Publicado por Veja Notícias no dia 12/08/2021 as 20:11

Setor de food service deve crescer 25% em 2021 apoiado em delivery e alimentação saudável!

O setor de food service manteve o seu crescimento mesmo com todas as complicações de 2020. Dados da Food Consulting apontam que o setor deve crescer entre 22% e 25% em 2021.

Se você está pensando em realizar investimentos para ter o seu próprio negócio, apostar no food service é uma excelente opção. Este mercado foca em negócios de alimentos prontos e pré-prontos dos mais variados tipos. 

Quais são as principais tendências do Food Service para 2021?

O mercado possui segmentos variados, então o que não falta são tipos de negócios em que seja possível investir. Desde franquias até a montagem de uma marca própria, investir em food service é uma boa ideia em 2021. Confira abaixo quais são as principais tendências do ramo neste ano:

Gastronomia saudável e sustentável

Em 2020, o consumo de alimentos saudáveis alcançou um faturamento de R$ 100 bilhões no país, segundo a Euromonitor Internacional. Muitas pessoas têm buscado mudar seus hábitos, adotando costumes que começam pela alimentação saudável e incluem práticas sustentáveis em outras áreas da vida.

Dentro do mercado de alimentação saudável há a possibilidade de explorar os mais diversos segmentos de negócios. É possível, por exemplo, criar um delivery de marmitas ou então de sanduíches naturais.

Há também outras opções muito interessantes com o apoio de agricultores locais para a venda de alimentos orgânicos, setor que também vem crescendo no país.

Aliado a esse ponto, utilizar objetos sustentáveis que não agridam o meio ambiente, como canudos e marmitas de bambu, por exemplo, são essenciais para ajudar a afirmar o posicionamento do negócio.

Forte estrutura de delivery nos food service

Essa é outra tendência do mercado de food service. O delivery é uma tendência não só no Brasil como no mundo. Segundo a previsão da Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, o delivery deve arrecadar US$ 6,3 trilhões em todo o mundo em 2021.

Com a vida bastante corrida e as restrições de deslocamento em 2020, empresas do setor de food service apostam no delivery para continuar operando e isso deu muito certo. Então, se você se preparar para dar início ao negócio na área, é preciso ter uma forte estrutura de delivery para otimizar a receita do seu negócio.

Refeições rápidas e mais conveniência 

A pesquisa Brasil Food Trends 2020 mostra que muitos brasileiros estão substituindo as principais refeições do dia por lanches rápidos. Segundo os dados, 51% da população faz lanches rápidos no café da manhã, 42% no almoço e 40% no jantar.

Isso também evidencia a necessidade de mais conveniência e agilidade em negócios de food service. Com a vida muito corrida, muitos consumidores buscam por opções rápidas e práticas. 

De acordo com a pesquisa, o consumidor avalia questões como acesso facilitado, proximidade, possibilidade de delivery, atendimento ágil, facilidade de pagamento e outros fatores que facilitam a compra de um lanche rápido, que pode ser entregue rapidamente e pago com facilidade. 

Transparência na origem dos alimentos 

Ainda segundo os dados da pesquisa Brasil Food Trends 2020, outra tendência do mercado é a preocupação dos consumidores com a procedência da comida. 

Então, quem está pensando em abrir um negócio no setor de food service deve focar na transparência em relação à origem dos alimentos como fator essencial para o posicionamento da marca. 

Nesse ponto, a pesquisa mostra que os consumidores estão preocupados não só com a procedência, mas também com a qualidade e segurança dos alimentos e com a higiene dos equipamentos e ingredientes para o preparo dos produtos.

Conclusão

Estas são algumas das principais tendências do mercado de food service em 2021. Os números mostram que o setor está em retomada econômica forte neste ano e é tido por muitos como uma área “imune a crise”. Negócios voltados ao segmento são excelentes opções para iniciar o caminho como empreendedor.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como virar um profissional de SEO?

12 de agosto de 2021

Como virar um profissional de SEO?

Cursos e materiais na internet ajudam na formação de novas pessoas como profissional de SEO. O marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de todos...