Publicado por Veja Notícias no dia 30/08/2021 as 22:50

A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade no dia a dia de trabalho. Se você sempre deixa as tarefas para depois, não tem ânimo para colocar as coisas em dia, você está perdendo o jogo para a procrastinação. Aqui, vamos lhe ajudar a se livrar desse problema. Separamos diversas dicas para te ajudar a deixar a procrastinação de lado. 

É importante que os profissionais tenham apoio de um RH estratégico, afinal a empresa também precisa se preocupar com a produtividade de seus funcionários.  Através de hacks fáceis, é possível começar a largar a procrastinação, tornando- se uma pessoa mais produtiva. 

O que é procrastinação? 

A procrastinação é o ato de adiar a realização de uma tarefa que precisa ser feita até uma data limite. Você procrastina quando deixa a tarefa para depois, mesmo quando você não tem nada para fazer. Algo impede a sua ação. 

Esse problema pode acontecer de forma consciente ou inconsciente. Em todos os casos, o procrastinador tem algo que o impede de completar uma atividade. Num exemplo simples, se você precisa finalizar um projeto de trabalho, mas em vez disso você parou para responder e organizar e-mails, você procrastinou. 

Por que controlar a procrastinação é importante? 

De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Estudar em parceria com a MindMiners, 52% das pessoas entrevistadas têm a procrastinação como a grande inimiga da sua produtividade. Há diversos motivos para que a procrastinação aconteça, mas de maneira geral, o cérebro humano costuma procrastinar se a tarefa não possui resultados imediatos. 

O problema é que a procrastinação pode atrapalhar a produtividade no dia a dia, seja na vida profissional ou na vida pessoal. Isso pode fazer com que o seu rendimento profissional diminua consideravelmente e atrasa a conquista por seus objetivos. 

Como parar de procrastinar? Confira nossas dicas:

Não há fórmula para deixar de procrastinar. Porém, separamos alguns hacks simples que você pode fazer no dia a dia e começar a diminuir a intensidade da procrastinação em sua vida. Confira abaixo as nossas dicas para vencer a procrastinação:

Descubra a origem da procrastinação 

O primeiro passo para ganhar a procrastinação é descobrir as suas origens. Pare para refletir e entenda quais foram os gatilhos que o fizeram procrastinar nos últimos dias. Foque em encontrar os motivos, as situações que acabaram influenciando o ato de “deixar para depois”. 

Depois de encontrar os motivos, busque entender em quais situações você mais está procrastinando. Você está procrastinando em tarefas triviais ou nas prioridades do dia? Dessa forma, você encontra os principais motivos e momentos em que você procrastina e pode começar a se planejar para vencer o problema. 

Comece a vencer a procrastinação nas tarefas mais simples 

Quanto mais difícil ou complexo a tarefa, mais difícil será para vencer a procrastinação. Assim, você terá mais dificuldade para realizar a tarefa e superar distrações e gatilhos que dispersam a sua atenção. A dica é focar nas tarefas mais simples do dia para criar uma resistência contra a procrastinação. 

Definindo uma meta simples para ser superada, você poderá cumpri-la com mais facilidade. E dessa maneira, você pode começar a criar confiança para cumprir as suas tarefas dentro do prazo. Quebrar a procrastinação com pequenas tarefas é a chave para ganhar a procrastinação.

Define as suas prioridades 

Organizar as tarefas é uma parte importante do nosso dia. Quando não fazemos isso, acabamos não tendo noção das ações mais importantes do dia e acabamos deixando de lado tarefas importantes para a nossa vida. 

Então, uma dica para acabar com a procrastinação é aprender a definir as suas prioridades. A dica é fazer uma lista de tarefas no início ou no final do dia, ou mesmo no início da semana, para definir as tarefas mais importantes do dia. 

Liste todas as tarefas e classifique-as por ordem de prioridade. Dessa maneira, você pode dar atenção a tarefas mais importantes, podendo deixar o ato de procrastinar em segundo plano e ter foco para cumprir as suas prioridades.  

Identifique quais são os seus ciclos de produtividade 

Descobrir o seu ciclo de produtividade é importante para organizar melhor o seu dia. Se pararmos para pensar, cada pessoa possui seus próprios comportamentos, isso também pode definir o nosso período mais produtivo. Tem pessoas que estão mais dispostas para realizar tarefas na parte da manhã, outras são mais produtivas à noite ou de madrugada, por exemplo. 

Com isso, se você descobrir qual é o ciclo produtivo, você poderá se planejar para realizar as tarefas do período em que você mais produz. Vale lembrar que uma pessoa pode ter mais de um ciclo produtivo durante o dia, dependendo da situação e motivos. 

Às vezes, a pessoa pode gostar de lidar com ações burocráticas pela manhã e ações práticas no fim da tarde, por exemplo. Dessa forma, você pode se planejar de acordo com o seu comportamento para vencer a procrastinação. 

Conclusão

Com essas dicas, você conseguirá acabar com a procrastinação no dia a dia. Tudo passa por descobrir as origens do problema e planejar melhor o seu tempo e as suas emoções para se tornar uma pessoa mais produtiva. 

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como limpar box de vidro e tirar a gordura?

31 de janeiro de 2021

Como limpar box de vidro e tirar a gordura?

Você sabe como limpar box de vidro e remover toda a gordura da superfície? A limpeza de um box de vidro pode dar outra cara para o banheiro. Como limpar box d...

Saiba o que é uma marina de barcos

18 de junho de 2021

Saiba o que é uma marina de barcos

Se você está pensando em adquirir uma embarcação, saiba que é fundamental saber o que é uma marina de barcos e todos os serviços que ela oferece. Afinal, você preci...