Concurso PCSP terá edital e prova ainda este ano

Publicado por Veja Notícias no dia 19/10/2021 as 17:02

Responsável por parte da segurança pública de São Paulo, a PCSP tem um dos processos seletivos mais aguardados do estado. O concurso Polícia Civil, que permite o ingresso na corporação, está com seu edital e sua prova previstos ainda para 2021. A informação foi confirmada pelo delegado Júlio Gustavo Vieira Guebert, diretor da Academia de Polícia (Acadepol).

Concurso PCSP terá edital e prova ainda este ano

Estima-se que a PCSP sofra com a perda de aproximadamente 2 mil policiais a cada ano, por razões diversas: aposentadoria, morte, exoneração, entre outras. Por esse motivo, a realização de um novo processo seletivo é fundamental para a saúde da corporação, e a convocação de profissionais pode ser ainda maior que o número de vagas ofertadas, que atualmente está em 2.939.

Tem interesse em se tornar um Policial Civil no estado de São Paulo? Neste texto, entenda as principais informações do concurso público e saiba como se preparar para as etapas.

Informações gerais sobre o concurso

De acordo com informações de Ruy Ferraz Fontes, delegado-geral da PCSP, que concedeu entrevista à ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), os editais do concurso para ingresso na Polícia Civil de São Paulo já estão prontos e serão publicados ainda este ano. A corporação aguarda somente a liberação do governo estadual.

O concurso abrirá 2.939 vagas para quatro cargos, todos de nível superior: Escrivão (1.600 vagas), Investigador (900 vagas), Delegado (250 vagas) e Médico Legista (189 vagas). Os salários devem ficar entre R$3 mil e R$ 10 mil para os profissionais admitidos.

A prova está prevista para o 2º semestre e a banca ainda não está definida. No entanto, estima-se que a organização do exame seja feita pela Fundação Vunesp. A informação foi divulgada pelo superintendente Henrique Luiz Monteiro em uma entrevista ao portal Folha Dirigida.

Além disso, concursos do Poder Executivo priorizam a contratação de empresas e instituições das Centrais de Apoio às Universidades Públicas, conforme a Lei nº 10.882, de 20 de setembro de 2001. Dessa forma, os últimos processos seletivos da PCSP foram organizados pela Vunesp, o que fortalece a hipótese de que a fundação será a banca organizadora do próximo concurso.

Cargos e pré-requisitos

A PCSP inclui oito cargos diferentes em sua composição: Agente Policial, Agente de Telecomunicações, Auxiliar de Papiloscopista, Delegado, Escrivão, Investigador, Médico Legista e Papiloscopista. A próxima edição do concurso, contanto, abre vagas apenas para Delegado, Escrivão, Investigador e Médico Legista.

Os requisitos para os cargos de Escrivão e Investigador são: ter 18 anos ou mais até o momento da posse; ter graduação completa em qualquer área de atuação; e possuir CNH com, no mínimo, categoria “B”.

O cargo de Delegado tem como pré-requisitos a graduação completa no curso de Direito e a comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade policial ou jurídica. O tempo de atuação deve ser atestado no momento da posse do cargo.

Por fim, o cargo de Médico Legista exige como requisito o diploma de graduação em Medicina, bem como o registro no Conselho Regional de Medicina e a CNH na categoria “B”.

Provas

As provas do concurso PCSP variam ligeiramente conforme o cargo para o qual o candidato se inscreve. Embora o edital do próximo processo seletivo ainda não tenha sido publicado, é possível presumir o formato de prova conforme o que foi feito em suas últimas edições.

Para a última edição dos concursos para Escrivão, Investigador e Delegado foram cinco etapas: prova preambular (objetiva), prova escrita, comprovação de idoneidade e conduta correta, prova oral e prova de títulos.

A prova preambular incluía 100 questões objetivas divididas entre conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Informática, Noções de Criminologia, Noções de Lógica e Atualidades.

No processo para Médico Legista, foram também cinco etapas, porém suas características mudam: prova preambular (objetiva), prova de aptidão psicológica – PAP, prova de aptidão física – PAF, comprovação de idoneidade e conduta escorreita e prova de títulos.

A prova preambular para Médico Legista também contém 100 questões objetivas, contudo, é composta por dois módulos: Módulo I (40 questões de conhecimentos gerais iguais aos dos demais cargos) e Módulo II (60 questões de conhecimentos específicos da área de Medicina).

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Porque as empresas emitem ações?

5 de agosto de 2021

Porque as empresas emitem ações?

Você já ouviu falar sobre as ações? Então entenda nesse artigo tudo sobre elas e porque as empresas emitem ações. É exatamente isso que iremos aprender neste art...

5 dicas para presentear os tios e tias

4 de outubro de 2021

5 dicas para presentear os tios e tias

Todo mundo tem um tio ou tia que assume o papel de melhor amigo entre tantas pessoas de uma família. Muitas vezes, tios e tias lideram as brincadeiras, organizam pa...

Você pode ter interesse em:

Entenda como funciona o ensino superior na França

Entenda como funciona o ensino superior na França

O que fazer em Balneário Camboriú nas férias?

O que fazer em Balneário Camboriú nas férias?

9 curiosidades sobre o Youtube

9 curiosidades sobre o Youtube

Quem é MEI precisa investir na Previdência Privada?

Quem é MEI precisa investir na Previdência Privada?

5 dicas de marketing para a Black Friday

5 dicas de marketing para a Black Friday

A importância do pilates para a saúde física e mental

A importância do pilates para a saúde física e mental