Revista Portal Útil

Diminuir os gastos com o cartão de crédito é o primeiro passo para a liberdade financeira, tão sonhada por muitos brasileiros, especialmente nos tempos de crise.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o cartão de crédito pode ser uma ferramenta muito útil para todos os tipos de orçamentos. Este artigo do Revista Portal Útil irá te ensinar como usar o cartão de crédito de uma maneira que trará segurança financeira e paz de espírito. 

O que este artigo aborda:

Passos para diminuir os gastos com cartão de crédito
Passos para diminuir os gastos com cartão de crédito
Pin It

Afinal, o que acontece se não pagar o cartão de crédito? 

As taxas de juros do cartão de crédito são as mais altas de todo mercado. É por isso que é importante que os titulares de cartões de crédito façam tudo o que estiver ao seu alcance para pagar seus saldos o mais rápido possível.

Ao fazer isso, você evitará de pagar encargos adicionais, e também obtêm uma redução significativa das taxas de juros.

O problema é que, a cada mês, são cobrados juros sobre juros, gerando uma espécie de bola de neve, o que é péssimo para a saúde financeira.

Dicas para diminuir os gastos com cartão de crédito

Agora que sabemos a importância de pagar as dívidas do cartão de crédito, vamos acompanhar as melhores dicas para diminuir os gastos com o cartão de crédito.

Não ultrapasse seu orçamento pessoal

Se você gostaria de ter uma ideia melhor de como controlar seus gastos com cartão de crédito, aqui vai uma ótima dica: faça uma lista de todas as suas despesas mensais regulares.

Em seguida, divida essa lista em duas colunas separadas: na primeira coluna, liste os itens que você deve ser capaz de reduzir ou eliminar de seus gastos. Na segunda coluna, liste os itens que você não deve reduzir ou eliminar. Subtraia a segunda coluna (os itens “não devem reduzir”) da primeira coluna (os itens “devem reduzir”).

Assim, você terá um pequeno planejamento financeiro, que evitará endividamentos e assim diminuir os gastos com cartão de crédito.

Portanto, você deve monitorar cuidadosamente suas despesas mensais, antes de fazer novos gastos, por qualquer razão que seja. Você pode fazer isso escrevendo-o em um diário, ou uma planilha do próprio Google.

Busque cartões sem anuidade

Uma das melhores maneiras de controlar seus gastos é procurar cartões sem taxa anual ou com taxas anuais muito baixas. Você pode encontrar estes cartões entrando em contato com os diferentes bancos e perguntando-lhes se eles oferecem tal cartão.

Você pode fazer pesquisas e comparações de compras antes de adquirir um novo cartão de crédito sem anuidade. Existem sites como o Cartões e Milhas que fazem este tipo de comparação entre ofertas de cartão de crédito que podem te ajudar a encontrar a melhor oferta.

Priorize o pagamento do valor integral da fatura

Como falamos acima, o crédito rotativo tem juros muito altos, por isso é melhor pagar o saldo em dívida a cada mês.

Não decida pagar apenas o mínimo da fatura do mês. Ao invés disso, pague todo o valor devido a cada mês.

Evite gastos impulso

Os cartões de crédito serão seus aliados se forem usados de maneira errada.

Eles podem aumentar suas dívidas, dar a ilusão de gastar dinheiro quando você não tem mais nenhum e criam um desejo constante de comprar mais do que você pode pagar, mesmo que você tenha dinheiro suficiente para comprar tudo o que realmente você precisa.

Antes de fazer qualquer compra importante, certifique-se sempre de que você tenha feito o orçamento do mês, esteja confortável com os pagamentos mensais e que a nova compra não irá abalar sua vida financeira ou emocional.

Diminua os parcelamentos

Se você tiver muitas compras parceladas no cartão de crédito, certifique-se de pagá-las imediatamente e não use o cartão novamente.

Isso restaurará seu crédito até o limite máximo permitido pelas empresas do cartão, e te dará mais fôlego financeiro para novas compras.

Diminua o limite do cartão de crédito

Uma boa dica para quem precisa de mais controle é justamente diminuir o limite do cartão de crédito.

Para garantir que o novo limite inferior não seja nem mais nem menos do que você espera, vá até o banco e discuta a situação diretamente com seu gerente. Desta forma, você poderá tratar sobre o assunto e se certificará de que o novo limite é aceitável para ambos.

Todas estas etapas acima exigem muita determinação pessoal, mas é uma maneira de você entrar em um modo em que é menos provável que você gaste além de seu controle. Assim, você evita gastar demais e poderá diminuir os gastos com cartão de crédito.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse