Revista Portal Útil

A leitura é um dos hábitos mais saudáveis que qualquer pessoa pode ter. Independentemente do gênero ou formato do material escrito, ler é fundamental para desenvolver o raciocínio, melhorar o vocabulário, estimular a criatividade e trabalhar o autoconhecimento. São tantos benefícios que não tem como não incorporar essa atividade ao dia a dia, não é?

No entanto, quem prioriza ler um alto volume pode acabar se perdendo no meio das metas de leituras e reviews dos livros já lidos anteriormente. Quem não tem a memória muito boa também pode acabar esquecendo parte do conteúdo lido, mesmo quando o livro foi muito marcante. Felizmente, há diversas formas de organizar o hábito, como criar um cronograma ou diário de leituras.

Se você está criando uma rotina para ler com frequência ou já possui o costume de mergulhar nos livros, mas não consegue organizar reviews e obras que deseja conhecer, confira algumas formas de planejar suas próximas leituras. Basicamente, as maneiras de criar um cronograma se dividem entre ferramentas analógicas e digitais.

O que este artigo aborda:

Cronograma de leitura: Como organizar as suas leituras e reviews
Cronograma de leitura: Como organizar as suas leituras e reviews
Pin It

Analógico

Ferramentas analógicas são aquelas que não incluem o uso de tecnologia. São bastante conhecidas pelo poder de retenção que oferecem a quem usa, justamente por priorizarem a imersão e a atenção direcionada à atividade.

Uma vez que a própria leitura é uma atividade que dispensa tecnologias, o uso de ferramentas analógicas para organizar os livros, metas, resumos e comentários desse universo costuma fazer sucesso. Algumas delas podem demandar um pouco mais de tempo quando comparadas às digitais, mas, por outro lado, prometem ótimos resultados — tanto de organização quanto de recordações. Veja abaixo.

Planner de leitura

O planner é uma ferramenta de organização pessoal que ganhou notoriedade nos últimos anos, substituindo ou complementando o trabalho das agendas em papel. Ele é semelhante a um caderno ou agenda e pode vir com ou sem data, deixando o espaço para ser preenchido pelo usuário.

Em ambos os modelos, você pode criar suas metas de leitura, adicionando, por exemplo, quais e quantos livros deseja ler por semana, mês ou ano, ou quantas páginas ou capítulos pretende ler por dia. É uma ótima ferramenta para listar os livros desejados e criar o hábito de ler com frequência.

Se o planner tiver páginas maiores ou espaços para escrever, você pode acrescentar um sistema de pontuação para o livro (notas de 0 a 10 ou classificação por estrelas, por exemplo) ao fim de cada mês, ajudando a organizar os reviews e comentários. Assim, além de traçar metas e planejar as próximas leituras, você ainda pode consultar o planner para lembrar sobre um livro que leu anteriormente.

Caderno/sketchbook

Com uma proposta semelhante à do planner, mas mais simplificada, os cadernos ou sketchbooks podem ser usados para receber os resumos, destaques e comentários sobre as leituras.

Eles são muito úteis para quem busca leituras profissionais ou acadêmicas, que precisam de registros para consultas futuras: você pode ler um livro para a faculdade, por exemplo, e deixar um fichamento dele no caderno para rever futuramente, quando for necessário.

Listas

Ótimas para organizar as metas de leitura para o mês ou ano, as listas são sempre uma aposta certeira para quem deseja tirar uma ideia do papel e planejar os próximos passos de algo. Na leitura, uma lista pode servir para anotar os livros que você já tem e deseja ler ou as obras que pretende comprar em um momento de promoção, por exemplo.

Em ferramentas analógicas, podem estar em planners, cadernos, agendas ou até mesmo em um post-it próximo à sua escrivaninha; o que importa é registrar as próximas histórias ou teorias nas quais você vai mergulhar!

Digital

Com destaque cada vez maior nos últimos anos, as ferramentas digitais são perfeitas para quem dispõe de menos tempo e deseja organizar a leitura sem precisar investir em materiais físicos. Abaixo, confira as principais opções.

Aplicativos

Eles são os preferidos dos leitores mais jovens: Skoob, Amazon Kindle, Google Keep e Cabeceira são alguns dos mais famosos. Nos mais completos, como o Skoob, é possível reunir tudo em um só lugar: lista de livros, reviews de obras já lidas, comentários e até mesmo os livros que já tem ou pretende comprar. Nos mais simples, como o Keep, você pode criar e personalizar suas listas de leituras.

Planilhas

Para os que dominam a arte das planilhas e querem organizar suas próprias métricas e detalhes sobre o mundo da leitura, as planilhas digitais são as melhores opções.

É possível criar inúmeras colunas, como livros desejados, comprados, lidos e emprestados; adicionar comentários sobre cada livro e personalizar as células para criar cores diferentes para as notas dadas a cada obra. As possibilidades são diversas!

Por fim, se você quer saber mais sobre como organizar um cronograma de leitura, veja o vídeo do canal Kabook TV.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse