Revista Portal Útil

O final do ano está chegando! Essa época é muito esperada pelas pessoas para tirarem férias, descansar e relaxar depois de mais um ano intenso. No entanto, essa expectativa é ainda maior para os lojistas e comerciantes. 

Na realidade, eles não querem saber de descanso, o final do ano representa a maior oportunidade de vendas e aumento de faturamento para empresas. É hora de vender mais e fechar o ano com chave de ouro.

Depois de meses em pandemia e os desafios que essa crise trouxe, este final do ano representa uma forma dos varejistas, lojistas e comerciantes recuperarem o que foi perdido e voltar ao ritmo de crescimento – comum antes do início da pandemia.

Black Friday, natal, ano novo, festas de final de ano, entre outras datas importantes, sempre aquecem o mercado. Outro motivo para tamanha expectativa é que nessa época, as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro.

Elas querem comprar presentes, roupas para as férias, acessórios para ir nas festas, entre outras diversas aquisições comuns de final de ano. O aumento de vendas é natural nesse período, mas as empresas podem potencializar esses resultados e vender muito mais.

Para isso, é preciso se preparar e o ideal é começar o quanto antes. Já estamos em outubro, a poucos meses do momento mais esperado do ano. Por isso, o ideal é iniciar as preparações agora mesmo, sem deixar para depois.

Para ajudar, indicaremos algumas dicas de como uma loja pode vender mais no final do ano. São sugestões relacionadas a estoque, planejamento e até mesmo no treinamento e contratação de profissionais para darem conta da alta demanda.

Acompanhe para lucrar muito com as festas dos últimos meses do ano. Nesse período há uma certeza: as pessoas vão compar! 

O que este artigo aborda:

Dicas para a sua loja vender mais no final do ano
Dicas para a sua loja vender mais no final do ano
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Como vender mais no final do ano?

É importante ter em mente que o período de final de ano e campanhas Black Friday funcionam como uma vitrine da loja para os consumidores. Diversas pessoas que não conhecem a loja, têm o primeiro contato com a marca nesses momentos.

Sendo assim, é fundamental oferecer o melhor atendimento, produtos e serviços para fidelizar esse novo cliente para que ele volte a comprar com a loja no restante do ano. Ou seja, é uma oportunidade de crescimento incrível.

Por outro lado, pode ser o fracasso de uma empresa. Afinal, os clientes não perdoam! Se não gostam da marca por algum motivo, não indicam e até mesmo fazem reclamações nas redes sociais e outras plataformas, desmotivando outras pessoas a comprarem no local.

Então, todo cuidado e planejamento é pouco para o final de ano. Como veremos a seguir, as dicas são para todos os aspectos de uma loja, desde o estoque, até o relacionamento entre consumidores e a marca.

Confira!

Treine sua equipe comercial

Com a alta demanda, é possível que as lojas tenham que contratar mais pessoas para um trabalho temporário. O ideal é fazer uma seleção rigorosa, desde já, para selecionar vendedores de alta qualidade, educados e eficientes.

O atendimento é muito importante e pode levar a loja ao sucesso ou ao fracasso. De qualquer forma, é importante oferecer treinamentos comerciais e cursos para vender, para preparar os vendedores para o período mais movimentado.

Esses profissionais devem estar preparados para lidar com o estresse da época, trabalhar bem em equipe e saber tudo sobre os produtos. Neste momento, eles devem estar prontos para solucionar todas as dúvidas dos consumidores.

Então, é bom que eles saibam como a loja funciona, detalhes e comparativos sobre os produtos e tudo que possa ajudar os clientes. Então, os treinamentos são a melhor opção.

O comércio pode realizar esses treinamentos algumas semanas antes do período mais agitado começar ou ir fazendo aos poucos desde já para não sobrecarregar os colaboradores mais para a frente.

Planeje o estoque 

Planejar o estoque para que não falte nenhum produto é super importante. O empreendedor deve saber exatamente o que tem disponível e o que está faltando para entender as demandas que passará aos fornecedores.  

Também é importante para evitar vender algo pela internet, por exemplo, e depois de fechar a compra perceber que não tem o produto disponível – estragando a experiência do consumidor com a marca.

Esse planejamento evita comprar estoque de mais ou de menos e proporciona outros diversos benefícios. É muito importante! 

Prepare promoções especiais e divulgue a marca

Qual a melhor forma de atrair novos clientes? Com promoções, é claro! Especialistas indicam que as lojas façam ofertas chamativas e as divulguem em redes sociais, com os clientes da loja, e-mail marketing e toda plataforma que a marca tiver.

É claro, a empresa precisa conseguir atender a demanda. Não pode visar apenas o lucro e se esquecer de que se a equipe não conseguir dar conta de tantos pedidos, os prazos serão ultrapassados e toda a experiência do consumidor será prejudicada. 

Prepare o comércio para o período de trocas

Para finalizar essa experiência com chave de ouro, as empresas devem oferecer campanhas de trocas eficientes. É comum que as pessoas precisem trocar os produtos nessa época, ainda mais porque grande parte das vendas são para presentear outras pessoas. 

Então, o comércio precisa preparar um documento com a política interna de trocas e devoluções, o qual tenha bem definido as condições de troca, como elas devem acontecer e como os funcionários precisam agir.

Também é preciso preparar o estoque para que haja diferentes cores e numerações das mercadorias, ainda mais aquelas que têm alta rotatividade. Caso os produtos esgotem, a empresa pode oferecer vales no mesmo valor ou indicar que as pessoas troquem por outros itens. 

Por fim, decore a vitrine, crie campanhas nas redes sociais e invista em atendimento de qualidade. Com todas essas dicas, com certeza, a sua loja venderá mais neste período tão esperado.

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Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

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