Educacional

Você sabia que falar Francês é mais fácil do que se imagina?

Publicado por Veja Notícias no dia 07/04/2021 as 16:21

Focar em aprender outra língua, tal como falar Francês, pode ser um excelente investimento. Mas, antes que você diga que Francês é uma língua muito difícil ou que você não tem dinheiro para investir em um curso de francês em São Paulo, vamos explicar por que atualmente falar Francês é mais fácil do que você pensa. 

Vamos falar as principais razões pelas quais aprender Francês é fácil e como você pode aprender essa língua. Confira! 

Entenda porque o Francês é mais fácil do que se imagina! 

1. Semelhança com Português 

Tanto Português quanto Francês são línguas com origem latina. Portanto, apresentam bastante semelhança em relação à sintaxe, gramática e acentuação, guardadas as devidas diferenças. 

Embora o Inglês seja o idioma mais estudado no país, fora o Português, o Francês tem muita similaridade com o Português, o que facilita muito seu estudo. 

Quer um exemplo? Em Inglês, não há acentuação de nenhuma palavra, ao contrário do Português e do Francês, nas quais há acentuação. 

Outro exemplo simples: em Inglês, se diz I am twenty years old, ou seja, quando se fala a idade, se usa o verb to be (ser/estar). Já em Francês e em Português, a construção da frase é a mesma, com o verbo ter (j’ai vingt ans). 

Além disso, as conjugações verbais variam de forma semelhante no Português e no Francês, ou seja, na 1a, 2a e 3a. pessoa, tanto no singular quanto no plural. 

Já no Inglês, a alteração do verbo ocorre somente na 3a. Pessoa do singular e somente no presente. 

Tanto Português quanto Francês possuem vários tempos verbais no passado, algo que não existe no Inglês. 

E, por último, você já reparou como há palavras semelhantes e até mesmo iguais entre Português e Francês? Exemplos não faltam! Não são só palavras como abajur e bidê que são iguais. Há muito mais semelhanças entre os vocabulários portugueses e franceses. 

Viu como Português e Francês são bastante parecidos?

2. Aplicativos e sites 

Se você se interessou em aprender Francês, mas a grana anda curta, há alguns sites que você pode começar o estudo da língua, sem ter que investir. 

Em relação a aplicativos, os mais comuns são o Duolingo e o Babbel. Eles são bastante úteis e interessantes para quem gosta de estudar pelo celular. Mas, tem a desvantagem de não ter um professor que te corrija. 

Outra opção são sites para estudar. Há inúmeros deles na internet. Alguns desses sites interessantes são os seguintes: 

  • Français Facile; 
  • Loecsen; 
  • Bonjour de France. 

Mas, se você prefere ter aulas, com professores, por meio da internet, há excelentes opções. Dentre essas opções, no Superprof você consegue escolher o professor e ainda o melhor horário para você. 

3. Mergulhe na cultura francesa 

Quando se estuda uma língua, não significa somente estudar vocabulário e gramática. Uma das melhores formas de aprender novas expressões e a maneira certa da pronúncia de alguns termos é através da cultura daquela língua. 

E, no mundo digital de hoje, opções não faltam para você mergulhar na cultura francesa. 

Afinal, a cultura francesa é riquíssima, tanto em História, quanto em Filmes, Arte e Culinária, por exemplo. 

Se você tem acesso à Netflix ou outra plataforma de streaming, você pode procurar séries ou filmes em Francês e colocar, no início, o idioma em Francês e a legenda em Português. 

À medida que você evoluir no estudo do idioma, troque a legenda em Português pela legenda em Francês. Pode parecer difícil, mas você ganhará um enorme aprendizado observando as palavras escritas, à medida que elas são pronunciadas. 

Outra opção é buscar no Youtube canais em Francês, nos quais há notícias, por exemplo. Você também pode optar por um curso de francês, online ou presencial! 

Mais uma vez, no começo, isso é difícil, mas quanto mais você aprender Francês, mais essas opções vão ficando fáceis.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

5 Motivos Para Contratar um Plano de Saúde

14 de junho de 2021

5 Motivos Para Contratar um Plano de Saúde

Se a saúde é uma prioridade para você, além de se alimentar adequadamente, fazer exercícios físicos regularmente e cuidar da qualidade do seu sono, é de suma import...

O que é mockup? Para que serve?

28 de agosto de 2021

O que é mockup? Para que serve?

Há algum tempo o mockup vem ganhando espaço e se tornando uma das importantes ferramentas para demonstração e apresentações de peças gráficas a cada dia que passa s...