor de Créditos, o que assegura o pagamento de até R$250 mil em caso de falência da instituição.

Diversifique com Renda Fixa

Outra forma de sair da poupança e investir em ativos mais rentáveis é diversificar com renda fixa.

A renda fixa é muito recomendada para quem quer sair da poupança. Um investimento seguro e estável, oferece muitas opções e é indicado para diversos perfis de investidor, desde o conservador até o arrojado.

Muito indicada caso não tenha uma reserva financeira, a renda fixa possui uma rentabilidade prevista. Geralmente, esse investimento é fixado por índices como a Selic, inflação, CDI, ou por outro percentual mensal.

Uma das maiores vantagens da renda fixa é que no ato da aplicação, o investidor fica ciente de qual será a rentabilidade e vencimento. Assim, já é possível programar o que fazer quando for resgatar os valores do seu investimento em renda fixa.

Independente de qual investimento você escolher para sair da poupança, é preciso buscar instituições financeiras que ofereçam esses ativos, desde bancos públicos e privados a corretoras de valores, que possuem especialistas em investimentos. Ao contar com esses profissionais, é possível ter uma carteira de ativos muito mais assertiva e que atenda aos seus objetivos.

Conclusão

Seja qual for o investimento escolhido, sair da poupança e escolher uma das opções citadas é uma forma segura e prática de investir, sem necessidade de ter uma boa quantidade de dinheiro.

Além de saber o por que não deixar dinheiro na poupança, na hora de escolher uma instituição para fazer os seus investimentos, procure sempre bancos e corretoras de valores renomadas e com credibilidade no mercado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse