Educacional

Como e por que fazer treinamentos de capacitação da equipe de limpeza?

Publicado por Veja Notícias no dia 12/08/2021 as 21:05

Capacitar sua equipe de limpeza é tão importante quanto atualizar qualquer outro setor; veja por que e como fazer esse trabalho.

Como e por que fazer treinamentos de capacitação da equipe de limpeza?

Quem tem uma empresa sabe como o ambiente limpo impacta positivamente tanto com clientes internos quanto externos. Nisso, ter bons produtos de limpeza ajuda muito, mas eles precisam ser usados da maneira correta para ter o resultado desejado. Será que sua equipe de limpeza foi treinada?

Mesmo profissionais com muita experiência podem não saber como lidar com determinado ambiente. Dependendo do acabamento do seu piso, o produto de limpeza a ser usado é completamente diferente. E isso é apenas um exemplo de como a capacitação é necessária.

Veja por que capacitar a equipe de limpeza é tão importante e saiba como fazer esse trabalho de forma adequada.

Por que capacitar a equipe de limpeza é algo tão positivo para a empresa?

Há diversos motivos para incentivar a capacitação do seu time de limpeza. Confira os principais abaixo:

Atualização

Produtos e aparelhos multiuso são constantemente lançados no mercado. O funcionário, muitas vezes, só verá aquele recurso dentro do ambiente de trabalho. Essa é a oportunidade perfeita para aprender a utilizá-los, mas ele precisa de uma orientação prévia.

A capacitação é a maneira ideal de mantê-lo sempre atualizado. Ele vai aprender a lidar com novos produtos e equipamentos lançados e será capaz de fazer uma limpeza muito mais eficaz.

Otimização

É comum que alguns locais de trabalho sejam mais chatos de limpar — nem sempre pela quantidade de sujeira, mas por sua capacidade de retê-la. A capacitação também ajuda a fazer o trabalho com mais rapidez, pois o funcionário saberá como higienizar diferentes tipos de superfície com os produtos certos. Isso, aliás, evita o retrabalho, já que com poucos recursos ele será capaz de limpar como desejado.

Trabalho em grupo

Um bom trabalho de capacitação também ajuda a manter o ritmo de trabalho em grupo. A rotatividade entre trabalhos funciona melhor, principalmente para que ninguém fique sobrecarregado ou atrapalhe outro que esteja limpando.

Mas isso não significa que a equipe não possa se dividir da maneira que achar melhor. Se, por exemplo, alguns funcionários preferem a cozinha, enquanto outros, o banheiro, tudo bem, contanto que não seja uma divisão desigual.

Valorização do profissional

Além do trabalho em grupo, a capacitação auxilia no desenvolvimento de cada indivíduo. Isso se reflete no seu desempenho, já que um profissional que percebe o quanto é valorizado em uma empresa tende a trabalhar melhor. 

Redução de custos

Engana-se quem pensa que a alta produtividade vem com o uso exagerado de recursos. Com produtos e aparelhos usados da maneira correta, o desperdício tende a ser bem menor. É uma alta produtividade com menos gastos.

É claro que isso não significa que o armário da limpeza não deva estar bem abastecido. Certifique-se de sempre oferecer o melhor para seus funcionários. Afinal, o bom desempenho não deve partir apenas deles.

Redução de acidentes de trabalho

Produtos químicos para a limpeza de banheiros, por exemplo, podem ser agressivos. Se o funcionário não estiver usando a proteção correta, acaba se machucando até de maneira grave. A capacitação ajuda também a equipe a se proteger: ela perceberá que o uso de luvas e máscaras faz toda a diferença na manutenção da saúde.

Para que isso aconteça, claro, a empresa precisa garantir que os funcionários tenham à sua disposição todos os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários.

Como fazer a capacitação da equipe de limpeza?

Veja quais etapas estão por trás desse processo. São quatro ações principais: sensibilização, instrumentalização, prática e manutenção.

Sensibilização

Antes de tudo, o funcionário precisa entender sobre a importância desse treinamento. Isso não significa coagi-lo, como se a não participação ameaçasse seu emprego, mas fazê-lo enxergar como algo importante individualmente — até mesmo no seu currículo.

É a hora de falar sobre a otimização do trabalho, a não sobrecarga (caso haja) e a proteção da saúde. O que será aprendido durante o expediente também será muito útil no dia a dia, dentro de casa.

Instrumentalização

Esta é a parte teórica da capacitação, em que os funcionários conhecerão os produtos utilizados, EPIs, uso adequado em cada ambiente, formas de limpeza mais eficazes… Enfim, todo o conhecimento técnico passa por esta fase, imprescindível antes da prática.

Prática

Agora é a hora em que se pratica tudo o que foi aprendido na fase anterior. Os funcionários colocam a mão na massa com a supervisão do professor, que vai auxiliá-los em cada dúvida.

Manutenção

O curso não acaba após a última aula. Certifique-se de que a equipe está colocando tudo em prática para que esse conhecimento não se perca. Faça também o possível para dar o melhor aos funcionários, oferecendo sempre os equipamentos de proteção, produtos e aparelhos necessários para a limpeza.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Como fazer um pré treino de qualidade?

14 de setembro de 2021

Como fazer um pré treino de qualidade?

Para quem pratica exercícios físicos, seja por saúde, prazer ou até mesmo por estética, o pré-treino é uma das partes mais importantes. Isso porque é através dele q...

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

30 de janeiro de 2021

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

A bateria automotiva é uma peça fundamental para que o carro ligue e funcione. A bateria do carro é composta por placas de chumbo e eletrólito (ácido sulfúrico)....

Você pode ter interesse em:

A importância de estudar os assuntos que mais caem no ENEM e nos vestibulares

A importância de estudar os assuntos que mais caem no ENEM e nos vestibulares

Você sabia que falar Francês é mais fácil do que se imagina?

Você sabia que falar Francês é mais fácil do que se imagina?

Entenda como funciona o ensino superior na França

Entenda como funciona o ensino superior na França

5 coisas que todo estudante de direito precisa saber

5 coisas que todo estudante de direito precisa saber

Quais são os melhores cursos de manutenção de celular?

Quais são os melhores cursos de manutenção de celular?

Melhores cursos de espanhol online

Melhores cursos de espanhol online