Publicado por Veja Notícias no dia 08/09/2021 as 20:50

A terceirização do trabalho tem sido foco ativo dos últimos anos, é de fato é algo que vem crescendo é muito.

Por outro lado, os críticos acreditam que isso fere os direitos trabalhistas. 

Neste artigo, explicaremos melhor essas duas posições. 

Independente do seu cargo dentro de uma empresa é importante entender o que é terceirização e como todo esse processo funciona.

De fato, terceirizar um serviço ou trabalho não é só transferir a responsabilidade do mesmo, dependendo da escolha, pode impactar positivamente ou negativamente.

Afinal, o que é terceirização do trabalho?

Nomeia-se a terceirização o processo de contratação de uma empresa para executar determinada tarefa, que não pode ser feita por um funcionário próprio.

O trabalho de terceirização é uma relação de empresa x empresa.

É totalmente diferente de selecionar empregados e firmar contratos de trabalho com eles e obedece ao que determina a Lei de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Terceirizar é exatamente contratar alguém para executar algo.

Em suma, a empresa contratante se tornará uma intermediária de serviço, e a relação de trabalho será entre o trabalhador e o prestador de serviço, e não entre a empresa contratante. 

Terceirização tem como conceito o cumprimento de um contrato firmado em ambas as partes de maneira jurídica. 

Portanto, cada empresa é responsável pelo os seus, ou seja, eu contratei a empresa X para fazer tal coisa, ela é responsável em todos os sentidos pelo os seus funcionários, inclusive financeiramente.

Terceirizar não tira o direito de proteção dos empregados, a empresa contratante tem o dever de dar condições dignas de trabalho, mas todos esses itens são estabelecidos em contrato, a quem cada parte vai ter suas responsabilidades legais.

O vínculo funciona de maneira semelhante ao da nossa empresa, porém o vínculo empregatício é com a empresa contratante.

Mas tome cuidado apenas com contratações de microempresários e autônomos, visto que eles precisam das documentações necessárias para atender no seu estabelecimento através do serviço de terceirização.

Qual é o principal objetivo hoje da terceirização?

A terceirização visa sempre produtividade ou economia e assim deve ser benéfico para ambas as partes.

Por outro lado, a burocracia costuma ser pequena. Mas como a redução de custos não é o objetivo principal da terceirização, então qual é esse objetivo? A resposta depende muito do tipo de atividades que a organização realiza. 

De um modo geral, uma empresa de terceirização pode ajudar a concluir um projeto que requeira alto grau de especialização em menos tempo.

No entanto, isso não tem nada a ver com redução de custos, mas com eficiência: acesso a profissionais “on demand” com a expertise necessária para prestar os serviços necessários. 

Como funciona hoje a terceirização de trabalho no Brasil?

A terceirização é um serviço bem comum em grandes empresas, mas hoje também empresas de médio e pequeno porte têm feito contratações que visem dividir e terceirizar determinados serviços.

Essa é uma prática normal que evolui muito e várias empresas têm usado como artifício para crescimento do negócio próprio.

É aqui que entra a legislação trabalhista. 

O ideal é que a lei encontre um equilíbrio para regular o mercado de forma a não prejudicar a liberdade dos colaboradores ou da empresa.

Principais vantagens da Terceirização de Trabalho:

Entende-se que a maior vantagem da terceirização se reflete nas atividades intermediárias, ao invés das atividades-fim da empresa. 

O intuito da terceirização é um processo benéfico para ambos os lados, tanto para empresa quanto para a contratante.

De fato, quando a terceirização é bem sucedida tudo gira melhor, inclusive a divisão de responsabilidades. 

A grande vantagem de uma terceirização bem sucedida, está na melhoria dos processos, tomada de decisão e divisão de peso e responsabilidade.

Além de melhorar todas as operações de negócios, a terceirização separa responsabilidades dentro da empresa, o que é muito bom para uma terceirização bem-sucedida.

A terceirização hoje a terceirização é prevista e assegurada por LEI, então se você quer contratar esse tipo de serviço, deve atender o que é registrado.

Mesmo que seja legal contratar uma empresa terceirizada, sejam quais forem as atividades que você exerça, o melhor é entender as condições de trabalho dos funcionários de possíveis parceiros. 

Além de ser um gesto ético, trata-se também de uma questão de interesse direto do contratante. 

Dependendo da sua estrutura de negócio, terceirizar o serviço pode ajudar muito a sua empresa, pense nisso como uma parceria de sucesso.

Então verifique quais as vantagens e benefícios a terceirização pode proporcionar ao seu negócio, talvez seja um campo que você ainda não tenha pensado e pode ser de fato algo vantajoso para ambas as partes, pense nisso! 

Em tese, quando uma empresa contrata uma outra empresa para a terceirização de alguns dos seus serviços, ela também está em busca de especialistas no assunto. Assim, por exemplo, quando uma construtora terceiriza seus departamentos contábil e de pessoal, ela espera que a empresa contratante preste esses serviços de forma prática, pois tem uma experiência que a construtora teoricamente não tem nessas questões. 

Com uma hierarquia simplificada, a empresa foca apenas em suas atividades principais, o que torna o fluxo de informações e o trabalho mais ágil.

A grande dificuldade é encontrar empresas terceiras que proporcione boa parceria

Dependendo do serviço, pode ser difícil e demorado encontrar uma empresa que realmente execute essas atividades com habilidade, responsabilidade e no prazo, cobrando preços justos. 

Barato pode ser caro e a fase de pesquisa não pode ser negligenciada. Pesquise, pesquise e continue pesquisando até encontrar uma empresa responsável e competente.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como higienizar seu sofá em casa?

22 de março de 2021

Como higienizar seu sofá em casa?

Tem coisa melhor do que deitar em um sofá cheirosinho? Realmente é uma delícia, mas para isso acontecer, é necessário uma boa limpeza, e você sabe a forma correta d...

3 melhores Cursos do Senac

7 de abril de 2021

3 melhores Cursos do Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac é pioneiro no desenvolvimento de educação voltada ao aprimoramento profissional de pessoas que trabalham ou des...