Publicado por Veja Notícias no dia 07/06/2021 as 11:29

Chegou a hora de ganhar dinheiro com seus conhecimentos? Pois saiba que a expectativa é de que, daqui em diante, o brasileiro aposte mais no que sabe fazer e comece seu próprio negócio.

Segundo uma pesquisa de 2020, a estimativa era de que cerca 25% da população adulta estivesse chegando aos primeiros 3,5 anos de seus empreendimentos. 

Essa notícia pode ser o empurrãozinho que faltava para que você finalmente se decida a lançar seu empreendimento. Mas, o que acontece quando não há dinheiro disponível para abrir o negócio?

Não se preocupe, não é por falta de dinheiro que você vai deixar de entrar para o time das pessoas que apostaram em si e agora são donas de suas próprias vidas! 

A primeira coisa que você tem que fazer se quiser começar um negócio, e sem ter orçamento disponível, é escolher com o que você vai trabalhar. Então, conheça 5 opções para começar quase imediatamente. Siga com a leitura!

#01  Loja virtual

Quando se fala em abrir uma loja virtual, muita gente pode pensar que isso é muito difícil.

Em primeiro lugar, entenda que as tecnologias avançaram tanto que até mesmo montar uma página de e-commerce do zero é algo que qualquer pessoa pode fazer. 

Há inúmeras plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual em poucos passos. Você só precisa escolher um modelo de página, colocar sua marca e carregar os produtos que vai oferecer. 

Sobre questões como programar carrinho de compras, configurar meios de pagamento, pode ficar igualmente tranquilo: tudo isso já vem basicamente pronto.

Já em relação a sua oferta de produtos, o que você imagina quando pensa em um e-commerce? Arriscariamos dizer que a resposta seria algo como páginas e mais páginas com muitas ofertas de produtos, marcas e modelos, certo?

A boa notícia é que a maioria dos e-commerces não têm mais do que 20 produtos. E há casos onde se fatura muito bem até mesmo com 4 produtos. Se a sua loja virtual vai crescer no futuro, genial. Mas você pode começar pequeno e ir escalando, como qualquer empreendimento que começa sem dinheiro.

#02 Tradução

Para quem tem conhecimentos avançados de idiomas, que tal começar a ganhar dinheiro pela internet? 

Você pode, por exemplo, criar um perfil em plataformas que recebam textos de usuários que precisem de tradução. 

Uma delas é a Onehourtranslation, onde os tradutores ganham por produção. Temas específicos e técnicos pagam mais, mas também dá para pegar textos simples ou mesmo trabalhar como revisor. Outras plataformas são a Proz, a Translated  a OpenMic, mas é só pesquisar que você encontra muitas outras. 

Outra forma de trabalhar como tradutor é fazer legendas para páginas de conteúdos audiovisuais, como a Netflix

Por outro lado, se você quer fazer algo mais acadêmico, não é raro que trabalhos como teses de pós-graduações precisem dos serviços de um tradutor para que sejam enviadas para instituições fora do país em processos seletivos ou quando sejam publicadas em revistas científicas. 

#03 Marketing digital

Uma boa alternativa para começar um negócio sem dinheiro é olhar com atenção para o mundo do marketing digital. 

Nunca estivemos tão virtuais e conectados, e os números do marketing digital não param de crescer no Brasil. Em 2020, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABAComm), já estimavam um faturamento acima da casa dos 100 bilhões de reais, com um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.

E aqui vai uma boa notícia, se você está se perguntando como ganhar dinheiro com marketing digital, saiba que as alternativas são muitas. Confira algumas:

  • Mídias digitais: fazer o gerenciamento de redes sociais, agendar postagens, responder comentários e mensagens, planejar o posicionamento de marca, campanhas, etc;
  • Criar conteúdos: se você é capaz de produzir textos claros, que sigam as orientações do contratante e puder responder às demandas de posts sobre vários assuntos, você pode se tornar um redator freelancer e ganhar por produção;
  • Trabalhar com SEO: para que um conteúdo apareça nas primeiras posições, é preciso entender como os motores de buscas funcionam e o que valorizam. Na carreira de SEO, você vai mergulhar nesse mundo e ajudar as marcas a otimizarem tudo o que publicam na internet. 

Para todas essas alternativas de trabalhar com marketing digital (há muitas outras mais) você precisa se capacitar e começar a procurar oportunidades em plataformas de trabalhos freelancers, entrando em contato com marcas ou procurando vagas para trabalho remoto.

#04 Monetização de blogs

Se você tem uma paixão que te fascina, ou mesmo se considera que você é um profundo conhecedor de alguma coisa, por que não começar a produzir conteúdos para um blog e monetizá-lo?

Criar um blog e começar a postar sempre foi muito fácil. É só entrar no WordPress, no Blogspot ou qualquer outra plataforma de blogging e fazer o seu. Escolha um template, crie um nome e, parabéns, você tem um blog!

O próximo passo é começar a criar postagens sobre temas que você acredite que possam ser relevantes para outras pessoas. Aliás, os blogs têm essa aura, de lugar onde podemos encontrar informações mais aprofundadas e da boca de quem conhece do assunto. 

Com o tempo, seu blog vai ter mais e mais acessos. Quando o número for considerável, você pode começar a monetizar seu blog. Como fazer isso? Aqui vão algumas alternativas:

  • vender e-books;
  • criar planos pagos de assinatura;
  • vender espaços para que as empresas anunciem produtos;
  • entrar para programas de marketing de afiliados.

E estas são somente algumas alternativas de começar a monetizar seu blog. A grande sacada é encontrar seu nicho e focar no que as pessoas estejam em busca. Se você mostrar propriedade, seu público vai crescer naturalmente, assim como seus ganhos. 

#05 Criar uma mentoria

Se a ideia é começar um negócio sem dinheiro, criar uma mentoria não poderia ficar de fora. 

Acabamos de falar de blogs, onde você pode produzir conteúdos sobre algo que domina, certo? 

Bom, na mentoria, o conhecimento também serve de matéria-prima, mas ao invés de criar conteúdos (não que você não possa fazer isso), o objetivo é ajudar pessoas a realizarem seus sonhos, mas acompanhando-as em um processo onde você é o mentor de seu desenvolvimento.

Mas, e para se tornar um mentor, o que fazer? Você pode tanto desenvolver seu programa ou fazer cursos e capacitações que ensinam como criar uma mentoria. Esta segunda opção é especialmente interessante, pois você já começa com uma estrutura profissional e que lhe dá mais credibilidade. 

O mentor é um facilitador de sucessos. A mentoria visa mostrar para os que querem empreender em algo como eles podem pensar esse caminho e dar cada passo sabendo quais são as implicações. 

Coloque seu patrimônio intelectual para trabalhar a seu favor e comece um negócio sem dinheiro e que vai ajudar muitas pessoas e profissionais.

Deu para ter uma melhor noção do que você pode fazer para ganhar dinheiro online e sem precisar gastar nada, ou praticamente nada? Você só precisa de duas coisas: de um produto ou serviço e de oferecer isso para o mundo. 

Agora que você já sabe como começar um negócio sem dinheiro, mãos à obra!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

9 curiosidades sobre o rafting

27 de abril de 2021

9 curiosidades sobre o rafting

O rafting, atividade que combina aventura e natureza, tem crescido bastante nos últimos anos, no Brasil. Quando o turismo retomar com força depois da pandemia, a...