Revista Portal Útil

Este é o sonho de muitos brasileiros: trabalhar fora do Brasil e construir uma carreira internacional. Aqui, você tem algumas dicas que valem ouro nesta caminhada. Fique por dentro:

Trabalhar fora do Brasil é uma vontade de muita gente. Um sonho de longos anos para alguns brasileiros. Thais Oliveira, 31 anos, vive em Massachusetts – EUA, e sempre teve o sonho de viver em outro país. A vontade era de poder proporcionar uma vida melhor à sua família. Hoje, a jornalista que já trabalhou em grandes emissoras como correspondente internacional na América, afirma que se sente muito feliz, mas que a caminhada não foi fácil e precisou de muita persistência.

Para trabalhar fora do Brasil, conheça o passo a passo que pode te ajudar a realizar esta vontade:

O que este artigo aborda:

Como fazer para trabalhar fora do Brasil?
Como fazer para trabalhar fora do Brasil?
Pin It

Como trabalhar fora do Brasil?

1 – Verifique permissões e vistos

Para trabalhar fora do Brasil é necessário um visto ou permissão de trabalho, sendo que o mesmo pode ainda estar atrelado à uma empresa. Portanto, é importante ter em mente como deve ser esta papelada e como conseguir os documentos exigidos. Custos com passaporte, documentações e etc. Muitas vezes, independente do lugar aonde se vá trabalhar, o interessado pode conseguir um visto ou permissão por período de tempo. Vale a pena se informar.

2 – Custo de vida e salário para trabalhar fora

Sonhar é muito bom, mas é preciso que se tenha os pés no chão. Antes de pensar em trabalhar fora do Brasil, é necessário planejar conforme os custos de vida do lugar onde se pretende viver, e claro, o quanto se pode receber de salário, para se ter alguma ideia se é realmente possível realizar o sonho ou se é necessário esperar um pouco mais. Não tenha pressa, verifique custos com pensão, aluguel e claro, possibilidades de renda e trabalhos que sejam fáceis de se conseguir.

Muitas vezes é possível alugar quartos em casas onde as famílias possuem cômodos vagos. Isso já permite uma certa economia com aluguel ou pensão, mas é preciso pensar nas formas de trabalho para garantir roupas, alimentação, vestuário, estudos e outros. Dificilmente um diploma válido no Brasil poderá render um emprego na área em outro país. Talvez seja necessário iniciar outra atividade e para tanto, é preciso estar preparado. Quanto mais conhecimento, melhor.

3 – Cursos online ajudam para trabalhar fora do Brasil

Para tanto, uma referência na área é o Gran Cursos Online. Estudar é imprescindível, e claro, quanto mais conhecimento se adquire, mais fácil de se conseguir uma boa oportunidade para trabalhar fora. 

É o caso de Silvio Souza, gerente de TI, que conseguiu uma ótima oportunidade na Irlanda, após uma década de trabalhos prestados em uma grande empresa do centro de São Paulo. Inglês e outros requisitos foram indispensáveis na construção desta “ponte” para que a diretoria internacional notasse a presença e a capacidade do funcionário brasileiro. 

Segundo ele: “Eu precisava muito melhorar o inglês e me aprofundar em outros conhecimentos que, segundo os meus contatos era necessário que eu adquirisse. Trabalhar fora do Brasil sempre foi o meu sonho, ainda mais depois que tive minha filha. Percebi que aquele era o momento de acelerar mais os meus planejamentos e percebi o quanto o Gran Cursos Online é bom para quem tem esse mesmo sonho”

Vale a pena investir em conhecimento e sobretudo, na própria formação. Dá só uma olhada no Gran Cursos Online e comece já a pensar na construção desta ponte. 

4 – Construa um network

O relacionamento profissional é muito importante, desde que feito de forma saudável. A busca por contatos que possam facilitar uma troca de conhecimentos na área é sempre bem vinda. Sobretudo quando o assunto é trabalhar fora do Brasil. Quem já faz parte desta rotina, pode fornecer dicas, orientações e quem sabe até mesmo indicações de lugares onde seja possível conseguir uma oportunidade de trabalho. 

Tudo de forma espontânea e claro, de forma sincera, onde haja uma troca de conhecimentos. O próprio nome já fala “rede de trabalho”, uma conexão com contatos que possam se ajudar cada qual em sua área de atuação e claro, nas possibilidades de expansão de atividades para outros países.

5 – Aprenda sobre a cultura e o país onde se quer trabalhar fora

Não adianta querer simplesmente sair do Brasil, para um determinado país, única e  exclusivamente por simpatizar-se com tal região. Conheça o país a fundo, veja suas principais atividades econômicas, seus estados / condados e cidades onde existam maiores oportunidades, verifique as culturas locais e tente aprender um pouco mais sobre elas, a fim de poder interagir com a população e se integrar mais facilmente, caso possa mudar-se para tal lugar.

Viver e trabalhar fora do Brasil não é um sonho impossível de realizar, desde que haja planejamento. Isso é muito importante, pois garante uma vida mais tranquila e um futuro muito melhor a quem se muda.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse