Revista Portal Útil

Qual tipo de diversificação é melhor para você investir? Uma das principais recomendações em uma estratégia de investimento é a diversificação de seu portfólio para reduzir o risco a que os instrumentos financeiros estão expostos. Mas, quais tipos existem e qual é o melhor para sua estratégia de investimento? Isso é o que você vai conferir aqui nesta página!

Para um investidor, a diversificação representa a opção de estruturar uma carteira que lhe permita reduzir os impactos da volatilidade a que os mercados estão expostos sem perder a rentabilidade de seus ativos, seja um investimento em carteira administrada, family Office, entre outros.

Gestores de investimentos definem a técnica de diversificação como uma técnica de alocar diferentes ativos com o objetivo de obter lucros e minimizar o risco dos mercados.

O que este artigo aborda:

Qual tipo de diversificação é melhor para você investir?
Qual tipo de diversificação é melhor para você investir?
Pin It

Tipos de diversificação em seu portfólio

Esse tipo de mix pode ser composto por diferentes instrumentos de investimento, setores e regiões. A Comissão para o Mercado Financeiro detalha quais são os diferentes tipos existentes:

Diversificação temporal de investimento

Esse tipo de diversificação envolve a compra regular de ações com pequenas quantidades. Dessa forma, você evita entrar no mercado em um momento inapropriado e obter uma média nos preços das ações.

Com a diversificação temporária o que se consegue é fazer a média dos preços de compra: ora vamos comprar a um preço alto e outras vezes a um preço baixo, resultando em um preço médio razoável.

Diferentes categorias de ativos financeiros

A carteira de investimentos pode combinar diferentes ativos de dívida, ações, moedas com a intenção de obter um retorno esperado para cada um desses instrumentos. A quantidade de capital que você investe em cada tipo de ativo dependerá do perfil do investidor e da aversão ao risco.

Por setores econômicos

Os instrumentos de empresas de diferentes setores ajudam a minimizar o risco de volatilidade dos investimentos. Em geral, em uma economia podem ser detectados diferentes estágios ou ciclos que, por sua vez, podem favorecer alguns setores mais do que outros. Ou seja, na expansão, espera-se uma retomada em setores como consumo, construção ou varejo.

Assim, a diversificação por setores econômicos amplia as possibilidades de obtenção de melhores retornos sobre o investimento.

Diversificação geográfica

Outra alternativa para ter uma estratégia de investimento bem diversificada é com ações e/ ou investimentos em diferentes empresas de diferentes países. Assim, os retornos esperados estão atrelados às expectativas de crescimento econômico de cada país.

Nesse ponto, é aconselhável investir em países como Estados Unidos, Alemanha, França e economias emergentes como o México, com um cenário de crescimento animador.

Por que você deve diversificar seus investimentos?

O mercado financeiro por natureza está constantemente exposto a riscos. Cada investimento traz um risco, portanto, escolher um tipo de diversificação entre diferentes classes de ativos, diferentes setores e economias é uma alternativa para garantir melhores retornos com menor exposição ao risco.

Ter uma diversificação em sua estratégia de investimento é uma regra fundamental para qualquer investidor. Portanto, ao diversificar seus investimentos, considere a rentabilidade, a liquidez e o risco de seus investimentos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse