Publicado por Veja Notícias no dia 12/08/2021 as 20:27

Cursos e materiais na internet ajudam na formação de novas pessoas como profissional de SEO.

O marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de todos os ramos, que pretendem fazer com que seus produtos e serviços alcancem os clientes de forma mais natural e eficaz. Um dos principais modos de conseguir esses resultados é através de uma agência de SEO, que possui profissionais qualificados para definir a melhor estratégia para o seu negócio.

Existem também os profissionais autônomos, que prestam consultoria para empresas e ajudam internamente a desenvolver um plano de SEO consistente e que traga resultados em médio e longo prazo. Nesse caso, eles são profissionais experientes, com bagagem suficiente para assumirem um projeto sozinhos.

Se você está entrando no mundo do SEO agora, ou quer tirar dúvidas sobre as possibilidades dentro da área, preparamos algumas dicas de como se preparar para se tornar um profissional de SEO e fazer parte desse universo que cresce a cada dia.

O que é SEO? 

A sigla SEO completa é Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Em resumo, o SEO é um conjunto de práticas que ajudam sites pessoais  ou de empresas a ranquear de forma satisfatória no Google e em outros buscadores usados ao redor do mundo.

O SEO está diretamente relacionado ao marketing de conteúdo, pois exige a combinação de conteúdos relevantes, boa estrutura e uso de palavras-chave de acordo com a estratégia escolhida.

Dentro do SEO também são trabalhados links internos e externos, além de toda a parte visual do site, influenciando diretamente na experiência do usuário, algo que os buscadores passaram a considerar como elemento fundamental na hora de posicionar um site para uma determinada busca.

Profissionais de SEO envolvidos em um projeto de SEO

Seja em uma agência especializada em SEO ou em empresas de marketing digital como um todo, os profissionais que trabalham nessa área costumam ter formações diversas, pois ainda não existe um curso superior voltado especificamente para SEO.

É possível encontrar escolas e universidades que oferecem cursos bastante completos, por preços que variam, e que vão te ensinar do SEO básico até as técnicas mais avançadas. 

Precisamos ressaltar que nenhum profissional de SEO vai dominar todas as áreas. Ele pode, sim, ter uma noção de cada etapa, pois isso ajuda e muito a planejar um projeto de forma mais consistente, mas parte do sucesso de um plano de SEO é o foco que cada profissional tem em sua função.

Analista de SEO

O Analista de SEO é um dos profissionais mais importantes dentro do planejamento, da execução e do acompanhamento de uma estratégia de otimização de um site. É ele que fica responsável por buscar as melhores palavras-chave; mapear a concorrência; propor otimizações de conteúdo e técnicas, além de mensurar os resultados e definir KPIs junto aos heads de marketing.

Redator

Os redatores SEO são fundamentais em um projeto de otimização. Eles ficam responsáveis por receberem as palavras-chave da equipe estratégica e desenvolverem todos os conteúdos veiculados dentro e fora do site. 

Um redator SEO precisa ter, além de uma escrita impecável e muito criativa, facilidade para inserir palavras-chave de forma natural no texto, fazendo com que tanto o usuário quanto o algoritmo do buscador entendam o texto de forma completa.

Desenvolvedor

Os desenvolvedores ficam com o chamado SEO técnico, que envolve melhorias na velocidade do site, sitemap, navegação e estrutura de código. Embora eles trabalhem de forma ‘indireta’ com SEO, o seu papel é fundamental para garantir que a estratégia pensada e os conteúdos produzidos tenham os resultados esperados.

Por onde começar?

Tendo essa noção de como funciona o SEO, e quais profissões estão envolvidas, é válido procurar profissionais que já atuem na área e buscar entender se o que eles fazem condiz com a sua vontade profissional. Diversas agências estão abertas para receber pessoas que querem saber mais sobre o dia a dia de trabalho interno e trocar experiências.

Procure cursos voltados para a área de marketing digital. O SEO é uma área específica, mas que engloba conhecimentos de diferentes campos. Para quem gosta de estudar, é uma área profissional que exige constante atualização de conhecimentos, para manter a competitividade com os concorrentes.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como anunciar seu comércio local no Facebook

13 de agosto de 2021

Como anunciar seu comércio local no Facebook

Para comercializar seu negócio com sucesso no Facebook, você precisa entender as oportunidades únicas do Facebook e como ele difere de outras mídias. Assim como voc...