Revista Portal Útil

O operador de empilhadeira é um profissional muito singular. Dentro de sua função desenvolve, basicamente, o trabalho de organizar pesadas quantidades de mercadorias. Um ofício que parece tão simples, mas que, na verdade, exige uma série de coisas. O que, afinal, é preciso para ser um operador de empilhadeira? Nesse artigo iremos te mostrar o que é básico para ser um bom operador.

O que este artigo aborda:

O que é preciso para ser operador de empilhadeira?
O que é preciso para ser operador de empilhadeira?
Pin It

Quem pode operar uma empilhadeira?

Se você pensa que qualquer pessoa pode operar uma empilhadeira, não está completamente errado. Contudo, o que é necessário é que a pessoa que queira trabalhar com isso tenha um bom treinamento. Ou seja, a ela precisa de um curso que lhe ensine como fazer.

Há muitas formas de se fazer esse treinamento. O ideal é procurar por um curso de operador de caminhão muque. Isso para ter uma noção do que o profissional dessa área precisa aprender. Em outras palavras, um curso é a melhor maneira de se preparar, porque há nele tudo o que alguém precisa saber para poder operar uma empilhadeira.

Como fazer um curso de operador de empilhadeira?

Existem diversas plataformas para se aprender a pilotar esse maquinário. Geralmente a própria empresa onde você for trabalhar possui um curso desse tipo à disposição. Se não, deve ter algumas parcerias com instituições que tenham esse material. Mas, de maneira simples, qualquer interessado num curso deve pesquisar a melhor maneira de se estudar.

Isso pode acontecer presencialmente, na própria empresa, por exemplo. Mas também pode acontecer em modalidade online. Sim, existe uma porção de matérias que podem ser realizadas em casa. A leitura de manual, o conhecimento das partes desse instrumento e como pilotar, tudo pode ser efetuado de maneira remota.

Com o auxílio até dos recursos de vídeo, a vida de quem quer atuar nessa área se tornou muito mais fácil. Além disso, nunca considere a ideia de aprender com alguém que não é habilitado ou, no pior dos casos, não se arrisque a pilotar uma empilhadeira sem um conhecimento básico. Um bom curso é necessário, porque prepara o profissional para as inúmeras situações que irá encontrar na sua função.

O que esperar dessa profissão?

Se você pensar um pouquinho, onde houver grandes quantidades de mercadorias, aí deverá ter operadores de empilhadeira. Em outras palavras, onde se precisar de organização de grandes e pesadas quantidades de mercadorias, aí haverá a atuação desse profissional.

Acontece que, às vezes, essa profissão é tratada com desprezo. Quem pensa assim não considera a responsabilidade que se exige desse profissional. Não é somente um homem ou mulher que sabe dirigir esse equipamento. É necessário um bom treinamento que prepare essa pessoa para várias situações.

Devido ao perigo da profissão, no manuseio de grandes volumes, a pessoa precisa ter muita atenção. É preciso ter uma habilidade motora e também uma mente tranquila. Não se pode trabalhar nisso tendo preocupações. Isso prejudica qualquer trabalho. Esse, ainda mais.

Dependendo do tipo de produto que se movimenta, o perigo pode ser ainda maior. Por exemplo, produtos químicos. O cuidado nesse caso deve ser em dobro. Pense sempre em estar prevenido para todas as situações.

Mas, calma, não é o trabalho mais perigoso do mundo. Isso tudo se torna mais fácil quando no treinamento a pessoa consegue entender a sua função na empresa. Ou seja, a pessoa entende o passo a passo do que deve fazer. Um curso nessa área deixa a pessoa muito mais tranquila na hora de realizar o seu trabalho.

Onde atua esse profissional?

Se você é um profissional sério, esse é um ótimo ramo. Se já fez um curso e uma adequada preparação para essa função, então o seu espaço no mercado de trabalho é garantido.

Um profissional desse trabalha num segmento que nunca para. Estamos falando do comércio. Em inúmeros, senão em todos os setores, precisa-se de profissionais nessa área. Pense que alguém sempre precisa estar na organização logística dos grandes volumes.

No início da carreira nessa área, talvez se sinta mais confortável trabalhando como operador de pequeno porte. Com o tempo, e subindo de cargo, pode trabalhar com empilhadeiras maiores, em setores também maiores. O que importa é nunca parar de se especializar? Ou seja, não pare de se interessar pela sua área. Isso será muito bom para o seu trabalho.

Qual o primeiro passo?

Sem dúvida, o que você precisa é construir o seu currículo. Não pense, de início, sobre a experiência. É verdade que várias empresas exigem um tempo de experiência na área. Mas também é bem verdade que inúmeras outras não pensam assim.

Ao contrário, pensam em formar o profissional ali, na empresa e para sua empresa. Porém, fazer um curso nessa área com certeza mostra o seu interesse pela profissão. Ou seja, dedicar-se em estudar a função é o primeiro e mais acertado passo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse