Publicado por Veja Notícias no dia 23/12/2021 as 13:05

Toda mãe e todo pai cristão, que segue uma vida com propósito, se preocupam com a formação cristã de seus filhos. Ou seja, do aprendizado dos pequenos dos ensinamentos e da palavra de Deus. 

Qual a melhor Bíblia infantil?

Afinal, é importante que eles tenham contato com a religião desde cedo para que possam levá-la para o resto de suas vidas. É como dizem os provérbios 22.6: “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele”.

Uma das formas de abordar o assunto com os pequenos é pela leitura da Bíblia, assim como o exemplo dos pais, colocar louvores para eles ouvirem e criar hábitos de oração, por exemplo.

Em relação à Bíblia, muitos ficam pensando em como fazer com que os filhos leiam o livro sagrado, já que sua linguagem é, muitas vezes, difícil até mesmo para os adultos – quem dirá para os pequenos, não é mesmo?

A verdade é que existem diversas opções de Bíblias infantil disponíveis no mercado, com linguagens mais simples e até mesmo diferentes tipos de abordagens. Há várias bíblias evangélicas para crianças que auxiliam na formação delas por meio de textos de apoio, ilustrações e outros itens complementares. 

Essas são boas alternativas para abordar a fé cristã com os pequenos e colocar esse tema na vida deles desde os primeiros anos de vida. Para ajudar a escolher a ideal para seu filho, vamos indicar qual a mais indicada para cada faixa etária.

Além, é claro, de dar a dica de algumas boas opções do mercado para você comprar. Acompanhe!

Bíblias Infantis: quais são as melhores opções do mercado?

Quando os pais pensam em comprar Bíblias Infantis, eles se deparam com um mercado extremamente amplo, com dezenas de opções. Neste momento, surgem dúvidas, como:

  • “Qual é o melhor modelo para comprar?”;
  • “Qual a ideal para seu bebê ou criança?”;
  • “De qual editora comprar?”;
  • “Será que a linguagem é simples?”;
  • “Será que é próprio para a idade?”

São muitas dúvidas porque a compra deve ser certeira para que os pequenos realmente aprendam a palavra de Deus. Deste modo, na tentativa de ajudar os pais que estão nessa situação, vamos esclarecer alguns pontos.

O primeiro é que a escolha de livros e de bíblia infantil deve ser adequada para a  idade do filho. Para entender qual o melhor modelo, é preciso identificar os conhecimentos das características inerentes a cada faixa etária dos primeiros anos de vida da criança. 

Por exemplo, até os 2 anos de idade, o filho compreende comunicações mais básicas, portanto, o melhor seria abordar a fé com livros com muita ilustração e pouco texto.

Dos 2 aos 5 anos, há desenvolvimento da linguagem oral, da percepção, relacionamento entre imagens, palavras, do som e dos ritmos. Então, o ideal seria ler a Bíblia para o filho, contando histórias mais curtas, de estrutura simples. 

Depois, é possível dar Bíblias para a leitura, porém, aquelas com linguagens mais simples, mais curtas e fáceis de entender. Ao passo que a criança evolui, a forma como ela estuda a palavra de Deus também cresce, melhorando cada vez mais seu relacionamento com Deus.

Tudo isso porque ele tem contato com a religião desde seus primeiros meses de vida. Vamos a algumas opções disponíveis no mercado cristão que vão ajudar os pequenos nessa jornada de fé.

Lembrando que apesar de todas tratarem sobre o mesmo assunto, os ensinamentos de Dele, existem modos diferentes de se ensinar a palavra de Deus para as crianças. 

Confira alguns modelos!

A Bíblia do Bebê

A primeira dica é a Bíblia do Bebê, a qual traz diversas histórias do Antigo e do Novo Testamento. Além disso, ela é muito legal, já que traz sugestões para os pais interagirem com a criança enquanto leem – o que também aproxima eles dos seus filhos.

As folhas são mais durinhas, para evitar que os bebês rasguem ou caiam líquidos. Essa Bíblia é indicada para bebês de até 4 anos para que eles comecem a se familiarizar com as histórias e ensinamentos do livro sagrado.

Bíblia Porções Especiais da Bíblia

A próxima dica é a Porções Especiais da Bíblia, uma opção que traz algumas histórias da bíblia, como os 10 mandamentos, o Salmo 23, o Sermão da Montanha, entre outras diversas. 

O legal dela é que toda a história é contada com delicadas ilustrações e uma linguagem adequada às crianças. Deste modo, elas conseguem entender de maneira lúdica os ensinamentos bíblicos, se divertindo.

O que é essencial para os pequenos, não é mesmo? Essa Bíblia é produzida pela editora Todo Livro e está disponível em várias lojas cristãs.

Bíblia dos meninos e das meninas

Essa Bíblia já é indicada para crianças de 5 a 7 anos e tem um conteúdo mais extenso. A que tem a capa rosa é para as meninas e as Bíblias de capa azul para os meninos. 

Esse modelo aborda diversos ensinamentos importantes para meninas e meninos. No entanto, na versão para garotas, há alguns personagens bíblicos mulheres e para os garotos, personagens homens – entre outras poucas diferenças.

O intuito é que eles se identifiquem com o que está sendo dito para absorver todos os ensinamentos e dizeres de Deus. 

A Bíblia das Descobertas

Por fim, essa bíblia é indicada especialmente para crianças entre 7 e 11 anos, pois já sabem e têm o hábito da leitura. Essa é uma boa opção porque as histórias são A trazidas de forma lúdica e há até tirinhas que fazem um resumo do que será lido nas próximas páginas, aumentando o interesse dos pequenos leitores.

Além das histórias bíblicas, eles também encontram curiosidades sobre o que estava acontecendo no mundo na época em que aquela história se passou, incentivos para o estudo em família e um vocabulário no final muito interessante.

Tudo isso para estimular a leitura dos pequenos, para que eles se mantenham curiosos e interessados pelo tema. É uma opção realmente muito legal, vale a pena!

Veja Notícias

Veja Notícias

O Veja Notícias é um portal de variedades para leitores de todo o Brasil.

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Dicas de como estudar: Confira 8 dicas incríveis!

Dicas de como estudar: Confira 8 dicas incríveis!

Como organizar uma loja pequena de roupas?

Como organizar uma loja pequena de roupas?

Como organizar um casamento no outono? – Confira dicas úteis!

Como organizar um casamento no outono? – Confira dicas úteis!

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes

30 ideias de brindes criativos para surpreender seus clientes

30 ideias de brindes criativos para surpreender seus clientes

O que fazer para comemorar aniversário de namoro? Confira 10 dicas

O que fazer para comemorar aniversário de namoro? Confira 10 dicas