Revista Portal Útil

Todo profissional está sempre buscando novos conhecimentos para crescer na carreira e fazer o GMAT é uma das formas de se aperfeiçoar em sua profissão. As empresas podem ajudar a bancar essa prova como uma forma de diminuir o turnover e contar com profissionais cada vez mais capacitados.

Aqui, vamos entender o que é o GMAT, quais são seus principais benefícios e como o teste funciona.

O que este artigo aborda:

GMAT: entenda melhor sobre este tipo de prova para processos seletivos
GMAT: entenda melhor sobre este tipo de prova para processos seletivos
Pin It

O que é GMAT?

O GMAT é o Graduate Management Admission Test, que em português significa, Teste de Admissão de Gestão de Pós-Graduação. Esse teste é exigido para admissão na maior parte das escolas de negócios nos Estados Unidos e na Europa.

Aproximadamente ,1.500 cursos de MBA em mais de 80 países usam as notas do GMAT como uma das etapas do processo seletivo para admissão no curso. Fora estes cursos, o GMAT também é aceito em alguns cursos de mestrado em Finanças, Políticas Públicas e Relações Internacionais.

O exame é administrado pelo Graduate Management Admission Council (GMAC) e é realizado em cerca de 110 países. O teste é considerado bastante difícil, tanto que as pessoas estudam pelo menos 4 ou 5 meses para conseguir uma boa nota para a prova. Muitas escolas de preparação fazem diversos simulados para testar a capacidade dos alunos que estão estudando para a prova.

Como funciona o teste GMAT?

Mesmo que seja focada na admissão em escola de negócios, o GMAT não testa nenhum conhecimento específico na área. A ideia do teste é instigar a inteligência mental e a habilidade do candidato em tomar decisões em pouco tempo. A intenção é testar os conhecimentos num período curto, agindo sob pressão.

O GMAT é dividido em quatro seções:

  • Avaliação de escrita analítica: Essa seção busca testar a capacidade de pensamento crítico e de comunicação de ideias.
  • Raciocínio integrado:  A seção de raciocínio integrado testa a capacidade de análise de dados e de informações em diferentes formatos.
  • Raciocínio quantitativo: Esta seção mede a habilidade de avaliação de dados e as conclusões num curto período usando métodos matemáticos.
  • Raciocínio verbal: A seção de raciocínio verbal avalia a competência de leitura e interpretação de textos diversos, avaliação de materiais escritos, produção e edição de textos no padrão gramatical inglês.

No teste, as quatro seções têm como o objetivo medir as habilidades em matemática, análise de dados, interpretação e edição de texto, leitura e escrita analítica dos candidatos. O teste é interativo, adaptando questões de acordo com o nível de desempenho de cada candidato, realizado no formato de CAT (Computer Adaptive Test).

Para realizar o teste, os candidatos passam por entrevista em inglês, ao vivo e que pode ser feita em qualquer época do ano. O candidato ainda tem até cinco tentativas anuais de realização da entrevista. O teste é aplicado em centros habilitados, custa 250 dólares e tem duração de 3 horas e 30 minutos. 

Como é a pontuação do GMAT?

Depois da realização do exame, os candidatos recebem os resultados do teste em casa em até 20 dias e também é enviado para até cinco instituições de ensino selecionadas pela pessoa. Para o envio do resultado para mais instituições será cobrada uma taxa adicional.

As notas do GMAT variam entre 200 e 800 pontos. De acordo com a administradora do exame, cerca de dois terços dos candidatos tiram entre 400 e 600 pontos. Esse resultado abrange apenas as seções de análise verbal e de dados. Os pontos de redação e raciocínio integrado são medidos separadamente.

A nota em si, não significa um termômetro para admissão ou reprovação do candidato. Para verificar se a sua nota é realmente competitiva, você precisa levar em consideração a média e o range (alcance) geral dos candidatos às universidades em que pretendem ingressar.

A média é a soma das notas de todos os candidatos, dividido pelo número total de candidatos. Já o range é calculado pela exclusão das dez melhores e piores notas, sendo feito o cálculo da média dos candidatos restantes.

 É bastante comum que os estudantes façam o GMAT mais de uma vez. Desde 1998, as escolas internacionais não fazem mais as médias das provas, levando em conta apenas a maior nota no processo de seleção das escolas de negócios. Com isso, é possível e até recomendável fazer o exame mais de uma vez para melhorar a nota.

Como se preparar para a prova?

O primeiro passo é definir quais são as instituições que mais lhe chamam atenção e verificar a pontuação necessária para ser admitido na universidade do seu interesse. Depois, faça um plano de estudos para conseguir se preparar plenamente para o teste. A partir disso você pode seguir um planejamento detalhado de tudo o que você precisa aprender para fazer a prova.

Outra dica é aproveitar os materiais de apoio como os simulados gratuitos do GMAC e se for possível investir em alguns livros preparatórios para o Exame. Estes são os principais detalhes para conseguir aprovação em universidades estrangeiras através do GMAT.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse