Publicado por Veja Notícias no dia 12/04/2021 as 16:52

Advocacia: Profissão atrativa para muitos

Com o passar dos anos, o Direito, enquanto área do conhecimento e campo de atuação profissional, vem ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque, além de possuir uma variedade de segmentos, existe um atrativo financeiro que esta atividade traz aos seus participantes.

Mas afinal, se você é um novato ou ainda deseja adentrar nesta área, certamente já deve ter se perguntado: o que um estudante de direito precisa saber sobre o curso e a carreira de um advogado antes de iniciar sua jornada?

Pensando em como te ajudar a responder a este importante questionamento, vamos trazer, com este post, uma pequena lista com cinco pontos que todo o estudante de direito precisa saber para ter uma carreira bem-sucedida.

O que um estudante de Direito precisa saber?

Assim como em todas as atividades que envolvem um trabalho, e que, por sua vez, exigem uma formação especializada, o sucesso da carreira de um profissional pode estar diretamente relacionado com o seu envolvimento e comprometimento com seu curso enquanto acadêmico.

Neste sentido, quando levamos em consideração a realidade dos estudantes de Direito, este cenário não se faz diferente, tendo em vista a exigência conceitual que alguns futuros casos podem vir a demandar. É bom salientar também que, como nas demais ocupações, existem os prós e contras da atividade profissional de um advogado.

Sendo assim, para descomplicar as dificuldades enfrentadas pelos iniciantes na área, segue abaixo uma lista com os fatos que você, que deseja adentrar no “mundo” do Direito precisa saber para ter um bom desenvolvimento profissional:

1)  Tenha em mente a sua área de atuação

É claro que esta decisão pode ser mudada durante o curso, entretanto, o fato de se saber desde o início o foco de sua atuação profissional jogará a seu favor, no sentido de se buscar o quanto antes oportunidade que lhe darão experiência no ramo que se deseja especializar.

2)  Esteja ciente de suas responsabilidades legais

O ato do exercício da atividade profissional de um advogado implica em defender toda uma realidade de outras pessoas, o que faz com que as obrigações para com os seus respectivos clientes sejam bem definidas e extremamente necessárias de serem cumpridas.

Além disso, existe a iminência de se fazer o uso de todas as prerrogativas legais para defender os interesses dos contratantes, o que por si só já exige muito de um profissional da advocacia, principalmente em casos mais complexos onde se faz evidente a culpa de seus clientes.

Por fim, também se pode, de igual forma, defender pessoas jurídicas, ou seja, empresas de diversos segmentos, tais como as do setor de presentes criativos ou produção de vídeos, em casos de defesa de direitos autorais, por exemplo.

3)  Garantia de continuidade da profissão

Em contrapartida ao cenário de muitas profissões, que estão em risco iminente de serem substituídas por itens cada vez mais tecnológicos, o Direito é uma das profissões mais longevas da humanidade, por conta da necessidade de se ter profissionais capacitados para realizar as atividades das partes envolvidas nas ações jurídicas.

4)  Necessidade de realização do exame na OAB

Conseguir o objetivo de graduar-se em Direito, por si só, já é uma grande conquista. Entretanto, nesta área em especial, para conseguir ter a certificação necessária para a atuação profissional é preciso ser aprovado no chamado exame de ordem.

5)  Rotina de trabalho intensa

Por si só, exercer a prática do direito já demanda um tempo considerável daqueles que seguem esta profissão.

Este fato se confirma ainda mais com a variação da frente de atuação escolhida, uma vez que, dentre as atribuições de um advogado estão pontos como a constante presença em audiências, fóruns, além da análise criteriosa de dos processos jurídicos de seus clientes.

Considerações Finais

Como vimos, o exercício da advocacia vem despertando o interesse de um número cada vez maior de pessoas. Entretanto, por questões como não saberem o que as espera nesta carreira, muitas destas não passam da fase do simples interesse pela área.

Isso ocorre também devido ao fato dos mitos relacionados à área, como por exemplo, o de ser uma área que exige muito mais estudos e qualificação do que outros campos do conhecimento.

Por fim, ressaltamos que, com o objetivo de tornar mais claro alguns conceitos específicos do Direito, este texto apresentou, uma lista com cinco aspectos fundamentais que todo o postulante à atividade profissional de um advogado deve conhecer para conseguir conduzir bem sua carreira.  

Fique por dentro das novidades

As informações deste conteúdo foram relevantes para você, que vislumbra uma carreira nas diferentes vertentes do Direito, perceber a realidade de um advogado? Conseguiu ter uma noção do que se pode enfrentar com esta importante profissão? Esperamos que sim.

Então, acompanhe as novidades de nosso blog, e fique por dentro de discussões de temas importantes de serem postos em evidência com este e muitos outros.

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos