Revista Portal Útil

Está procurando algumas formas de manter a motivação nos esportes? A partir de agora, vamos listar diversas orientações que ajudam qualquer profissional, seja para quem está iniciando ou para aquelas pessoas que já estão há alguns anos praticando atividade física. 

O que este artigo aborda:

7 formas de manter a motivação nos esportes
7 formas de manter a motivação nos esportes
Pin It

1 – Escolha um esporte que combina com o seu perfil 

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de escolher um esporte que combine com o seu perfil. Em um primeiro momento, essa orientação pode parecer óbvia, mas grande parte das pessoas não seguem a risca e acabam desanimando dos seus objetivos. 

Um dos erros mais comuns entre grande parte das pessoas é encarar uma atividade física como uma tarefa. Na verdade, ela deve ser vista como um momento de tranquilidade e um ótimo recurso para se desconectar dos problemas que estão atrapalhando a sua rotina. 

2 – Crie grandes desafios 

Outra dica interessante é criar objetivos durante o treinamento. Você pode colocar metas, como: correr mais rápido e aprender uma nova habilidade. Neste momento, é fundamental conhecer os seus limites. Lembre-se: você não é um super-herói. Escolha metas que sejam possíveis de alcançar. Caso contrário, terá menos motivação para seguir com os exercícios. 

3 – Saia da rotina 

Nunca é demais lembrar que a busca pelo prazer deve estar presente em qualquer exercício físico. Em grande parte dos casos, é fácil alcançar essa qualidade de vida, principalmente no início da jornada. Porém, com o passar do tempo, o desejo começa a ficar cada vez mais distante. 

Uma dica interessante é diversificar o treinamento. Se você treina na academia, por exemplo, vale a pena solicitar uma série nova ou utilizar outros tipos de materiais. Quanto mais novidades for possível incluir em sua rotina, mais difícil será manter a motivação. 

4 – Registre as suas evoluções no esporte 

Para manter a motivação no esporte, vale a pena registrar todas as suas evoluções na atividade física. Esse procedimento pode ser feito em uma planilha, aplicativo ou no bloco de notas do aparelho móvel. Assim, você terá menos chances de desistir, pois perceberá que, quanto mais continua o treino, mais desenvolvimento terá pelos próximos meses. 

5 – Valorize as mudanças em sua rotina 

Antes de pensar em desistir de uma atividade física, faça a seguinte reflexão: quais foram as mudanças positivas que o esporte trouxe para a sua vida? Provavelmente, antes de sair de casa para movimentar o corpo, você tinha cansaço, era muito estressado, lidava com dores de cabeça frequentes e não conhecia ninguém que morava em seu bairro. 

Se agora você tem um amigo, vive com menos dores de cabeça ou está mais disposto, um desses benefícios devem ser encarados como uma grande conquista. Então, é melhor seguir adiante para alcançar outras vitórias. 

6 – Beba água 

O simples ato de beber água traz diversos benefícios que podem influenciar diretamente em sua motivação. Dentre os mais comuns, encontram-se: potencializa o humor, auxilia no emagrecimento, evita doenças renais, entre outros. Vale a pena contar com o apoio de um squeeze personalizado. Ele trará lembranças incríveis e que podem ajudá-lo a finalizar o treinamento com mais facilidade. 

7 – Treine com outras pessoas 

A chance de finalizar um treinamento, quando estamos acompanhados, é maior do que quando a atividade é conduzida sem a presença de um amigo, colega de trabalho ou parente.

Geralmente, ao treinar com outras pessoas, você aumenta a confiança e pode até suportar as dores que surgirem no meio do caminho. Além disso, o seu amigo pode motivá-lo, fazendo com que o treino seja mais agradável.

Aqui, listamos as melhores formas de manter a motivação nos esportes. Sabemos que sair de casa para treinar todos os dias não é uma tarefa fácil. Por isso, não se cobre tanto. Conquiste cada resultado. Aos poucos, perceberá todas as evoluções que conquistou desde o início do desafio. 

Após descobrir formas de manter a motivação nos esportes, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para potencializar os seus resultados. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse