Como economizar durante a pandemia

Publicado por Veja Notícias no dia 29/10/2021 as 13:07

Contudo, a pandemia Covid-19 mudou a vida diária das pessoas de muitas maneiras, e a vida financeira não é exceção.

Como economizar durante a pandemia

No entanto, a educação financeira está se tornando cada vez mais importante porque permite que você construa uma melhor relação com o dinheiro. A maneira como você lida com isso reflete seu presente e futuro. 

Conforme os dados da Pesquisa Retrato Social Brasileiro – Consumo e Poupança, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mesmo em tempos incertos, 59% dos brasileiros pretendem economizar em 2021. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para quem deseja economizar durante a pandemia!

Veja também: Como reformar sua casa gastando pouco.

Reveja as opções para prorrogar o pagamento de dívidas

Contudo, para quem tem dívidas a quitar, o prolongamento do parcelamento em 60 dias (no caso do financiamento imobiliário, até 90 dias), e não quitar nesse período, pode ser uma espécie de trégua financeira. 

Porém, os juros durante este período de pausa não param de correr, e a alternativa tem um custo, que o valor da prestação pode dobrar no final do financiamento. 

Embora o valor da interrupção esteja diluído no saldo devedor, no crédito pessoal com parcela fixa e no financiamento de veículos, a solução torna as demais parcelas maiores. 

Além disso, antes de optar por financiamentos ou parcelas de empréstimos diferidos, quando as taxas de juros Selic estão em patamares historicamente baixos, verifique se é melhor tentar repassar dívidas para outros bancos com taxas de juros menores ou escolher outro tipo de crédito mais fácil de obter, como empréstimos salariais.

Economize nas compras

Através de uma operação simples, você poderá economizar até 30% do custo de compras. 

Ou seja: faça uma lista de compras antes de sair; um planejamento de alimentação semanal para saber a quantidade de comida que você precisa comprar evitando o desperdício.

Experimentar marcas novas, às vezes iremos pré-julgar marcas mais em conta, mas, na verdade, podem ser mais caras; ir ao mercado sozinho, afinal a pessoa vai ao mercado não só devido ao coronavírus, mas também porque acontece que quando vamos ao supermercado com alguém, tendemos a comprar mais.

Existem também opções, uma delas são as lojas online. Você pode aproveitar descontos como cupons da Aliexpress para economizar em suas compras. 

Economize energia

Contudo, esta dica poderá parecer simples, mas ficar em casa durante o isolamento social para evitar a propagação do coronavírus pode tornar a conta de luz mais cara devido ao aumento do uso de energia, especialmente se as crianças estão sem ir para a escola  ou você trabalha em casa. 

Mas não se desespere, existem algumas práticas que poderão ajudá-lo a energia economizar:

  • Se você estiver trabalhando em casa, desligue os aparelhos no final do dia;
  • Invista em iluminação natural. Durante o dia, abra as janelas e aproveite o sol;
  • Use ferros de engomar, chuveiros e máquinas de lavar de forma racional – aproveitando os dois últimos itens, ainda pode poupar água;
  • Evite deixar aparelhos eletrônicos em modo de espera, pois eles podem representar até 12% do custo da energia elétrica mesmo se estiverem desligados.

Resista à tentação do comércio “online”

Ficar isolado em casa durante uma crise poderá desencadear compras desnecessárias. 

Embora possa contornar a tentação das vitrines, o isolamento também poderá estimular pesquisas para consumo online, sendo de fácil acesso.

Substitua produtos de marca e delivery

Contudo, mesmo isolado, é difícil economizar porque o preço no supermercado subiu, é um custo extra para entregar alimentos no delivery? 

Portanto, opte por cozinhar em casa e substituir produtos mais caros por marcas mais baratas. 

A recomendação é fazer pesquisas: “Os mercados menores próximos podem fornecer preços mais acessíveis porque não sentem uma demanda tão alta. Este é o momento em que todos estão fornecendo promoções e negociações.”

Organização

Organizar uma conta familiar é o primeiro passo para começar a economizar, pois, aí você vai saber quais despesas poderá arcar e quais despesas deve cortar no seu orçamento. Entretanto, conte todas as despesas da casa. 

Esse processo poderá parecer demorado e cansativo, leva uma hora por semana, na verdade, para reunir todas as informações de que você precisará.

Negocie contas

Contudo, todos sabem que uma pandemia pode ter um enorme impacto negativo nos orçamentos. 

No entanto, não é hora de ficarmos constrangidos com a negociação. Entretanto, se o motivo do atraso no pagamento de despesas ou aluguel com educação for perda de receita, consulte o proprietário ou a faculdade, ou escola. Portanto, além de pagamentos futuros, você também pode solicitar a suspensão do valor por um determinado período de tempo e prometer pagar o valor devido em um período mais longo.

Além disso, também é hora de verificar se outras operadoras de telefones não oferecem preços mais baratos para serviços como telefone e Internet. 

Portanto, para reduzir o peso da tarefa, recomenda-se atribuí-la a familiares, ou renegociar três contas, ou realizar três pesquisas de preços como meta diária..

Consumo Consciente

Contudo, o consumo consciente é uma boa forma de economizar dinheiro e também uma boa forma de contribuir com o meio ambiente. 

Existem várias maneiras de vender coisas que você não usa mais, e esta é uma boa oportunidade para liberar espaço no armário e ganhar uma renda extra.

Não seja radical

Ao listar conteúdo que está acima do orçamento e abaixo do orçamento, relaxe, não seja muito agressivo, é claro, se você ainda tem força financeira suficiente para fazer isso. Na era caótica, certas despesas podem tornar a vida mais “acessível”, como pedir pizza nos finais de semana. 

A maneira de reduzir gradativamente as despesas é deixar a família providenciar para que não coma sobremesa um dia da semana e, gradualmente, vivenciar a sensação de não ter um determinado serviço ou produto.

Preço de pesquisa

Contudo, este é um dos fundamentos da economia nacional: ao comprar qualquer coisa, seja o que for, estude o preço antes da compra final. Você pode usar várias ferramentas online para simplificar essa tarefa. 

No entanto, dependendo do produto, é importante entender o valor das lojas físicas e virtuais. Portanto, normalmente, a diferença de preço é óbvia, economizando até 80%.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como organizar documentos em seu escritório?

22 de setembro de 2021

Como organizar documentos em seu escritório?

Antes de mais nada, quem nunca viveu uma situação de ter que providenciar um documento para o chefe e na hora não lembrar onde ele está? Para evitar essas e outras ...

Vale a pena  investir no esporte?

23 de abril de 2021

Vale a pena investir no esporte?

Um dos maiores consensos da comunidade científica é que praticar esporte com certeza vale a pena. A razão disso, dita com poucas palavras, é que a prática esport...

Você pode ter interesse em:

ART: saiba o que é, quem é o responsável e como emitir

ART: saiba o que é, quem é o responsável e como emitir

Buyer Persona: O Que É e Como Criar Para Sua Empresa

Buyer Persona: O Que É e Como Criar Para Sua Empresa

O que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida

O que é streaming e como lançar um podcast na sua plataforma preferida

Dicas de moda masculina: veja os principais estilos

Dicas de moda masculina: veja os principais estilos

Saia do seu banco: por que você deve investir por conta própria!

Saia do seu banco: por que você deve investir por conta própria!

5 dicas para vender melhor na internet

5 dicas para vender melhor na internet